SóProvas


ID
5469181
Banca
Planexcon
Órgão
Prefeitura de Tatuí - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

De acordo com a Reforma trabalhista, uma vez que os Acordos Coletivos de Trabalho e as Convenço es Coletivas do Trabalho são fontes do direito do trabalho, qual foi a teoria da aderência contratual adotada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    CLT, art. 614, § 3º Não será permitido estipular duração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho superior a dois anos, sendo vedada a ultratividade. 

  • gab. B

    A Teoria da Aderência Limitada pelo Prazo é conceituada por Hazan como aquela que defende a incorporação das cláusulas coletivas somente no período de vigência do instrumento normativo, sendo que após seu término suas cláusulas perdem eficácia. Esta corrente, segundo o autor, “nega completamente a ultratividade normativa, ressalvadas (...) as cláusulas de reajustes e pisos salariais”.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Quanto a ultratividade das normas coletivas, há três teorias:

    1ª - Teoria da aderência ilimitada: diz que as normas coletivas se integram aos contratos de forma definitiva.

    2ª - Teoria da aderência limitada pelo tempo: diz que a norma coletiva se integra ao contrato apenas durante o prazo da norma. No caso de não haver prazo estabelecido, vigoraria por dois anos se for convenção ou acordo coletivo e por quatro anos, se for sentença normativa.

    3ª - Teoria da aderência limitada por revogação: diz que a norma fica em vigor mesmo depois do prazo da norma acabar até que outra norma seja pactuada entre as partes.

    Obs.: Ultratividade é quando uma normal legal continua a ser aplicada mesmo após o fim da sua vigência.