SóProvas


ID
543376
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A redação de notícias para o rádio e para a TV possui características semelhantes, por exemplo, no que diz respeito ao uso de frases curtas e palavras de fácil compreensão. Contudo, a ausência de imagens e suportes gráficos na informação radiofônica obriga o redator a outros cuidados, que são específicos da linguagem radiofônica, dentre os quais,

Alternativas
Comentários
  • A questão pede cuidados específicos da linguagem radiofônica:

    a) usar linguagem coloquial. (Errada) >>> O uso de linguagem coloquial não se restringe ao rádio, podendo estender-se a outros  meios, como a TV. Admite-se o seu uso, com parcimônia e de forma correta, abolindo-se regionalismos e gírias, por exemplo.
    - Segundo Manual da Folha de São Paulo:
    O texto jornalístico deve estar redigido em nível intermediário, ou seja, utilizar-se das formas mais simples admitidas pela norma culta da língua.
    - De acordo com Nilson Lage:
    A linguagem jornalística é composta de palavras, expressões e regras combinatórias passíveis no registro coloquial e aceitas no registro formal.


    b) evitar os vícios de linguagem, como a cacofonia. (Errada) >>> Os vícios de linguagem devem SEMPRE ser evitadas na redação jornalística de qualquer meio de comunicação, não sendo tal orientação específica para o rádio.

    c) evitar, ou ler com entonação diferenciada, números e listas. (Correta) >>> A alternativa está correta em dois aspectos:
    - No rádio listas só devem devem ser divulgadas no ar em casos bem específicos; e
    - Na hora da locução a articulação, o ritmo e a entonação devem favorecer o entendimento do texto.


    d) apresentar ao público todos os entrevistados e participantes. (Errada) >>> Entrevistados e participantes em qualquer meio de comunicação devem ser identificados, não só no rádio.

    e) evitar o uso de jargões, frases feitas e lugares-comuns na redação de notícias. (Errada) >>> Tais elementos devem SEMPRE ser evitados na linguagem jornalística de qualquer natureza. A redação de notícias se caracteriza por ser exata, concisa, objetiva, mais denotativa que conotativa, clara e direta. (Manual da Folha e Lage)