-
Errado.
NBC TA 200
Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.
Logo, Risco de Auditoria = Risco de distorção Relevante x Risco de detecção.
-
Risco de Auditoria = Risco de distorção Relevante: se subdivide em em:( a) Risco inerente b) Risco de controle).+
riscos de detecção.
-
Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.
Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações:
(i) risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles
relacionados;
(ii) risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.
Logo, Risco de Auditoria = distorção relevante + risco de detecção.
e Distorção Relevante = risco inerente + risco de controle.
A alternativa está ERRADA, devido afirmar o Risco de Controle.
-
Apenas complentando o que já foi falado...
CONSIDERE:
RA = Risco de Auditoria RDR = Risco de Distorção Relevante RD = Risco de Detecção RI = Risco Inerente RC = Risco de Controle
RA = RDR + RD
RDR = RI + RC
-
Conforme comentado pelo Professor Dantas, a função do risco de auditoria envolve uma multiplicação, e não soma. Esta, a soma, ocorre no risco de distorções relevantes.
-
Risco de auditoria é um conceito genérico que independe de ser a entidade uma instituição financeira, industrial, comercial etc. É o resultado da agregação dos riscos de distorção relevante e de detecção - RA = RDR x RD.
NBC TA 200, 13
Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.
Resposta errado
-
RA = (RI x RC) x RD
-
GABARITO: ERRADO
RISCO DE AUDITORIA= RISCO DE DISTORÇÃO RELEVANTE e RISCO DE DETECÇÃO.
-
Gab. E
Apenas complementando o comentário do almirmsantos sobrenome:
O modelo de risco de auditoria pode ser expresso pela seguinte equação: RA = (RI x RC) x RD
Risco de Auditoria (RA) – é o risco de que o auditor possa inadvertidamente não modificar adequadamente seu parecer sobre demonstrações contábeis que contêm erros ou classificações materiais indevidas.
Risco inerente (RI) – é a suscetibilidade de uma afirmação a um erro ou classificação indevida relevante, supondo que não haja controles internos que com ela se relacionem.
Risco de controle (RC) – é o risco de que um erro ou classificação indevida material que possa constar de uma afirmação, não seja evitado ou detectado tempestivamente pelos controles internos da entidade.
Risco de detecção (RD) – é o risco de que o auditor não detecte um erro ou classificação material indevida que exista em uma afirmação.
-
1. Risco de Auditoria - é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante x do risco de detecção, é uma relação inversa.
2. Risco de distorção relevante - risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria:
2.1. Risco inerente - é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados.
2.2. Risco de controle - é o risco de uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.
3. Risco de detecção - risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante.
-
Além do erro apresentado pelo professor do Direçao, a palavra “somatório” parece inapropriada, pois não se trata de somatório. Alguém saberia falar sobre a utilização dessa palavra na questão?
-
RISCO DE AUDITORIA é composto por dois RISCOS:
A) DISTORÇÃO RELEVANTE
a1) Inerente ( Já existente na atividade )
a2) Controle ( Quando o Controle Interno falha )
B) DETECÇÃO
... este se relaciona com o Auditor ( EX: escolha de amostra errada )
Vamos a questão: O erro da aludida esta em afirmar que o Risco de Auditoria será a soma dos itens A e a1 deste modo tornando-a errada.
-
riscos de auditoria
DE COIN
DEteccao
COntrole
INerentes
-
Ao auditar instituições financeiras comerciais, o risco de auditoria relacionado a essa complexa atividade é o somatório dos riscos de distorção relevante e do risco de controle. errado
e do risco de detecção.
Bendito serás!!
-
– risco de auditoria: risco de detecção x risco de distorção relevante [ADD]