SóProvas


ID
5466283
Banca
FGV
Órgão
TCE-PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4 – O transporte público
“O responsável primário pelo transporte público urbano é o poder público municipal. É isso que prevê o inciso V do artigo 30 da Constituição Federal:
‘[Cabe ao município] organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial’.
Entretanto, como você pode observar, esse dispositivo da Constituição dá liberdade aos municípios quanto a como ofertar esse serviço. Primeiro, o município pode escolher cuidar do transporte coletivo por conta própria. A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo.
É claro que o modelo direto é pouco adotado, já que o orçamento municipal costuma ser apertado e há outras áreas que as prefeituras devem suprir (saúde e educação, por exemplo). Nesse caso, quais opções restam?
A saída mais comum é contratar empresas para desempenhar essa função. Para fazer isso, é preciso realizar uma licitação, procedimento padrão para que uma empresa desempenhe um serviço público. As empresas vencedoras da licitação atuam sob regime de concessão ou permissão.
A diferença entre os dois é sutil e pouco relevante; o que importa saber é que a empresa firma um contrato com a prefeitura por certo período de tempo, para administrar a maior parte do sistema de transporte coletivo municipal.” (Politize!, 30/05/2021)

Todas as frases abaixo, retiradas do texto 4, foram passadas para a voz passiva; a frase em que essa passagem foi feita de forma adequada é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se construção corretamente transposta para forma de voz passiva:

    A) a empresa firma um contrato com a prefeitura / um contrato seja firmado com a prefeitura;

    Incorreta. A transposição para a voz passiva deve observar o tempo e o modo verbal da oração de voz ativa. Na passagem em comento a correta transposição ocorre em "um contrato é firmado", com verbo auxiliar em forma de presente do indicativo.

    B) para administrar a maior parte do sistema de transporte coletivo municipal; / para a maior parte do sistema de transporte coletivo municipal ser administrada;

    Correta. Há correta transposição da oração de voz ativa para forma de voz passiva analítica.

    C) A saída mais comum é contratar empresas para desempenhar essa função. / A saída mais comum é que empresas sejam contratadas para desempenhar essa função;

    Incorreta. A passagem original é período composto com verbo copulativo e oração subordinada substantiva predicativa, não sendo possível a transposição para a voz passiva.

    Importante frisar que a oração subordinada substantiva predicativa, formada pelo verbo "contratar", está corretamente transposta para voz passiva analítica.

    D) dá liberdade aos municípios quanto a como ofertar esse serviço. / dá liberdade aos municípios a como esse serviço será ofertado;

    Incorreta. Consoante alternativa anterior, tempos construção formada por mais de uma oração. A transposição para a voz passiva, além de subtrair o termo "quanto", que compõe a locução prepositiva "quanto a", atinge apenas a segunda oração, não havendo transposição da oração principal "dá liberdade aos municípios", que permanece em forma de voz ativa.

    E) A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo. / A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e 100% dos recursos para mantê-lo serão desembolsados por ela.

    Incorreta. A passagem é período misto (oração coordenada + oração coordenada + oração subordinada). A transposição da segunda oração coordenada para forma de voz passiva incorre em erro de flexão do verbo auxiliar, que deveria assumir forma de presente do indicativo: ela desembolsa recursos/recursos são desembolsados por ela.

  • Voz Passiva Analítica

    Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo:

    A escola será pintada.

    O trabalho é feito por ele.

    Obs. : o agente da passiva geralmente é acompanhado da preposição por, mas pode ocorrer a construção com a preposição de. Por exemplo:

    A casa ficou cercada de soldados.

    - Pode acontecer ainda que o agente da passiva não esteja explícito na frase. Por exemplo:

    A exposição será aberta amanhã.

    Voz Passiva Sintética

    A voz passiva sintética ou pronominal constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE. Por exemplo:

    Abriram-se as inscrições para o concurso.

    Destruiu-se o velho prédio da escola.

    Obs.: o agente não costuma vir expresso na voz passiva sintética.

  • GABARITO - B

    NÃO ESQUECER :

    PASSIVA ANALÍTICA -

    VERBO AUXILIAR SER + PRINCIPAL NO PARTICÍPIO.

    PASSIVA SINTÉTICA-

    VTD OU VTDI + SE

  • ALÔ Q CONCURSO!!! FGV COM POUCOS COMENTÁRIOS DE PROFESSORES!

