SóProvas


ID
5411386
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão a seguir refere-se ao texto:

No mês em que Porto Belo comemora 187 anos, pacientes com deficiência auditiva receberam, na última sextafeira (04), novas próteses que lhes permitirão ouvir melhor. A aquisição foi realizada por meio do projeto Ouvir Mais, criado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, e o investimento inicial foi de R$30 mil.
O Município podia adquirir anteriormente apenas um aparelho por mês, o que acabava deixando o paciente por mais tempo na fila de espera. A secretária de saúde Jainara Nordio explica que, em 2017, foi constatado pacientes na fila há mais de quatro anos, partindo daí a vontade de mudar esta realidade. "Desde que assumimos a gestão da Secretaria de Saúde e tivemos conhecimento da fila de espera para exames e aparelhos auditivos, tínhamos vontade de fazer algo a mais. A partir do trabalho de toda a equipe, surgiu o Projeto Ouvir Mais, que facilitou o processo e possibilitou a aquisição dos aparelhos auditivos" - explica a secretária.
Neste primeiro momento, foram entregues 30 aparelhos auditivos. Os pacientes são avaliados pelos médicos das Unidades de Saúde e, se constatada a necessidade de aparelhos, são encaminhados para as clínicas credenciadas para novos exames e aquisição do aparelho.[...]

Disponível em: https://www.portobelo.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/579582/codMapaItem/4326 Acesso em: em 07/out/2019 [adaptado]

No trecho "Desde que assumimos a gestão da Secretaria de Saúde e tivemos conhecimento da fila de espera para exames e aparelhos auditivos, tínhamos vontade de fazer algo a mais.”, a expressão destacada expressa:

Alternativas
Comentários
  • Troque o 'que' pelo QUANDO que aí vc terá uma noção de qual será a resposta...

  • A questão exige conhecimento sobre conectivos e quer saber qual a carga semântica da expressão abaixo destacada. Vejamos:

    No trecho "Desde que assumimos a gestão da Secretaria de Saúde e tivemos conhecimento da fila de espera para exames e aparelhos auditivos, tínhamos vontade de fazer algo a mais.”.

    a) Incorreta.

    As conjunções o locuções de concessão exprimem uma oposição e uma ressalva e são elas: embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que, ainda quando, quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que (pese), nem que, apesar de, dado que, sem que(= embora não).

    Ex: Embora eu coma muito, eu não engordo tanto.

    B) Correta.

    A conjunção em destaque ora apresenta como de condição, ora como temporal e no caso de exposição, está indicando um tempo, tanto que podemos trocar por "no momento que". Assim, este é o nosso gabarito.

    c) Incorreta.

    Indicam conformidade de um fato com outro: como, conforme, segundo, consoante. As coisas não são como (ou conforme) dizem.

    Ex: "Digo essas coisas por alto, segundo as ouvi narrar." (MACHADO DE Assis)

    d) Incorreta.

    Para ter sentido de consequência, deveria iniciar com uma conjunção ou locução conjuntiva: (precedido dos advérbios de intensidade tal, tão, tanto, tamanho), de forma que, de modo que, etc.

    Ex: Dormi tanto hoje que estou sem olheiras.

    e) Incorreta.

    Finais: iniciam oração que apresenta uma finalidade em relação ao fato expresso na oração principal: para, a fim de que, porque( para que), que, etc.

    Ex: Chegue mais cedo a fim de que possamos preparar a pauta da reunião.

    Referência bibliográfica: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Conecte: gramática reflexiva. 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.

    Gabarito do monitor: B