SóProvas


ID
5375833
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Inteligência Interpessoal para aprender

Abril, 2019 by EITools

As pessoas que possuem a inteligência interpessoal são capazes de compreender outras pessoas e estabelecer relações frutíferas e saudáveis. Elas sabem exatamente como motivá-las, trabalhar e cooperar com elas, além de liderá-las com eficiência. Esse tipo de inteligência é bastante parecido com a inteligência emocional. A única diferença é que na última, a pessoa consegue dominar suas próprias emoções a fim de ter relações melhores com as outras pessoas. Já na inteligência interpessoal, o indivíduo tem um profundo conhecimento das pessoas com que se relaciona.
Relacionamento implica em conviver, dividir, interagir, colaborar, compartilhar espaços, situações, opiniões, tarefas, responder adequadamente aos desejos, motivações, temperamentos e humores dos que nos cercam, enfim, relacionar-se é viver em comunidade e estas atitudes fazem parte do que fundamenta a inteligência interpessoal, ou inteligência social, como tem sido nomeada atualmente.
A inteligência social permite expandir a capacidade de entender as pessoas e, consequentemente, melhorar a forma de se relacionar com elas, podendo criar um clima positivo e de cooperação em qualquer contexto da nossa vida. Se soubermos compreender nossas próprias emoções e as dos outros, saberemos reagir a situações de forma mais adequada e produtiva.
Pessoas socialmente competentes são as que contribuem na maximização de ganhos e na minimização de perdas para si e para aquelas com quem interagem. Segundo eles, os encontros sociais se dão em determinados contextos e situações específicos e são regidos por normas da cultura mais ampla ou da subcultura. Portanto, além da dimensão pessoal (conhecimentos, sentimentos, crenças), o uso competente das habilidades sociais depende também da dimensão situacional (contexto onde ocorrem os encontros, status do interlocutor, presença/ausência de outras pessoas etc.) e da cultura (valores e normas do grupo).
Considerando essas dimensões, o desempenho socialmente competente é aquele que expressa uma leitura adequada do ambiente social, ou seja, decodifica corretamente os desempenhos esperados, valorizados e efetivos para o indivíduo em sua relação com os demais. Em termos efetividade, é possível atribuir competência social aos desempenhos interpessoais que atendem aos seguintes critérios:
– Consecução dos objetivos da interação: são variados e embora seja um importante indicador, este não é um critério a ser considerado isoladamente;
– Manutenção ou melhora da autoestima: relaciona-se com pensamentos e sentimentos elaborados pelo indivíduo a partir de seus comportamentos e das consequências deste no ambiente;
– Manutenção ou melhoria da qualidade da relação: indicador que está relacionado ao compromisso com a relação. Duas pessoas, coerentes no pensar, sentir e agir, tendem a pautar-se pela honestidade nas relações, garantindo confiança e troca de estimulação positiva; 
– Equilíbrio de ganhos e perdas entre os parceiros da interação: verifica-se o equilíbrio quando todos obtêm o máximo de ganhos e o mínimo de perdas [...];
– Respeito e ampliação dos direitos humanos básicos: direito de expressar nossas opiniões corresponde ao dever de respeitar a opinião dos demais [...], os direitos são válidos para todos e cada direito corresponde a um dever.

Adaptado de:
https://dnapersona.com.br/blog/documentos/inteligenciainterpessoal-para-aprender/.
Acesso em: 02 mai 2021.

Sobre concordância verbal e nominal, assinale a alternativa em que a afirmação entre parênteses esteja adequada e corresponda ao termo ou expressão em destaque.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa D

    Solicita-se julgamento das assertivas sobre concordância contidas abaixo:

    A) “Esse tipo de inteligência é bastante parecido com a inteligência emocional.” (deveria estar no feminino para concordar com “inteligência”).

    Incorreto. O termo "de inteligência" é adjunto adnominal do substantivo "tipo", núcleo do sujeito e termo com o qual é feita a concordância. A concordância poderia ser feita no feminino, concordando com o adjunto, mas não é forma obrigatória.

    B) “[...] os encontros sociais se dão em determinados contextos e situações específicos e são regidos por normas da cultura mais ampla ou da subcultura.” (deveria estar no feminino para concordar com “situações”).

    Incorreto. O adjetivo "específicos" está posposto a dois substantivos plurais de gêneros diferentes, concordando corretamente, com ambos, no masculino plural. A concordância poderia ocorrer no feminino, concordando apenas com o último termo, não havendo obrigatoriedade.

    C) “[...] os encontros sociais se dão em determinados contextos e situações específicos e são regidos por normas da cultura mais ampla ou da subcultura.” (está no plural para concordar com o sujeito composto “determinados contextos e situações específicos”).

    Incorreto. O sujeito paciente da locução verbal de voz passiva "são regidos" é o termo "os encontros sociais".

    D) “Portanto, além da dimensão pessoal (conhecimentos, sentimentos, crenças), o uso competente das habilidades sociais depende também da dimensão situacional [...]” (está no singular, pois concorda com o substantivo “uso”).

    Correto. O termo "uso", normalmente forma verbal de presente do indicativo do verbo "usar", está substantivado, agindo como núcleo do sujeito do verbo "depende".

    E) “[...] o uso competente das habilidades sociais depende também da dimensão situacional (contexto onde ocorrem os encontros [...])”. (deveria estar no singular para concordar com “contexto”).

    Incorreto. O sujeito da forma verbal "ocorrem" é o termo posposto "os encontros".

  • Confesso que fiquei entre B e D, justamente por aquele '' específico''...mas após ler o comentário do amigo Ivan aprendi sobre a capacidade do adjetivo específico, que pode concordar tanto no fem quanto no masc. Interessante!

  • GABARITO D

    Pessoal, regrinha básica do sujeito composto:

     Adjetivo = predicativo do sujeito

    sujeito composto posposto: adjetivo concorda com o mais próximo ou fica no masculino plural.

    exs.: Estava morto o amor e a compreensão humana.

    Estavam mortos o amor e a compreensão humanos.

    _______________________________________________________

    sujeito não-determinado: adjetivo fica invariável.

    exs.: É proibido entrada de estranhos.

    Cerveja é bom para os rins.

    _______________________________________________________

    sujeito determinado: adjetivo concorda em gênero e número.

    exs.: É proibida a entrada de estranhos.

    Esta cerveja é boa para os rins.

     

    bons estudos

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • Minha contribuição.

    Substantivos: dão nome aos seres em geral, possuem gênero próprio (masculino ou feminino) e variam em número (singular ou plural). Servem de núcleo de várias funções sintáticas, como sujeito, objeto direto, objeto indireto, agente da passiva, complemento nominal. Para substantivar qualquer palavra de outra classe gramatical, basta inserir um artigo.

    Ex.: o porquê / o dormir / o belo / um quê.

    Abraço!!!

  • GABARITO: D

    COMENTÁRIO:

    Alternativa A: O termo em destaque deve ficar no masculino, pois concorda com “tipo”.

    Alternativa B: Com o adjetivo posposto ao substantivo a que se refere, o adjetivo concorda com o substantivo mais próximo (situações) ou com todos eles (contextos e situações), assumindo, neste caso, a forma masculino plural.

    Alternativa C: Concorda com o sujeito “encontros sociais”.

    Alternativa D: O uso depende da dimensão situacional. O verbo depender concorda com o sujeito simples “uso”, permanecendo no singular.

    Alternativa E: O verbo ocorrer está concordando com “os encontros”.