SóProvas



Questões de Auditoria de Conformidade


ID
1572997
Banca
FUNCERN
Órgão
SEBRAE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a seguir o tipo de Auditoria que tem como objetivo avaliar a implementação, bem como, a permanência do auditado em conformidade com todos os requisitos aplicáveis às normas específicas, conferindo credibilidade no mercado. 

Alternativas
Comentários
  • Resposta "a"  Auditoria de certificação.

  • Alguem poderia explicar melhor??

  • Resposta A - Certificação | A parte-chave é "Conferindo credibilidade no mercado" e "normas específicas". Nestes casos, a empresa está certificada em determinada norma e por isso o objetivo da Auditoria é avaliar se aquilo que está descrito na norma está sendo aplicado na empresa.

     

  • Resposta ´´a´´ - Auditoria de certificação.


ID
2423857
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, Risco de Detecção é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    NBC TA 200


    A) Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante

    B) CERTO: Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções

    C) risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados

    D) risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade

    bons estudos

  • Risco de detecção é o risco de não encontrar o erro


ID
2424007
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, relacione os termos utilizados na primeira coluna com os significados correspondentes na segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
(1) Evidência de Auditoria
(2) Asseguração Razoável
(3) Julgamento Profissional
( ) É a aplicação de treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.
( ) São as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião, incluindo informações contidas nos registros contábeis subjacentes às demonstrações contábeis e outras informações.
( ) É, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, um nível alto, mas, não, absoluto, de segurança.
A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C!!!


ID
2601394
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com o enunciado, assinale a alternativa correta.


A auditoria, cujo objetivo é evidenciar melhorias nos atos efetivos praticados pelos gestores públicos de uma unidade orçamentária e, ao mesmo tempo, prevenir riscos que a impeçam de desempenhar, adequadamente, sua missão regimental, é denominada auditoria:

Alternativas
Comentários
  • Letra C, pois ela analisa a gestão para dar dicas de melhoria em tempo real.

    Poderia confundir com a de avaliação da gestão, mas como disse o enunciado dá ideia de auxiliar a gestão para alcançar os resultados (subtende-se que seja em tempo real) e a avaliação da gestão ocorre para averiguar algo que já ocorreu, ou seja, não ajuda na eficiência do momento, mas dá sugestões para o futuro.

  • II - Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    I - Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

    Essa questão foi bem específica e o elaborador procurou abordar um aspecto da auditoria de acompanhamento da gestão que pudesse confundir candidato e fazê-lo pensar ser a auditoria de avaliação de avaliação da gestão.


ID
2887903
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto a Auditoria Interna, a definição constitucional, que é comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalística, bem como na aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, representa:

Alternativas
Comentários
  • CF Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

  • GABARITO LETRA B.

    CONCEITO DA AUDITORIA: Trata-se de confrontar a situação encontrada durante os trabalhos de auditoria com a situação recomendada.

    FINALIDADE DA AUDITORIA: garantir a fidedignidade dos controles internos sob os aspectos da legalidade, da legitimidade (adequação entre interesse público e moralidade administrativa) e economicidade.

    FONTE: http://www.administradores.com.br

  • O certo, então, seria finalidadeS.

  • A Auditoria Interna tem como FINALIDADE os exames, análise, avaliações, levantamentos e comprovações metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vista a assistir à Administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    Alternativa correta: B

  • Qual é a diferença, no caso, de finalidade pra objetivos?


ID
5446087
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Dores do Indaiá - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Boynton, Johnson e Kell (2002) destacam a existência de três tipos de auditoria. Aquela que segundo os autores, serve para determinar se certas atividades financeiras ou operacionais de uma entidade obedecem a condições, regras ou regulamentos a ela aplicáveis, e possui como resultado final um parecer que resume os resultados do trabalho, estabelecendo uma expressão de segurança quanto ao grau de obediência aos critérios estabelecidos, INTITULADA como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Auditoria de "compliance" é a mesma coisa de auditoria de CONFORMIDADE. A auditoria de conformidade busca verificar se a organização está usando corretamente algumas normas, regras, documentos etc (como ISO, demonstrativos contábeis etc ).

    FONTE: Carol Alvarenga Q73537

  • Gabarito: D) Auditoria de conformidade.

    Auditoria de compliance (conformidade)

    Objetivo: verificar o cumprimento das normas e procedimentos implantados pelas companhia ou pelos órgãos reguladores de determinadas atividades e determinar se certas atividades financeiras ou operacionais de uma entidade obedecem às regras ou regulamentos que a elas se aplicam.

    Compliance significa estar em conformidade com as leis, os regulamentos, que garantem as melhores práticas do mercado.

    A função de compliance atua mais na fase de definições ou estabelecimento das normas, divulgação e treinamento e no acompanhamento das transações no dia a dia.

    Fonte: Aparecido, CREPALDI, S. Auditoria Contábil - Teoria e Prática. (11th edição). Grupo GEN, 2019.

  • Gab. D

    Outra fonte: NBASP 100 - ISSAI 100

    •Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.

     

    •Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.

     

    •Auditoria de conformidade foca em determinar se um particular objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos.