SóProvas


ID
5439559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     Aos trinta e oito anos de idade, Ana foi diagnosticada com um câncer em estágio inicial, que seria tratado com quimioterapia e radioterapia. Muito assustada e ansiosa, Ana decidiu que, antes de iniciar o tratamento, faria uma viagem havia muito planejada e que levaria uma vida mais prazerosa. Adiou o tratamento, fez a viagem, participou de festas, aumentou o consumo de bebidas alcoólicas e viveu aquilo que considerou desejável. Quando decidiu iniciar o tratamento, o tumor havia aumentado e o tratamento mudado, tendo passado a ser mais agressivo.

Com relação a essa situação hipotética e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue. 

De acordo com pesquisas recentes, pessoas muito otimistas reagem como Ana ao serem surpreendidas por um diagnóstico estressante como o de câncer.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • Gabarito: errado!

    Ana não se posicionou de forma otimista frente ao tratamento, se assim fosse isto teria corroborado para que ela iniciasse o tratamento de forma inclinada a aceitação, a sua postura se relaciona muito mais com a posição de negação apresentada por alguns pacientes.

  • ERRADO

    Questão faz alusão às estratégias de Coping. Elas se dividem em:

    • centrado na emoção: foca na evitação do problema - conotação negativa
    • centrado no problema: foca na mudança - conotação positiva

    Ana agiu com base na emoção, pois postergou o tratamento e colocou energia em "curtir a vida" antes de lidar de fato com seu problema. Na contra disso, poderíamos afirmar que pessoas que reagem de forma positiva focam seus esforços e energia nas estratégias para resolução ou melhora do problema.

  • A pesar da morte estar sempre presente é comum a negação, algumas pessoas não aceitam essa realidade o que dificulta a elaboração do luto.

    Gabarito: ERRADO

  • A questão solicita conhecimentos acerca dos processos psicológicos do câncer.


    Os sujeitos têm grande dificuldade em lidar com doenças graves e a morte. Seja a própria ou daqueles que a estimam, podem passar por grande fase de negação, até que possam aceitar com menos dificuldade tal fenômeno.


    Para compreender como podem vivenciar essa difícil experiência, estudos afirmam que há cinco estágios emocionais do luto até aceitação da situação, que são:  negação, revolta/raiva, barganha, depressão e aceitação.


    No caso da questão percebemos que Ana estava ainda no primeiro estágio, no processo de negação, ao evitar lidar diretamente com sua doença. Dessa forma, sua atitude pode ser comum em pacientes diagnosticados com doença grave. 

    Mesmo em pessoas otimistas, percebemos que não há reação positiva em um diagnóstico de câncer.



    Gabarito da professora: ERRADO.