  • Tremo na base com a pcerj

  • MANO, ATÉ AS QUESTOES FACEIS EU FICO PENSANDO MIL VEZES KKKK

  • Manutenção é o termo mais aceito. Gabarito letra E.

  • Por que não é a letra E

  • Não é a letra E porque o sujeito "A prefeitura" continua sendo o autor da ação de "se responsabilizar" quando é passada para a outra forma. Logo, a alternativa correta é a letra B.

  • Uma dica é simplificar a oração, incluindo o sujeito que se tornará agente da passiva após a transformação.

    B) para administrar a maior parte do sistema de transporte coletivo municipal; / para a maior parte do sistema de transporte coletivo municipal ser administrada;

    Ele irá administrar a maior parte do sistema de transporte coletivo municipal / para a maior parte do sistema de transporte coletivo municipal ser administrada por ele.

  • Alguém entendeu o erro da alternativa C?

  • Bruno, o erro da C é que não foi passada a frase toda para a voz passiva, só o começo foi passado. O correto seria: A saída mais comum é que empresas sejam contratadas para que essa função seja desempenhada.

  • nem precisava ler o texto. Que sacanagem com o candidato.
  • QUESTÃO COMENTADA

    CURSO DE QUESTÕES COMENTADAS - FGV - VERBO - QUESTÃO 01

    https://www.youtube.com/watch?v=3mBKRboLMaA&ab_channel=RICARDOERSE

  • ATENÇÃO, PESSOAL!!! VAMOS PEDIR O COMENTÁRIO DOS PROFESSORES!

  • a adequada transposição da voz ativa para a voz passiva deve manter a correlação entre os verbos, e essa questão brinca com essas alterações verbais. Vejam:

    a) a frase original traz o verbo no presente do indicativo ("a empresa FIRMA"), logo, o verbo auxiliar da voz passiva também deve se manter no presente do indicativo ("um contrato É firmado")

    b) gabarito. A frase original traz verbo no infinitivo ("para ADMINISTRAR") e o verbo auxiliar da voz passiva também ("SER administrada").

    c) a frase original traz verbo no infinitivo ("é contratar"), então a voz passiva correta é "a saída é empresas SEREM contratadas", a a questão traz o verbo "sejam" (subjuntivo).

    d) a frase na voz passiva está inadequada, pois a falta do "quanto" traz falta de clareza. O correto seria "dá liberdade aos municípios QUANTO a como esse serviço será ofertado".

    Aqui, entendo o "será" como correto, pois a frase original dá a ideia de futuro: "quanto a como ofertar esse serviço (no futuro)"

    e) mais uma vez, o verbo da frase original é "desembolsa", no presente do indicativo, logo, na voz passiva, o correto seria "SÃO desembolsados".

  • C) A saída mais comum é contratar empresas para desempenhar essa função. / A saída mais comum é que empresas sejam contratadas para desempenhar essa função.

    Incorreta. A passagem original é período composto com verbo copulativo e oração subordinada substantiva predicativa, não sendo possível a transposição para a voz passiva.

  • Fiquei em dúvida entre as letras B e C e, como boa concurseira, marquei a errada haha

    Erro da letra C - o verbo "CONTRATAR" está no infinito, logo deveria ocorrer o mesmo na conversão para a voz passiva. O correto seria "SEREM".

    Contudo, conforme mencionado pelos colegas, como há na frase um verbo copulativo, não é possível realizar a conversão.

    Qualquer erro, avisem-me.

    Bons estudos :)

  • Tem que ter muita atenção na hora para não vacilar na prova. eu marquei a C errada Mais vamos q vamos não pode e parar B.
  • Cadê os comentários dos PROFESSORES ??

  • Senhores, nas questoes da FGV sobre reescritura(voz passiva, oraçao reduzida para desenvolvida etc) observem sempre o TEMPO e MODO verbais.

    NOTA: A FGV AMAAAA reescritura com infinitivo.

    Roteiro:

    1. Procurar o verbo (VTD) e identificar seu T/M
    2. Localizar o OD - ele vai virar o sujeito que sofre a açao.
    3. Na reescritura, procurar a estrutura SER + PARTICÍPIO
    4. Foram obedecidos o T e M do verbo/locuçao original? No caso de locuçao o ser é flexionado. O verbo principal é no particípio, mantendo a concordancia com o genero, o numero...
    5. O OD passou a ser Sujeito Paciente?
    6. Passou (Nao esqueça de avaliar outros elementos - uso inadequado de pronomes, concordancia etc. Estamos falando apenas de VP, ok?)

