A questão exige conhecimento sobre conectivos e quer saber qual a carga semântica da expressão abaixo destacada. Vejamos:
No trecho "Desde que assumimos a gestão da Secretaria de Saúde e tivemos conhecimento da fila de espera para exames e aparelhos auditivos, tínhamos vontade de fazer algo a mais.”.
a) Incorreta.
As conjunções o locuções de concessão exprimem uma oposição e uma ressalva e são elas: embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que, ainda quando, quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que (pese), nem que, apesar de, dado que, sem que(= embora não).
Ex: Embora eu coma muito, eu não engordo tanto.
B) Correta.
A conjunção em destaque ora apresenta como de condição, ora como temporal e no caso de exposição, está indicando um tempo, tanto que podemos trocar por "no momento que". Assim, este é o nosso gabarito.
c) Incorreta.
Indicam conformidade de um fato com outro: como, conforme, segundo, consoante. As coisas não são como (ou conforme) dizem.
Ex: "Digo essas coisas por alto, segundo as ouvi narrar." (MACHADO DE Assis)
d) Incorreta.
Para ter sentido de consequência, deveria iniciar com uma conjunção ou locução conjuntiva: (precedido dos advérbios de intensidade tal, tão, tanto, tamanho), de forma que, de modo que, etc.
Ex: Dormi tanto hoje que estou sem olheiras.
e) Incorreta.
Finais: iniciam oração que apresenta uma finalidade em relação ao fato expresso na oração principal: para, a fim de que, porque( para que), que, etc.
Ex: Chegue mais cedo a fim de que possamos preparar a pauta da reunião.
Referência bibliográfica: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Conecte: gramática reflexiva. 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.
Gabarito do monitor: B