SóProvas


ID
5395849
Banca
IDCAP
Órgão
SAAE de Ibiraçu - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 02
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

TEXTO 1 - "Vez por outra, aparece um guru da educação anunciando o óbvio. Brada-se uma tautologia como se enunciasse a mais nova descoberta. É aí que tenho a sensação de que tudo que havia de inteligente a ser dito, já o foi. Resta agora proclamar a obviedade em tons de sentença bíblica. O homem deve seguir o seu destino.... e alguém pensou que não devesse. Sim... mas que destino é esse? A educação legítima é aquela que liberta. (...) O saber é O SABER. Vixe! Isso é gastroIntestinalmente profundo! Ué! Educar é dar limites... Quem tem educação tem limites e, obviamente, mostra-se bem entrosado no meio social. Isso é o óbvio do óbvio e o que mais me assusta é que um cara tem que escrever um livro para as pessoas deixarem cair essa ficha". - (Adaptado)

TEXTO 2 - "Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado". - (Adaptado)

TEXTO 1: (http://www.sacodefilo.com/2009/10/educacao-e-limites-nao-sao-antonimos.html) - (Adaptado) TEXTO 2: (Rubem Alves é escritor brasileiro)

Analise as informações sobre os componentes linguísticos dos textos 1 e 2.

I.As interjeições: "Ué!"e "Vixe!" exemplificam frases nominais.
II.As expressões: "sentença bíblica" e "pássaros engaiolados" exemplificam concordância nominal em gênero e em número.
III.Na frase: "O saber é o SABER!" - temos: substantivos formados pela derivação imprópria, concordando com seus determinantes em gênero e em número.
IV.Todos os termos da série: "outra", "alguém", "que", "do" são invariáveis.
V.Na frase: "Escolas que¹ são asas não² amam pássaros³ engaiolados", temos: dois monossílabos que pertencem à mesma classe gramatical e um substantivo com 8 letras e oito fonemas.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I.As interjeições: "Ué!"e "Vixe!" exemplificam frases nominais. Correto. Frases nominais são aquelas que não são formadas por verbo.

    II.As expressões: "sentença bíblica" e "pássaros engaiolados" exemplificam concordância nominal em gênero e em número. Correto. "sentença" e "bíblica" concordam em número, pois estão no singular; "pássaros" e "engaiolados" também concordam em número (singular);

    III.Na frase: "O saber é o SABER!" - temos: substantivos formados pela derivação imprópria, concordando com seus determinantes em gênero e em número. Correto. "O saber é o SABER" é um caso de substantivação do verbo "saber", ocorrendo, neste caso, uma derivação imprópria (verbo transformado em substantivo) concordando com seus determinantes em gênero e em número (artigo "o" no singular).

    IV.Todos os termos da série: "outra", "alguém", "que", "do" são invariáveis. Errado. A resposta está no próprio exemplo dado pela alternativa, o termo "outra" já é uma variação do termo "outro", no qual o gênero mudou do masculino para o feminino. Igualmente, o termo "do" também varia, pois se trata da preposição "de" mais o artigo "o", podendo variar para "da".

    V.Na frase: "Escolas que¹ são asas não² amam pássaros³ engaiolados", temos: dois monossílabos que pertencem à mesma classe gramatical e um substantivo com 8 letras e oito fonemas. Errado. Apesar de serem monossílabos, as palavras "que" e "não" não são da mesma classe gramatical, o "que" é um pronome relativo e o "não" é um advérbio.

  • que é pronome, não é adverbio de negação e pássaros é substantivo.