    OBS: o agente da passiva nem sempre aparece.

    B) "...para administrar a maior parte..." / "...para a maior parte do (...) ser administrada;

    Tempo: presente

    Modo: infinitivo

    Para:

    Tempo: presente

    Modo: subjuntivo

    C) "...é contratar empresas..." / ".. é que empresas sejam contratadas...;

    Tempo: presente >> Tempo: presente

    Modo: infinitivo >> Modo: subjuntivo

    infinitivo (flexionado)

    Correto seria: "a saída mais comum é as empresas serem contratadas...;

    Tempo: presente >> Tempo: presente

    Modo: infinitivo >> Modo: infinitivo (flexionado)

    A transposiçao nao manteve o mesmo tempo e modo verbais. Portanto, está incorreta. A banca apenas desenvolveu a oraçao (que era reduzida de infinito).

    Demais alternativas:

    A) "...firma um contrato..." / "um contrato seja firmado..."

    Tempo: presente >> Tempo: presente

    Modo: Indicativo >> Modo: subjuntivo

    Correto seria: "... um contrato é firmado..."

    D) "...ofertar esse serviço. / esse serviço será ofertado..."

    Tempo: presente >> Tempo: futuro

    Modo: infinitivo >> Modo: indicativo

    Correto seria: "... é ofertado..."

    E) "...e desembolsa 100% dos recursos / ... 100% dos recursos (...) serão desembolsados..."

    Tempo: presente >> Tempo: futuro

    Modo: Indicativo >> Modo: Indicativo

    Correto seria: "... sao desembolsados..."

  • Vamos revisar como se dá a conversão da voz ativa para a voz passiva analítica:

     

    Uma peça-chave nessa conversão é o tempo do verbo auxiliar SER, que deve ser flexionado no mesmo tempo do verbo principal na voz ativa.

    Na letra A, na voz ativa, temos a forma “firma”, no presente do indicativo; na voz passiva, o auxiliar “ser” está flexionado em tempo distinto – o presente do subjuntivo “seja”.

    Na letra C, na voz ativa, temos a forma “contratar”, no infinitivo; na voz passiva, o auxiliar “ser” está flexionado em tempo distinto – o presente do subjuntivo “sejam”.

    Na letra D, na voz ativa, temos a forma “ofertar”, no infinitivo; na voz passiva, o auxiliar “ser” está flexionado em tempo distinto – o futuro do presente “será”.

    Na letra E, na voz ativa, temos a forma “desembolsa”, no presente do indicativo; na voz passiva, o auxiliar “ser” está flexionado em tempo distinto – o futuro do presente “serão”.

    Isso posto, resta-nos a letra B como resposta.

  • A

    a empresa firma um contrato com a prefeitura / um contrato seja firmado com a prefeitura;

    ERRADA. VERBO ESTÁ NO PRESENTE, LOGO O CORRETO É:

    um contrato É firmado com a prefeitura;

    B

    para administrar a maior parte do sistema de transporte coletivo municipal; / para a maior parte do sistema de transporte coletivo municipal ser administrada;

    CORRETO. O VERBO PRINCIPAL ESTÁ NA VOZ ATIVA NO INFINITIVO E NA VOZ PASSIVA O VERBO AUXILIAR TEM QUE ESPELHAR O INFINITIVO TAMBÉM.

    C

    A saída mais comum é contratar empresas para desempenhar essa função. / A saída mais comum é que empresas sejam contratadas para desempenhar essa função;

    ERRADA. NAO PODEMOS TRANFORMAR A ORACAO REDUZIDA EM DESENVOLVIDA. A QC PEDE PARA TRANSOFRMAR A VOZ ATIVA EM PASSIVA E NAO REDUZI EM DESENVOLVIDA.

    D

    dá liberdade aos municípios quanto a como ofertar esse serviço. / dá liberdade aos municípios a como esse serviço será ofertado;

    ERRADA. O verbo PRINCIPAL NA VOZ ATIVA ESTÁ NO INFINITIVO ASSIM COMO NA LETRA B) DEVEMOS REPETIR ISSO NO VERBO AUXILIAR. O CORRETO SERIA:

    Dá liberdade aos municípios a como esse serviço ser ofertado;

    E

    A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo. / A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e 100% dos recursos para mantê-lo serão desembolsados por ela.