SóProvas


ID
5463577
Banca
AEVSF/FACAPE
Órgão
Prefeitura de Petrolina - PE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 03

Pouco depois de ver o convite para o enterro do Vidigal no jornal e comentar com a mulher “acho que esse Vidigal eu conheci”, Rubens recebeu um telefonema. Da viúva do Vidigal. Enquanto Rubens fazia uma careta de espanto para a mulher, a viúva do Vidigal se identificava, dizia que o Vidigal falava muito nele, e perguntava se podia lhe pedir um favor. Na mesma guilhotina. Na mesma guilhotina
— Claro, claro.
A viúva então disse que um dos últimos pedidos do Vidigal fora que ele, Rubens, cantasse no seu enterro.
— Que eu?
— Cantasse no enterro dele.
— Mas eu...
— Ele disse que você saberia o que cantar. Que era só dizer “aquela música” e você saberia.
— Bom, eu...
— Posso contar com você? O enterro é às cinco.

(VERÍSSIMO, L.F. Diálogos impossíveis. Ano:
Objetiva, p.15 O maior mico do mundo).

Leia o fragmento a seguir:

“Chamo, pois, de coesão referencial aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) nela presentes ou inferíveis a partir do universo textual. Ao primeiro denomino forma referencial ou remissiva e ao segundo, elemento de referência ou referente textual. A noção de elemento de referência é, neste sentido, bastante ampla, podendo ser representado por um nome, um sintagma, um fragmento de oração, uma oração ou todo um enunciado.”
(KOCH, Ingedore Grunfel Villaça. A coesão textual.
São Paulo: Contexto, 2007, p.23).

A partir do contexto linguístico do texto acima, levando-se em conta o fragmento “Enquanto Rubens fazia uma careta de espanto para a mulher, a viúva do Vidigal se identificava, dizia que o Vidigal falava muito nele, e perguntava se podia lhe pedir um favor”, no tocante a elementos de coesão, os vocábulos destacados assumem o seguinte papel de:

Alternativas
Comentários
  • Os termos coesivos retomam Rubens

  • D

  • Esta questão avalia os conhecimentos que o candidato possui acerca dos mecanismos de coesão textual. O interessante, aqui, é que o enunciado dá uma definição importante e bastante útil, razão pela qual a leitura atenta é fundamental. Vamos a ela:

     

    “Chamo, pois, de coesão referencial aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) nela presentes ou inferíveis a partir do universo textual. Ao primeiro denomino forma referencial ou remissiva e ao segundo, elemento de referência ou referente textual. A noção de elemento de referência é, neste sentido, bastante ampla, podendo ser representado por um nome, um sintagma, um fragmento de oração, uma oração ou todo um enunciado."

     

    (KOCH, Ingedore Grunfel Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2007, p.23).

     

    A autora está falando a respeito dos mecanismos de coesão referencial, isto é, aqueles que fazem referência a algo que já foi dito no texto, como na frase abaixo:

     

    O carro de meu pai é vermelho e de colecionador. Trata-se de um veículo bem conservado.

     

    Notem que a palavra “veículo" é o elemento referencial, isto é, que se remete ao referente, que, no caso, é “carro".

     

    Agora, analisemos o enunciado da questão:

     

    A partir do contexto linguístico do texto acima, levando-se em conta o fragmento “Enquanto Rubens fazia uma careta de espanto para a mulher, a viúva do Vidigal se identificava, dizia que o Vidigal falava muito nele, e perguntava se podia lhe pedir um favor", no tocante a elementos de coesão, os vocábulos destacados assumem o seguinte papel de:

     

    Para responder vamos nos atentar aos pronomes, que são as formas referenciais.

     

    A viúva do Vidigal está contando a Rubens que seu falecido marido costumava falar muito sobre ele. Mas quem é esse ele? Só pode ser Rubens, correto? Afinal, Vidigal já morreu e, portanto, não poderia estar falando sobre si mesmo.

     

    A outra prova de que os pronomes destacados fazem referência a Rubens vem de uma frase do texto associado. Vejam:

     

    “A viúva então disse que um dos últimos pedidos do Vidigal fora que ele, Rubens, cantasse no seu enterro".

     

    Aqui a menção é explícita, e, por isso, nossa única resposta possível é a letra D.

     

    Gabarito do Professor: Letra D.