SóProvas


ID
5466286
Banca
FGV
Órgão
TCE-PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4 – O transporte público
“O responsável primário pelo transporte público urbano é o poder público municipal. É isso que prevê o inciso V do artigo 30 da Constituição Federal:
‘[Cabe ao município] organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial’.
Entretanto, como você pode observar, esse dispositivo da Constituição dá liberdade aos municípios quanto a como ofertar esse serviço. Primeiro, o município pode escolher cuidar do transporte coletivo por conta própria. A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo.
É claro que o modelo direto é pouco adotado, já que o orçamento municipal costuma ser apertado e há outras áreas que as prefeituras devem suprir (saúde e educação, por exemplo). Nesse caso, quais opções restam?
A saída mais comum é contratar empresas para desempenhar essa função. Para fazer isso, é preciso realizar uma licitação, procedimento padrão para que uma empresa desempenhe um serviço público. As empresas vencedoras da licitação atuam sob regime de concessão ou permissão.
A diferença entre os dois é sutil e pouco relevante; o que importa saber é que a empresa firma um contrato com a prefeitura por certo período de tempo, para administrar a maior parte do sistema de transporte coletivo municipal.” (Politize!, 30/05/2021)

Nas frases abaixo (texto 4), houve a nominalização de estruturas verbais; a transformação da frase que NÃO foi feita de forma adequada é:

Alternativas
Comentários
  • Antes de responder, considere o que consta no edital dessa prova, na parte que versa sobre o conteúdo de língua portuguesa:

    "Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o foco de sua participação na estruturação significativa dos textos."

    Passemos à estrutura:

    "A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo. / A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para o seu mantenimento."

    A reescritura incorre em erro, uma vez que é inexistente em diversos dicionários atuais a palavra "mantenimento", incluindo Aurélio e Caldas Aulete. Outros, não obstante, registram esse arcaísmo, a exemplo do Michaelis e do Priberam. De toda maneira, recorde-se do que a banca alertou na observação acima: considerar que os itens devem ser estudados sob o foco da participação na estruturação significativa dos textos. Ele, o substantivo arcaico "mantenimento", está completamente isolado no texto, não há nada que justifique sua presença ali. Além do que, sem citar sua completa estranheza no texto, o arcaísmo é um vício de linguagem, assim como o pleonasmo vicioso, o barbarismo, o solecismo e deve, em última análise, ser combatido. Em suma, "mantenimento" deveria ser substituído pelo substantivo "manutenção", que implicará, por óbvio, mudança nos adjuntos adnominais (o, seu). Reescrevendo a frase:

    "A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para a sua manutenção."

    Com isso, resolve-se a questão.

    Letra E

  • Assertiva E

    A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo. / A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para o seu mantenimento.

  • CUIDADO

    A questão possui gabarito incorreto

    Solicita-se passagem incorretamente transposta para forma nominal:

    A) É isso que prevê o inciso V do artigo 30 da Constituição Federal: / É essa a previsão do inciso V do artigo 30 da Constituição Federal;

    Correta. As estruturas "é isso que prevê" e "é essa a previsão" são equivalentes e corretamente traspostas.

    B) [Cabe ao município] organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos... / [Cabe ao município] a organização ou prestação, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, dos serviços públicos...;

    Incorreta. A estrutura original serve-se da construção "organizar e prestar", munida do conjuncional aditivo "e", ao passo que a nominalização ocorre com a substituição do conjuncional por forma alternativa "ou", causando alteração semântica na passagem.

    "Cabe ao munícipio organizar e prestar" - ações em adição, as duas devem ser realizadas.

    "Cabe ao munícipio a organização ou prestação" - ações alternativas, pode-se realizar apenas uma.

    C) ...dá liberdade aos municípios quanto a como ofertar esse serviço. / dá liberdade aos municípios quanto ao modo da oferta desse serviço;

    Correta. As estruturas "a como ofertar" e "ao modo da oferta" são equivalentes e corretamente traspostas.

    D) Primeiro, o município pode escolher cuidar do transporte coletivo por conta própria. / Primeiro, o município pode escolher o cuidado do transporte coletivo por conta própria;

    Correta. As estruturas "cuidar do transporte" e "o cuidado do transporte" são equivalentes e corretamente traspostas.

    E) A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo. / A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para o seu mantenimento.

    Correta. As estruturas "para mantê-lo" e "para o seu mantenimento" são equivalentes e corretamente traspostas.

    O termo "mantenimento", embora de pouco uso, é reconhecido pelo VOLP (disponível para consulta em: https://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario) como substantivo masculino, ação de manter, equivalente ao mais utilizado, substantivo feminino, "manutenção".

    Estando o termo reconhecido pela Academia Brasileira de Letras, não cabe ao aluno julgar sua pertinência, não havendo que se falar em incorreção.

