SóProvas


ID
5368174
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

O Delegado de Polícia da cidade do interior X instaurou inquérito policial para apurar a prática de suposto crime ocorrido durantes as festividades juninas (São João). No curso da investigação policial, restou claro que não houve crime, i.e., que o fato investigado era atípico, razão pela qual, em seu relatório, a Autoridade Policial informou todas as diligências práticas e sua conclusão final. Recebidos os autos do referido inquérito policial pelo membro do Ministério Público, após criteriosa análise, este determinou seu arquivamento, em parecer amplamente fundamentado.

Considerando apenas os fatos que foram narrados no enunciado, assinale a alternativa correta a respeito da decisão de arquivamento do inquérito policial de acordo com a legislação vigente.

Alternativas
Comentários
  • GABA A

    TEXTAO PARA MATAR NO CANSAÇO

  • GABARITO: A

    • (...) A Lei n. 13.964/19 produziu profunda mudança na sistemática do arquivamento do inquérito policial (ou de outras peças de informação) no âmbito da Justiça Estadual, Justiça Federal e Justiça Comum do Distrito Federal. Pelo menos de acordo com o novo regramento constante do art. 28 do CPP, deixará de haver qualquer controle judicial sobre a promoção de arquivamento apresentada pelo órgão ministerial. Doravante, o controle sobre tal decisão ficará restrito ao Ministério Público. Porém, a eficácia desse dispositivo, na redação dada pela Lei n. 13.964/19, foi suspensa em virtude de medida cautelar concedida pelo Min. Luiz Fux nos autos da ADI n. 6.305 (j. 22/01/2020). Determinou, ademais, nos termos do art. 11, §2º, da Lei n. 9.868/99, que a redação revogada do art. 28 do CPP permaneça em vigor enquanto perdurar esta medida cautelar. (...) (Lima, Renato Brasileiro de. Manual de Processo Penal - 8. ed. -Salvador: JusPODIVM, 2020. fl. 237)

    • Art. 28, CPP (antiga redação). Se o órgão do Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer peças de informação, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender.

             

    • Art. 28, CPP (nova redação, suspensa cautelarmente). Ordenado o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer elementos informativos da mesma natureza, o órgão do Ministério Público comunicará à vítima, ao investigado e à autoridade policial e encaminhará os autos para a instância de revisão ministerial para fins de homologação, na forma da lei.  
    • § 1º Se a vítima, ou seu representante legal, não concordar com o arquivamento do inquérito policial, poderá, no prazo de 30 (trinta) dias do recebimento da comunicação, submeter a matéria à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei orgânica. 
  • Qual seria o erro da D?

  • Caso a ADI 6299 do FUX estivesse sem efeito, o GAB seria E de acordo com o PAC.

    Todavia, como alguns institutos do PAC estão suspensos, vale o esquema antigo ( o qual está na letra A).

    atenção papirante

  • E o MP pode determinar o arquivamento do IP?

  • ARQUIVAMENTO    

    após relatório ― arquivamento

    concorda = arquiva

    discorda → PGJ

    • denúncia
    • designa outro órgão MP
    • insiste no arquivamento ▬▬▬ Juiz arquiva

    Fonte: meus resumos

    Qualquer erro, me avise.

  • parece que o enunciado está de acordo com o PAC e a resposta, não. :s

  • questao me parece defasada tendo em vista o PAC

  • Gab: A

    Tem que ter muita atenção. O comando da questão traz o arquivamento que está suspenso. Continua valendo o modelo de arquivamento antigo, que é relatado na alternativa A.

  • a legislação vigente é a pós PAC. Ela somente está com eficácia suspensa, mas está vigente.
  • uma vez concluído o Inquérito Policial, o mesmo será remetido pela Autoridade Policial ao Ministério Público (Promotor) que, na forma do art.  do , terá o prazo de 05 (cinco) dias, se o indiciado estiver preso, ou de 15 (quinze) dias se o indiciado estiver solto, para oferecer a denúncia, porém, entendendo não ser o caso do oferecimento da peça acusatória, poderá promover (provocar) o arquivamento do Inquérito Policial e o Magistrado coadunando com mesmo pensamento do representante do MP, via despacho, arquiva o procedimento administrativo, portanto, é a hipótese de um Ato Administrativo Complexo, pois é formado pela soma de vontades de dois agentes públicos de órgãos independentes com, em tese, a mesma força.

  • GABARITO: A

    Art. 28. Ordenado o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer elementos informativos da mesma natureza, o órgão do Ministério Público comunicará à vítima, ao investigado e à autoridade policial e encaminhará os autos para a instância de revisão ministerial para fins de homologação, na forma da lei. 

