SóProvas


ID
5391832
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Milagres - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

(Concurso Milagres/2018) O regime jurídico-administrativo é um regime de direito público, aplicável aos órgãos e entidades que compõem a administração pública e à atuação dos agentes administrativos em geral. Baseia-se na ideia de existência de poderes especiais passíveis de serem exercidos pela administração pública, contrabalançados pela imposição de restrições especiais à atuação dessa mesma administração, não existentes – nem os poderes nem restrições – nas relações típicas do direito privado.
Essas prerrogativas e limitações traduzem-se, respectivamente, em quais princípios:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    Supremacia -  Prerrogativas para que o Interesse público prevaleça sobre o particular

    Indisponibilidade - Limitações para o administrador que não goza de livre disposição dos bens que administra, pois o titular desses bens é o povo.

    Bons estudos!

  • Trata-se de questão que demandou conhecimentos acerca dos dois princípios implícitos que representam os pilares do denominado regime jurídico administrativo.


    Sem maiores delongas, são eles:


    1) Princípio da supremacia do interesse público sobre o privado: defende que o interesse da sociedade como um todo se sobrepõe aos interesses individuais. A Administração detém posição privilegiada em face dos administrados. Contudo, a supremacia não pode ser usada como meio para ilegalidades, como para afronta a direitos e garantias fundamentais.

     

    2) Princípio da indisponibilidade do interesse público: significa que a Administração Pública não pode abrir mão do interesse de toda a comunidade. Como a Administração não é titular desse interesse, não tem legitimidade para dispor deste. O administrador tem o poder-dever de perquirir o interesse público.




    Assim sendo, dentre as opções propostas, a única correta está na letra B.





    Gabarito da banca e do professor: B