    Gabarito da banca na alternativa E

    Gabarito correto na alternativa B

  • o Ivan Lucas deveria ser um monitor exclusivo de português da FGV, só acho

  • Já que o QCONCURSOS não faz os comentários das questões com os professores que têm, poderia contratar o Ivan Lucas que faz comentários ótimos aqui!!!! #FICAADICA!

  • gabarito letra B...marcaram errado aqui...jogaram letra E

  • A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para o seu mantenimento.

    Na minha opinião a letra E tem duplo sentido, quando ela fala para o seu mantenimento, ela está se referindo à prefeitura ou o sistema? por isso o gabarito é letra E.

  • Acredito que está errada, pois fica ambígua na segunda frase. Pode ser para manter a prefeitura ou para manter o sistema. Já na primeira frase, conseguimos entender que é para manter o sistema, já que "mantê-lo" refere-se a palavra masculina.

  • entendo que o gabarito é letra b.
  • Como que não tem erro na letra B?

    Diversas questões controversas nas provas da FGV, isso me assusta muito.

  • QConcursos contrata o Ivan por favor?

  • A FGV é sempre assim?
  • Questão de recurso, pois a alternativa certa é a letra B.

    Colabora FGV.

    RUMO PMCE 2021

  • Certeza que é a letra B.

  • rapaziada, vamos focar no comando da questão ---- NÃO foi feita de forma correta

    A letra B está correta! organizar e prestar - organização e prestação (manteve- se o sentido semântico da frase).

    A letra E está sim, totalmente em desacordo com o gabarito -

    Para mantê- lo (manter o sistema ) e pela troca feita da se a entender que se refere a prefeitura.

  • Alguém me explica como a letra B pode estar escrita corretamente? Advérbio modificando substantivo desde quando? "diretamente" - advérbio, ligado a "prestação" e "organização" (substantivos). Como assim??? Não seria "direta" ao invés de "diretamente"??? Advérbio modifica verbo, adjetivo ou outro advérbio. Esse "diretamente" está certo como? Alguém sabe?

  • Quem esse Ivan Lucas hein?

  • B) transforma de o sentido aditivo para alternativo. incorreta
  • Há um comentário afirmando que a palavra "mantenimento" não existe no dicionário, mas existe sim. É uma palavra pouco utilizada.

    man·te·ni·men·to

    (latim vulgar ma[u]tenere, manter + -imento)

    substantivo masculino

    [Pouco usado]   Ato ou efeito de manter. = MANUTENÇÃO

    "mantenimento", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

    mantenimento

    man·te·ni·men·to

    sm

    P US V.

    ETIMOLOGIA

    der do lat mantenĕre+i+mento.

  • Alternativa (B), MUDA O SENTIDO DE ADITIVO PARA ALTERNATIVO. FGV É PHODA!!!

  • GABARITO: E.

    Note-se que há ambiguidade na sentença.

  • Eu li MANTIMENTO KKKK

  • Cade o comentario do PROFESSOR? É por isso que acabo assinando outra plataforma! Voces nao comentam!!!

  • sai do cespe pra fgv e to levando so tapa na cara

  • Ué, OU e E são a mesma coisa?

    Vou jogar meu material de raciocínio lógico no lixo agora mesmo...

    Francamente...

    [Cabe ao município] organizar e prestar = [Cabe ao município] a organização ou prestação ??????????????????????

    Não bastasse o tanto de matéria pro TCU...agora tenho que me preocupar com essas baboseiras dessa banca...

  • eu vou me lascar em português na pm ce pqp
  • Letra E

    questão pede, quais das formas nominais do verbo não está de acordo

    As formas nominais temos: infinitivo. particípio e gerúndio.

    Gerúndio: manutenindo

    Particípio: manutenido

  • puxado!

  • Senhores,

    Mesmo após os recursos a banca manteve como gabarito alternativa E.

    A questão não foi anulada nem teve o gabarito alterado.

    Gabarito Oficial da Banca: E

  • Olá, pessoal!

    Li alguns comentários, e vi bastante gente extrapolando em relação ao que está sendo pedido pela questão. Observemos:

    _

    O enunciado nos diz que houve a NOMINALIZAÇÃO das estruturas verbais e nos pede para identificar a alternativa a qual essa transformação NÃO foi feita de forma adequada.

    * A NOMINALIZAÇÃO da estrutura verbal é a transformação do verbo em substantivo.

    VEJAMOS:

    A) É isso que PREVÊ o inciso V do artigo 30 da Constituição Federal: / É essa a PREVISÃO do inciso V do artigo 30 da Constituição Federal;

    B) [Cabe ao município] ORGANIZAR e PRESTAR, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos... / [Cabe ao município] a ORGANIZAÇÃO ou PRESTAÇÃO, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, dos serviços públicos...;

    C) ..dá liberdade aos municípios quanto a como OFERTAR esse serviço. / dá liberdade aos municípios quanto ao modo da OFERTA desse serviço;

    D) Primeiro, o município pode escolher CUIDAR do transporte coletivo por conta própria. / Primeiro, o município pode escolher o CUIDADO do transporte coletivo por conta própria;

    E) CORRETA!

