SóProvas


ID
5372026
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Viçosa - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Empregue os pronomes relativos nos fragmentos textuais abaixo relacionados, extraídos da matéria “JÁ É FÁCILCOMPRAR” (Veja, 19/06/19), atentando para a preposição que pode antecedê-los.

I- O assassinato de várias vítimas, a esmo, não é crime típico. Mas a facilidade ______ os dois jovens conseguiram comprar arma e munição levanta um alerta neste momento ______ o governo de Jair Bolsonaro tenta flexibilizar o porte.
II- Muitas armas que abastecem o crime vêm do lugar _____ deveriam ser muito mais bem guardadas: depósitos de delegacias e fóruns. Em abril, um policial caiu pasmo ao abrir o cofre da delegacia central de Cotia, em São Paulo, e constatar a falta de 81 armas que deveriam estar ali.
III- Em 11 de maio, em Santo André, o empresário Marcelo Aguiar, de 36 anos, disparou cinco vezes contra um morador de rua ______ havia se desentendido. Ele era colecionador de armas e atirador esportivo, segundo relatos colhidos pela polícia.

A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas é:

Alternativas
Comentários
  • Seguinte Gurizada,

     Mas a facilidade com que(observe que a locução verbal destacada exige a preposição Com) os dois jovens conseguiram comprar arma e munição levanta um alerta neste momento ____Em que __ o governo de Jair Bolsonaro tenta flexibilizar o porte. II- Muitas armas que abastecem o crime vêm do lugar ____onde_ deveriam ser muito mais bem guardadas: depósitos de delegacias e fóruns. Em abril, um policial caiu pasmo ao abrir o cofre da delegacia central de Cotia, em São Paulo, e constatar a falta de 81 armas que deveriam estar ali. III- Em 11 de maio, em Santo André, o empresário Marcelo Aguiar, de 36 anos, disparou cinco vezes contra um morador de rua ___com quem havia se desentendido. Ele era colecionador de armas e atirador esportivo, segundo relatos colhidos pela polícia.

  • Galera do mimi, alô vocês!!

  • chega de ficar de comentários políticos eu quero respostas!!! kkk
  • A) com que – em que – onde – com quem.

    Pronome relativo "onde" só pode fazer referência a lugar, com isso dá pra matar toda a questão

  • Gabarito A

    • Trocas aceitas:

    De que → do qual, da qual, dos quais.

    Em que → no qual , na qual, nos quais, onde.

    A que → ao(s) qual(is), à qual, os/as quais.

    Que/Aonde/A alguém → a que, o/a qual, os/as quais.

    • "Em que" só pode ser substituído por "onde" quando se referir à lugar.
    • "Onde" sempre pode ser substituído por "em que".
  • Interessante frisar que o "onde", de acordo com os estudiosos mais contemporâneos, não se refere somente a lugares físicos, mas também a locais imaginários, virtuais e afins.

    Português muda vidas!

    @viniciuscunhaportugues

  • Balela. Não existe estudo que comprova a relação mais armas = mais violência.

  • esse gabarito do Qconcursos está errado pois aqui para mim está dando como certa a letra D mas é a A
  • Esta questão avalia os conhecimentos do candidato acerca do emprego dos pronomes relativos, que são aqueles que se relacionam com um termo anterior da oração: que, quem, quando, como, onde, o(a) qual, os(as) quais, cujo(a). Tais pronomes são recursos de coesão bastante utilizados e é necessário que o concurseiro faça uma leitura atenta para saber como utilizá-los da maneira correta.

     

    Mas antes de continuar o comentário, é necessário adiantar que, aqui, existe uma divergência de entendimento entre a banca e o professor. Falarei melhor a respeito um pouco mais adiante. Por enquanto, mantenhamos o foco na resolução.

     

    O enunciado da questão diz o seguinte:

     

    Empregue os pronomes relativos nos fragmentos textuais abaixo relacionados, extraídos da matéria “JÁ É FÁCIL COMPRAR" (Veja, 19/06/19), atentando para a preposição que pode antecedê-los.

     

    Sendo assim, nosso trabalho é analisar preencher as lacunas dos fragmentos abaixo com o pronome relativo mais adequado. Vamos lá?

