SóProvas


ID
5411395
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao texto a seguir:


Dezenas de pessoas participaram no último sábado (05) de mais uma edição da Pedalada Rosa, organizada pelo Governo Municipal através da Fundação de Esportes e Secretaria de Saúde, com o objetivo de mobilizar pessoas em relação ____ importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

Os participantes pedalaram da Praça da Bandeira, no Centro da cidade, até ____ rótula do bairro Perequê, passando também pelo bairro Vila Nova. Mulheres, homens e crianças participaram do evento, que se tornou tradição na cidade.

[...]

A Pedalada Rosa fez parte da programação dos 187 anos de Porto Belo, comemorado neste mês de outubro. A programação segue até o final do mês, e ainda conta com o corte do bolo e parabéns ____ Porto Belo, no dia 13 de outubro, _____ 15h.


Disponível em: https://www.portobelo.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/4326/codNoticia/579494 Acesso em: 07/out/2019.[adaptado]

Sobre a colocação do pronome átono no trecho “...que se tornou tradição na cidade.”, podemos afirmar que a próclise está correta, pois o verbo está precedido de palavra que atrai o pronome para antes do verbo. Assinale a alternativa que identifica a classificação dessa palavra atrativa:

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre a palavra "que" e quer saber a classificação dessa palavra atrativa em "Mulheres, homens e crianças participaram do evento, que se tornou tradição na cidade.". Vejamos:

     .

    A) conjunção subordinativa

    Errado.

    Conjunções subordinativas são as que ligam duas orações que se completam uma à outra e faz que a segunda dependa da primeira. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).

     .

    B) pronome relativo

    Certo. Há um caso de próclise aqui. É o "que" que atrai o pronome "se" para antes do verbo "tornou". A palavra atrativa "que", nesse caso, é pronome relativo, retoma "evento", equivale a "o qual" e introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa (com vírgula).

    Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". São pronomes relativos: que, quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas). Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)

     .

    C) pronome demonstrativo

    Errado.

    Pronomes demonstrativos: indicam, no espaço e no tempo, a posição de um ser em relação às pessoas do discurso. São eles: este(a)(s), isto, esse(a)(s), isso, aquele(a)(s), aquilo, aqueloutro(a)(s), mesmo(a)(s), próprio(a)(s), tal, tais, semelhante(s).

     .

    D) palavra de sentido negativo

    Errado. "Que" não é palavra de sentido negativo. São palavras de sentido negativo: não, nunca, jamais...

     .

    E) advérbio

    Errado.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra B

  • O qual = QUE

  • GABARITO: B 

    B) GABARITO 

    o "QUE" exerce função de pronome relativo podendo ser substituído por O QUAL. 

    "o evento o QUAL se tornou tradição na cidade"

    como pronome torna-se fator atrativo de próclise.

    senado federal - pertencelemos!

  • Prestei atenção na palavra em negrito (se). Que vacilo...que vacilo.

  • Próclise, nesse caso, explicada pelo fato de o pronome oblíquo átono vir antecedido pelo pronome relativo (QUE), o qual funciona como uma palavra atrativa.

    Ex: (...) que a perdoam sempre. (correto)

  • Sarah, leia toda questão!

  • Errei porque a palavra está em negrito está destacada