    § 1º Se a vítima, ou seu representante legal, não concordar com o arquivamento do inquérito policial, poderá, no prazo de 30 (trinta) dias do recebimento da comunicação, submeter a matéria à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei orgânica.

  • Gab A

    por hora né gabarito letra A

  • Assertiva A

    At.28 CPP

    Caso o Magistrado discorde dos fundamentos mencionados na decisão de arquivamento elaborada pelo Ministério Público, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender.

  • Se não consideraram a alteração do 28 do CPP pós PAC para dar como gabarito a A, a D também estaria correta.

  • Minha indagação é: Se a resposta se fundamenta na redação antiga (mas ainda vigente devido a suspenção da nova redação) então a letra D não estaria correta também? Afinal o enunciado diz que o MP DETERMINOU o arquivamento do IP, mas pela redação antiga, o MP REQUER o arquivamento e não determina....

  • Parece que não cai no TJ SP ESCREVENTE

    Art. 28, CPP.

  • Assertiva A

    At.28 CPP

    Caso o Magistrado discorde dos fundamentos mencionados na decisão de arquivamento elaborada pelo Ministério Público, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender.

  • A presente questão aborda temática relacionada ao procedimento a ser adotado para fins de arquivamento do inquérito policial.Devemos partir do princípio de que o dispositivo legal que conduz essa temática, qual seja, art. 28 do CPP, sofreu alteração com o advento da Lei 13.964/19 (Pacote Anticrime). Todavia, a liminar concedida pelo STF na Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.299-DF, suspendeu a eficácia da nova redação do art. 28. Portanto, ao menos por ora, seguimos com a sistemática anterior.

    Assim, na hipótese em que o magistrado discordar dos fundamentos mencionados na decisão de arquivamento elaborada pelo Ministério Público, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender, conforme redação antiga do art. 28 do CPP.

    Logo, deve ser assinalada como correta a alternativa A, que corresponde ao conteúdo do referido dispositivo legal.

    Art. 28. Se o órgão do Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer peças de informação, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao Procurador-Geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender

    Apenas a título de complemento, compensa apresentar a nova redação do art. 28 do CPP, que está com a eficácia suspensa e evidencia a estrutura de um duplo regime de arquivamento do inquérito policial.

    Art. 28. Ordenado o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer elementos informativos da mesma natureza, o órgão do Ministério Público comunicará à vítima, ao investigado e à autoridade policial e encaminhará os autos para a instância de revisão ministerial para fins de homologação, na forma da lei. (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)  (Vigência)  (Vide ADI 6.298)   (Vide ADI 6.300(Vide ADI 6.305)
    § 1º Se a vítima, ou seu representante legal, não concordar com o arquivamento do inquérito policial, poderá, no prazo de 30 (trinta) dias do recebimento da comunicação, submeter a matéria à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei orgânica. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019) (Vigência)
    § 2º Nas ações penais relativas a crimes praticados em detrimento da União, Estados e Municípios, a revisão do arquivamento do inquérito policial poderá ser provocada pela chefia do órgão a quem couber a sua representação judicial. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019) 

    Gabarito do Professor: alternativa A.
  • Não estou conseguindo entender. Aprendi que o MP fazia o REQUERIMENTO ao juiz e então este (juiz) DETERMINAVA o arquivamento caso concordasse ou enviava ao Procurador Geral.

    Pois bem, pacote anticrime alterou trazendo que a DETERMINAÇÃO passou a ser do MP com revisão ministerial, ficando o juiz afastado (sistema acusatório).

    Continuando, houve suspensão desse dispositivo, e ATUALMENTE o que vale é o dispositivo antigo, senão vejamos: " Se o órgão do Ministério Público, ao invés de REQUERER [...]"

    Ora, a redação que está valendo é esta (antiga) e a questão diz que o MP DETERMINOU, na minha visão o gabarito não pode ser a letra A. Segundo a legislação que está valendo não cabe ao MP DETERMINAR o arquivamento e sim SOLICITAR.

    Desculpe qualquer erro, mas não estou engolindo o gabarito ser letra A uma vez que esta alternativa "valida o enunciado".

  • Questão é clara em perguntar ''DE ACORDO COM A NORMA VIGENTE'.

    Lembrando que uma norma que está vigente, é uma norma que produz efeitos, diferente do que acontece com algumas partes do PAC.

  • ADENDO

    magistrado estaria acobertado por aquilo que a doutrina convencionou chamar de princípio da devolução →  ao juiz incumbia o exercício de uma inusitada função anômala de fiscal do princípio da obrigatoriedade