SóProvas


ID
5362042
Banca
IDIB
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base nas disposições constitucionais sobre a organização político-administrativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Assertiva A. Incorreta. Art. 18, § 2º, CF. Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

    Assertiva B. Incorreta. Art. 18, 3º, CF. Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

    Assertiva C. Incorreta. Art. 18, § 4º, CF. A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.   

    Assertiva D. Correta. Art. 18, 2º, CF. Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

    Assertiva E. Incorreta. Art. 18, § 3º, CF. Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

    Art. 32, CF. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.

  • A questão exige conhecimento acerca da organização político-administrativa e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) É vedada a criação de Territórios Federais, mas estes podem ser reintegrados ao Estado de origem.

    Errado. Na verdade, a Constituição Federal permite a criação de Territórios Federais, desde que o faça por meio de lei complementar, nos termos do art. 18, § 2º, CF: § 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

    b) A Constituição Federal proíbe que os Estados se desmembrem para formarem novos Estados.

    Errado. Ao contrário: a CF autoriza, desde que haja aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do CN, por meio de lei complementar, nos termos do art. 18, § 3º, CF: § 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

    c) A criação de Municípios far-se-á por lei complementar federal.

    Errado. A criação de Municípios far-se-á por lei estadual, nos termos do art. 18, § 4º, CF: § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.     

    d) Os Territórios Federais integram a União e a transformação em Estados será regulada em lei complementar.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 18, § 2º, CF. Vide item "a".

    e) A Constituição Federal proíbe a subdivisão dos Estados e do Distrito Federal.

    Errado. A CF autoriza a subdivisão dos Estados, desde que haja aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do CN, por meio de lei complementar, vide item "b".

    Gabarito: D

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre organização político-administrativa do Estado.

    A- Incorreta. É permitida a criação de Territórios Federais, desde que regulada por meio de lei complementar. Art. 18,§ 2º, CRFB/88: "Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar”.

    B- Incorreta. É permitido o desmembramento do Estado para formar novos Estados, desde que haja aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. Art. 18, § 3º, CRFB/88: "Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar”.

    C- Incorreta. Não se trata de lei federal, mas lei estadual. Art. 18, § 4º, CRFB/88: "A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei”.

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 18, §2º: "Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar”. Obs.: não há territórios federais atualmente, pois a CRFB/88 reintegrou Fernando de Noronha, antes território, ao Estado de Pernambuco e transformou em Estados Roraima e Amapá, antes territórios.

    E- Incorreta. A proibição se refere apenas ao Distrito Federal, sendo permitida a subdivisão dos Estados. Art. 32, CRFB/88: "O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição”. Art. 18, § 3º, CRFB/88: "Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar”.

    O gabarito da questão é, portanto, a alternativa D.

  • MUNICIPIO = LEI ORDINARIA

    ;)

  • GABARITO: D

    a) ERRADO: Art. 18, § 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

    b) ERRADO: Art. 18, § 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

    c) ERRADO: Art. 18, § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    d) CERTO: Art. 18, § 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

    e) ERRADO: Art. 18, § 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

  • GABARITO - D

    Criação de Territórios Federais = Lei Complementar da União

    Organização dos Territórios Federais = Lei ordinária

    Territórios Federais podem ser divididos em Municípios, todavia o DF não pode!

    Criação de Estados = Lei complementar do CN + Plebiscito + Estudo de viabilidade

    Criação de Municípios = Lei estadual / dentro do período de lei complementar federal + Plebiscito + Estudo

    de Viabilidade.

    ----------------------------------------------------------------------------------------

    Bons estudos!

  • A- Alterações na estrutura da federação:  alteração é permitida nos termos do art.18 # abolição da estrutura Federativa é cláusula pétrea.

     

    1- Estados:  Podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outro, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante as seguintes etapas:

    • 1º = Aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito; ( caráter terminativo)

    • 2º = Oitiva das assembleias legislativas envolvidas, meramente opinativa, sem caráter vinculante para o CN.

    • 3º = Congresso Nacional, por lei complementar.

    • ADIN nº 2.650/DF, o STF : toda a população do (s) Estado (s) afetado (s), e não apenas a população da área a ser desmembrada, incorporada ou subdividida.

     

    2- Municípios: Deve ser dentro do período determinado por Lei Complementar Federal (até hoje não editada),  logo é uma norma de eficácia limitada. 

    • 1 º = Divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.   

     

    • 2 º = Plebiscito com as populações dos Municípios envolvidos

     

    • 3º = Aprovação Lei Estadual. (Assembleia Legislativa)

     

     

  • Criação dos Estados Membros (art. 18, parágrafo 3º, CF)

    PLEBISCITO [AUTORIZAÇÃO] + LEI COMPLEMENTAR PELO CONGRESSO NACIONAL

    Processo de criação dos Municípios:

    Para vetar as inúmeras criações de municípios, houve a Emenda Constitucional de n. 15/1996, onde expressa que para a criação deve-se obedecer aos seguintes requisitos:

    a) Lei Federal autorizando (impondo período para criação dos Municípios);

    b) Lei Estadual dentro do período imposto por lei federal;

    c) Estudo de viabilidade Municipal

    d) Por fim, plebiscito

  • Olá pessoal!

    A questão em tela pede ao candidato que aponte qual alternativa se encontra correta de acordo com as disposições constitucionais sobre organização político-administrativa, podendo ser resolvida com a letra seca da Constituição.

    Vejamos:

    a) ERRADA, uma vez que os territórios podem ser criados, conforme art. 18, § 2º:

    "§ 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.";

    b) ERRADA, os estados podem sim se desmembrar, conforme art. 18, § 3º:

    "§ 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.";

    c) ERRADA, a criação se faz por lei estadual, conforme art. 18, § 4º:

    "§ 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.";

    e) ERRADA, como já dito na alternativa b), os estados podem se subdividir conforme o art. 18, § 3º:

    GABARITO LETRA D) correto conforme já citado na alternativa a), fundamento no art. 18, § 2º.