     

    I. O assassinato de várias vítimas, a esmo, não é crime típico. Mas a facilidade ______ os dois jovens conseguiram comprar arma e munição levanta um alerta neste momento ______ o governo de Jair Bolsonaro tenta flexibilizar o porte.

     

    Quais pronomes poderiam preencher adequadamente as lacunas deste primeiro trecho? Seria facilidade “que" os jovens conseguiram?

     

    Não, pois a estrutura sintática da oração pede o emprego de uma preposição antecedendo o pronome relativo.

     

    E quais alternativas trazem pronomes relativos antecedidos por preposição?

     

    Alternativa A e alternativa C.

     

    Sendo assim, concluímos que tanto a letra A quanto a letra D abrem com pronomes que poderiam preencher corretamente a lacuna, correto? Correto, pois “facilidade com que" e “facilidade com a qual" são formas que estão de acordo com as regras gramaticais.

     

    O problema está na segunda lacuna. O segundo pronome relativo que aparece na alternativa C é “onde". Mas é possível escrever “momento onde o governo"? Não, pois “onde" só deve ser usado para se referir a lugar. Logo, podemos eliminar a letra C.

     

    Usando os primeiros pronomes da letra A temos:

     

    “(...) Mas a facilidade com que_ os dois jovens (...)".

     

    “(...) neste momento em que o governo (...)".

     

    Agora que preenchemos as lacunas do primeiro trecho, vejamos qual pronome se encaixa na lacuna do segundo.

     

    II. Muitas armas que abastecem o crime vêm do lugar _____ deveriam ser muito mais bem guardadas: depósitos de delegacias e fóruns. Em abril, um policial caiu pasmo ao abrir o cofre da delegacia central de Cotia, em São Paulo, e constatar a falta de 81 armas que deveriam estar ali.

     

    Esta aqui é um pouco mais tranquila. Destaquei que “onde" só deve ser usado para se referir a lugar. E “lugar" é a palavra que antecede a lacuna a ser preenchida.

     

    Desse modo, lacuna fica preenchida da seguinte forma: “(...) o crime vêm do lugar onde deveriam (...)".

     

    E em qual alternativa temos a sequência “com que", “em que", “onde"? Apenas na letra A. Portanto, por enquanto, a letra A responde à questão corretamente.

     

    Por fim, vamos ao último fragmento.

     

    III. Em 11 de maio, em Santo André, o empresário Marcelo Aguiar, de 36 anos, disparou cinco vezes contra um morador de rua ______ havia se desentendido. Ele era colecionador de armas e atirador esportivo, segundo relatos colhidos pela polícia.

     

    Nesta aqui temos de olhar um pouco mais atentamente para a estrutura sintática. Quem se desentende (reparem na presença da forma verbal “desentendido") se desentende com alguém. E o pronome relacionado a uma pessoa, ou seja, um nome, um substantivo, é “quem".

     

    A lacuna, então, fica assim: “(...) um morador de rua com quem havia se desentendido".

     

    Notem que a única alternativa que possui a sequência correta (“com que", “em que", “onde" e “com quem") é a alternativa A.

     

    Só que a banca organizadora da prova aponta a letra D como correta, talvez não se atentando ao fato de que “onde" só deve ser usado para se referir a lugar. A sequência de pronomes da letra D é “como", para a primeira lacuna; “onde" para a segunda. No entanto, este uso de “onde" sem função locativa está errado e, por isso, a alternativa D não poderia ser a correta. Sendo assim, há uma divergência de entendimentos entre professor e banca.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.

     

    Gabarito da Banca: Letra D.

     

    Em tempo: as lacunas deveriam ser preenchidas de acordo com o artigo “Já é fácil comprar", publicado da revista Veja no dia 19 de junho de 2019. Em textos jornalísticos esse uso equivocado de “onde" sem função locativa costuma ser comum e até tolerado. Portanto, fica a dica para a leitura da matéria: https://veja.abril.com.br/brasil/ja-e-facil-comprar/

  • para mim aparece gab ) D

    arruma esse bug qc.