SóProvas


ID
5372008
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Viçosa - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção o texto abaixo para responder à questão:

A falência da globalização (João Fernandes Teixeira).


  A indústria 4.0 está chegando, um fato celebrado pelos entusiastas das novas tecnologias. Grandes mudanças estão previstas, sobretudo pelo emprego de inteligência artificial na produção industrial que levará, também, a uma grande reconfiguração tecnológica do trabalho. Mas, deixando de lado o discurso entusiasmado, o que está realmente acontecendo?
  Com a indústria 4.0 haverá uma grande racionalização e otimização da produção para que os desperdícios de material e de mão de obra se tornem mínimos. A produção e o consumo precisam ser rigorosamente ajustados e, para isso, contamos agora técnicas de Big Data. Estamos em outros tempos, nos quais temos a percepção da escassez de recursos naturais e da necessidade premente de reciclar tudo o que for possível. Se quisermos que a economia continue funcionando, não podemos mais esbanjar. A economia se desenvolve na contramão da natureza.
  A lição que estamos aprendendo é que gerar energia limpa e conter as emissões de dióxido de carbono não são apenas obrigações ecológicas e morais em relação ao nosso planeta, mas um imperativo econômico, que exige que a indústria se coloque em novo patamar de produtividade para sobreviver. A indústria 4.0 não levará à expansão da economia, mas apenas evitará que ela encolha. Não podemos mais manter os mesmos padrões de consumo, que estão danificando de forma irreversível o nosso planeta.
  Esses danos não se restringem apenas ao aquecimento global, que passou a ser chamado de mudança climática. [...]
  Desde que se estabeleceu uma correlação entre o aumento das temperaturas médias no planeta e a industrialização, iniciada no século XVIII, o aquecimento global passou a ser o vilão da história da humanidade. Diminuir o uso de combustíveis passou a ser a grande bandeira dos ecologistas.[...]
  Contudo, o aquecimento global não é o único desafio. Mesmo que sua origem possa ser contestada, desvinculando-a da queima de combustíveis fósseis, nossa indústria agride o planeta de forma irreparável.
  Como não podemos reverter a economia do petróleo no curto prazo, a única solução está sendo desacelerar a economia. Essa desaceleração, na contramão do aumento da produção planetária, está tendo custos sociais dolorosos. Combinada com a automação, grande projeto da indústria 4.0, ela gera um desemprego crescente, para o qual não se vislumbra uma solução nas próximas décadas.
  Mas há algo ainda mais importante que está surgindo dessa desaceleração: a percepção de que a globalização se tornou um projeto inviável. Não será mais possível estender os padrões de produção e consumo para todos os países do planeta, pois isso aceleraria sua destruição de forma drástica. O globalismo ocidental está refluindo e, como consequência, voltam a surgir os nacionalismos exacerbados.

[...] Fonte: (Revista Filosofia – Ano III, no 150 – www.portalespaçodosaber.com.br).

Analise as proposições abaixo expostas, que comentam os variados mecanismos responsáveis pela coesão textual e, em seguida, responda ao que se pede.

I- No 1º parágrafo, o constituinte “um fato”, de natureza nominal, é usado como recurso de coesão lexical, para retomar o conteúdo expresso na oração precedente, correspondente à “chegada da indústria 4.0”.
II- No 2º parágrafo, a expressão “para isso” combina os mecanismos de referenciação e sequenciação, pois, ao mesmo tempo que retoma a informação precedente, relativa ao “reajuste da produção e do consumo”, possibilita a continuidade tópica.
III- No 3º parágrafo, o pronome “ela” é usado como elemento de coesão referencial, retomando outra expressão nominal anteriormente expressa “a indústria 4.0”.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Apenas o item III está INCORRETO, pois retoma economia. Sendo assim a assertiva correta é B.

  • Qconcursos,poderia,por favor, organizar as alternativas de forma que facilidade a leitura e realmente simule uma questão de prova?Obrigada!

  • Acertei por eliminação da alternativa três, mas há um equívoco na reconstrução do período entre aspas dentro da alternativa II, em que fala de 'REajuste' e no texto há a aparição apenas de "Ajuste"... algumas pessoas podem falar de "super interpretação" de minha parte, mas, ao meu ver, são palavras que dizem coisas diferentes e a questão não deveria abrir essa margem já que caberia recurso, basta olhar no dicionário.

  • Nesta questão são explorados conhecimentos acerca dos mecanismos de coesão. A coesão textual é um elemento fundamental, pois é por meio dela que os textos ganham fluidez e harmonia, com as ideias sendo cuidadosamente amarradas para que o todo faça sentido.

    Entre os mecanismos de coesão mais utilizados estão a anáfora, a catáfora e a coesão lexical.

    A anáfora é um recurso linguístico para retomar uma informação que já havia sido trabalhada anteriormente no texto, dessa forma, evitando repetições.

    Já a catáfora ocorre quando uma palavra faz referência a um elemento que será citado posteriormente no texto.

    Por fim, a coesão lexical ocorre quando um termo é substituído por outro dentro do texto. Esse tipo de coesão estabelece uma relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia, por meio de sinônimos, pronomes, heterônimos ou hipônimos, que estabelecem uma corrente de sentido fazendo remissão às mesmas ideias por meio de diferentes termos.

    Dito isto, vamos à resolução.

    O enunciado pede que analisemos as afirmativas abaixo e que apontemos qual (quais) está (estão) correta (corretas).

    I- No 1º parágrafo, o constituinte “um fato", de natureza nominal, é usado como recurso de coesão lexical, para retomar o conteúdo expresso na oração precedente, correspondente à “chegada da indústria 4.0".

    Incorreta. A expressão “um fato" não se constitui como recurso de coesão lexical, pois não se trata de sinônimo, antônimo, hipônimo ou hiperônimo de “indústria 4.0". A referida expressão sequer faz parte do mesmo campo de sentido que “indústria 4.0".

    II- No 2º parágrafo, a expressão “para isso" combina os mecanismos de referenciação e sequenciação, pois, ao mesmo tempo que retoma a informação precedente, relativa ao “reajuste da produção e do consumo", possibilita a continuidade tópica.

    Incorreta. A expressão “para isso" funciona apenas como elemento de referenciação, isto é, anafórico. Se fosse mecanismo de sequenciação (catafórico) a expressão deveria ser “para isto".

    III- No 3º parágrafo, o pronome “ela" é usado como elemento de coesão referencial, retomando outra expressão nominal anteriormente expressa “a indústria 4.0".

    Correto. No 3º parágrafo o pronome “ela" retoma o referente – “indústria 4.0."

    Vemos que apenas a afirmativa III está correta. Portanto, nossa única resposta é a letra D.

    Gabarito da Banca: Letra B.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Alternativa correta: B.

    A proposição III está incorreta, pois o pronome "ela" retoma a expressão "economia" e não a expressão "indústria 4.0".