SóProvas


ID
5435839
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Poluição visual: entenda seus impactos


    Poluição visual é o excesso de elementos visuais criados pelo homem que são espalhados, geralmente, em grandes cidades e que promovem certo desconforto visual e espacial. Esse tipo de poluição pode ser causado por anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, torres de telefone, entre outros.


    A poluição visual, que atua junto com a poluição luminosa, está muito presente nos grandes centros urbanos por conta da enorme quantidade de anúncios publicitários e sua não harmonia com o ambiente, desviando exageradamente a atenção dos habitantes.


    Além dos danos estéticos, este tipo de poluição pode ser perigoso para motoristas e outras pessoas. Um prédio feito de vidro pode refletir a luz do sol, criando uma poluição visual que obstrui a visão de quem guia veículos nas vias. Também os anúncios publicitários situados perto de malhas viárias podem distrair os motoristas enquanto dirigem, causando acidentes.


    Problemas como estresse e desconforto visual também estão relacionados com a poluição visual. Um estudo recente da Universidade A&M, do Texas, nos EUA, demonstrou como a poluição visual está relacionada a esses problemas. Depois de ter realizado situações estressantes, as pessoas estudadas utilizaram dois tipos de avenidas: uma em direção ao interior com poucos ou nenhum anúncio publicitário e a outra cheia de anúncios e demais elementos que são causas de poluição visual. Os níveis de estresse diminuíram rapidamente nos indivíduos que utilizaram o primeiro tipo de avenida, enquanto permaneceu alta naqueles que utilizaram o segundo tipo.


    Outros danos negativos do excesso de anúncios publicitários são o incentivo ao consumo, que pode gerar problemas, como obesidade, tabagismo, alcoolismo e o aumento de geração de resíduos (seja por conta do anúncio em si ou do descarte dos produtos oferecidos pela publicidade). [...]


    Aqui no Brasil é fácil perceber o impacto da poluição visual em épocas de eleições. Além do estresse e do incômodo gerados pela propaganda eleitoral, o peso ambiental da distribuição de panfletos com o número dos candidatos (o famoso “santinho”) é imenso. [...]


    Para inibir ou controlar esse tipo de poluição, uma possibilidade é criação de leis regulamentando o uso de anúncios publicitários, que são os principais causadores desse tipo de dano. Em São Paulo e em algumas outras cidades, houve a implantação de regulamentações, que ordenam a paisagem do município e visam equilibrar os elementos que compõem a paisagem urbana, restringindo a publicidade externa como outdoors, faixas, cartazes e totens.


(Poluição visual: entenda seus impactos. Texto adaptado. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/2738-poluicao-visual. Acesso em: 20/01/2019.)

Com relação ao emprego do que em “(...) criando uma poluição visual que obstrui a visão de quem guia veículos nas vias” (3º§), é correto afirmar que ele:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Pronome relativo , pois retoma poluição visual.

  • GAB: A

    quando a palavra QUE poder ser substituído por "as quais" e "o qual" é pronome relativo.

  • Gabarito: A.

    Pronomes Relativos

    • Nem toda oração adjetiva possui pronome relativo, porque existem orações reduzidas que não possuem os conectores.

    • Os pronomes relativos introduzem orações subordinadas adjetivas desenvolvidas — as que não são reduzidas.

    • São termos anafóricos (retomam um termo da oração principal). “Anafórico” é uma nomenclatura de interpretação de texto.

    • Desempenham função sintática porque todos os pronomes o fazem. As classes gramaticais que não desempenham função sintática são: preposição, conjunção e interjeição.

    "Faça da dificuldade a sua motivação."

  • Gabarito: A

    Só uma observação mais aprofundada!!!

    Se a questão perguntar a função morfológica do "que", quando retoma termo imediatamente anterior, será de pronome.

    Não obstante, se perguntasse a função sintática, retomando termo anterior, será de sujeito.

  • Gabarito A

    → O "que" para ser:

    Conjunção Integrante = pode ser trocado por "isso";

    Pronome Relativo = pode ser trocado por "o(s), a(s), qual(is)";

    Preposição = pode ser trocado por "de" ou é quando: verbo "ter" + que + infinitivo (R);

    Partícula Expletiva ou Realce = é quando: "é+ que.

    Fonte: meus resumos.

  • Esse texto é um belo exemplo de dissertação-argumentativa.