    A prefeitura se RESPONSABILIZA diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo. / A prefeitura se RESPONSABILIZA diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para o seu mantenimento.

    >>> Observem que é a única alternativa a qual os verbos não foram NOMINALIZADOS.

    Espero ter ajudado!

    #PCERJ

    #EsSA/17

  • Fui seco na B... os conectivos "e" e "ou" trazem sentidos diferentes.

  • só vendo a justificativa da banca pro erro da E mesmo, cada um fala uma coisa

  • Depois ficar algum tempo entre a D e a E, acertei. Vou compartilhar minha lógica aqui pra ver se ajuda.

    E) A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo. / A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para o seu mantenimento.

    Quando lemos "A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo", não temos dúvida que a prefeitura desenbolsa recursos para manter o sistema.

    Por outro lado, quando lemos "A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para o seu mantenimento", vemos ambiguidade. Nesse caso, a prefeitura poderia estar dsembolsando os recursos para manter o sistema, bem como para manter a si própria.

    Se eu estiver falando besteira, me corrijam, por favor.

    Tamo junto!

  • A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo. / A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para o seu mantenimento.

    para a sua manutenção.

  • 1º - "mantenimento" existe.

    2º - o v. "responsabilizar" não foi nominalizado. Gaba na "E". Questão de altíssimo nível, essa.

  • Fui direto na B.

    O conectivo é da frase original, informa que presta os dois serviços, logo os dois são verdadeiros, o conectivo E, para ser empregado informa que as duas opções são verdadeira. Enquanto o conectivo OU, uma das duas são verdadeiras, ou uma ou outra.

  • Fui na D.

    Eu acho que "cuidar" na primeira frase, indica "ofertar, monopolizar". Enquanto na segunda indica "zelo".

    Na E , manter e manutener se confundem "Despesa com o sustento: 1 manutenção, provisão, sustento, amparo, gasto, dispêndio, obrigação, assistência, compromisso, consumo, despesa, mantença, mantimento, subsistência, consumação, custeio, contas."

    Enfim, como já comentado, talvez seja por causa da ambiguidade.

  • não é a justificativa, mas o que me incomodou foi:

    b)  a organização ou (a) prestação

    e) eu jurava que mantenimento era uma palavra que advogado/engenheiro utiliza quando quer dizer manutenção rsrs.

    essa palavra não existe? o que quer dizer? alguém me ajuda?

  • basta saber o que a fgv considera como "forma adequada". está relacionada com o sentido ou correção gramatical? pelo visto, nessa questão, a mudança de sentido não é relevante.

  • Cara se vc não tem uma base muito boa de portugues não tem como se dar bem na FGV

  • Basta pegar o verbo da primeira "parte" e na segunda ver se o verbo virou um substantivo ou continua sendo um verbo.

    Prestar = verbo

    Prestação = substantivo

  • segundo a prof q corrigiu pros assinantes, o erro está em "mantenimento". Deveria ser "manutenção"... vai entender, né?

  • Eu ia marcar a letra E justamente pelo mantenimento, mas pensei, "está muito errada, a FGV vai contra o óbvio", me lasquei kkk

  • Mantenimento do sistema ou da prefeitura ? A substituição fica incorreta pois causa ambiguidade.

  • Causaria ambigu idade se o artigo e o pronome fossem : sua manutenção pq seria no feminino, podendo se referir à prefeitura. Como o "seu" pode causar ambiguidade se prefeitura é feminino?

  • A profe se equivocou.

    Para correção da letra E, deveria ficar assim:

    A prefeitura se responsabiliza diretamente pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo. 

    A prefeitura É A RESPONSÁVEL DIRETA pela gestão do sistema e desembolsa 100% dos recursos para mantê-lo. (com a devida adaptação> " diretamente"(adj adv -que orbita um verbo; por "direta", adjetivo, que orbita um substantivo).

  • Nominalização

    A Nominalização é o uso de um substantivo para retomar um verbo enunciado anteriormente:

    • Armando se casou no final de 2006. O casamento, entretanto, não durou muito.

  • O erro na letra E - Mantenimento. Ao invés de "manutenção".
  • Estão falando demais de "mantenimento" como errado ou inexistente, mas adivinhe só: está no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

    Procure por "VOLP online" no Google, entre na página e pesquise a palavra. Lá estão as palavras reconhecidas pela ABL como existentes (inclusive as mais recentes, como "coronavírus"), muito útil para verificar se a palavra de fato existe e como é sua ortografia. Se tiver dúvida como se fala, também aparece se o "x" tem som de "cs" ou se o "o" se fala "ô", por exemplo.