SóProvas


ID
5446087
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Dores do Indaiá - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Boynton, Johnson e Kell (2002) destacam a existência de três tipos de auditoria. Aquela que segundo os autores, serve para determinar se certas atividades financeiras ou operacionais de uma entidade obedecem a condições, regras ou regulamentos a ela aplicáveis, e possui como resultado final um parecer que resume os resultados do trabalho, estabelecendo uma expressão de segurança quanto ao grau de obediência aos critérios estabelecidos, INTITULADA como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Auditoria de "compliance" é a mesma coisa de auditoria de CONFORMIDADE. A auditoria de conformidade busca verificar se a organização está usando corretamente algumas normas, regras, documentos etc (como ISO, demonstrativos contábeis etc ).

    FONTE: Carol Alvarenga Q73537

  • Gabarito: D) Auditoria de conformidade.

    Auditoria de compliance (conformidade)

    Objetivo: verificar o cumprimento das normas e procedimentos implantados pelas companhia ou pelos órgãos reguladores de determinadas atividades e determinar se certas atividades financeiras ou operacionais de uma entidade obedecem às regras ou regulamentos que a elas se aplicam.

    Compliance significa estar em conformidade com as leis, os regulamentos, que garantem as melhores práticas do mercado.

    A função de compliance atua mais na fase de definições ou estabelecimento das normas, divulgação e treinamento e no acompanhamento das transações no dia a dia.

    Fonte: Aparecido, CREPALDI, S. Auditoria Contábil - Teoria e Prática. (11th edição). Grupo GEN, 2019.

  • Gab. D

    Outra fonte: NBASP 100 - ISSAI 100

    •Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.

     

    •Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.

     

    •Auditoria de conformidade foca em determinar se um particular objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos.