SóProvas


ID
5483152
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ - 10° Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à administração, aos tipos de organização,  às  estruturas  organizacionais,  à  departamentalização  e  aos  organogramas e fluxogramas, julgue o item. 
A  organização  linha‐staff  combina  as  características   das  organizações  lineares  com  as  características  das  organizações funcionais, ao alocar seus órgãos de apoio  e consultoria em uma estrutura linear

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

    Na organização linha‐staff, há a separação entre órgãos operacionais e órgãos de apoio e suporte.

    Segundo Chiavenato, linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens. A estrutura linha-staff, apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia‐se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio (unidade de assessoria) junto aos gerentes de linha.

    CARACTERÍSTICAS DA LINHA:

    - Decidir é seu papel principal;

    - Atua cuidando da execução;

    - Comando, ação e trabalho de campo como tipos de atividade;

    - Responsável pela operação e pelos resultados;

    - Gerente de departamento é um exemplo

    CARACTERÍSTICAS DO STAFF:

    - Assessorar é seu papel principal;

    - Atua dando consultorias;

    - Recomendação de alternativas e trabalho de gabinete como tipos de atividade;

    - Responsável pelo planejamento e pelas sugestões;

    - Gerente de Staff é um exemplo.

    Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.

  • A organização linha‐staff combina as características  das organizações lineares com as características das organizações funcionais, ao alocar seus órgãos de apoio e consultoria em uma estrutura linear. Resposta: Errado.

    O apoio e a consultoria é direcionado ao gerente de linha.

  • A organização linha-staff é a combinação da estrutura linear + funcional

     

       LINHA

       ====> As atividades de linha estão ligadas diretamente aos objetivos básicos da organização.

       ====> Nela existe o poder de decisão e execução.

     

       STAFF

       ====> Já a atividade de staff apresenta caráter orientador a atividade de linha.

       ====> É uma consultoria especializada, mas sem poder decisório, apenas vai orientar a tomar decisões.

     note que o STAFF esta "fora"

  • Gab: ERRADO

    Galera, acredito que o erro esteja na parte final. OBS: errei :s

    1. A organização linhastaff combina as características  das organizações lineares com as características das organizações funcionais (OK), ao alocar seus órgãos de apoio e consultoria em uma estrutura linear (errado).

    A Linha-Staff é sim a junção da Linear + Funcional, no entanto, ela separa (e não aloca como diz a questão) os órgãos Operacionais (que são os que executam as tarefas) dos órgãos de Apoio-Consultoria (que são os Staffs).

    ---------

    Erros, mandem mensagem :)

    Linktr.ee/soresumo

  • ERRADO

    Resultante da combinação das características da organização linear e funcional, a organização linha-staff é o estilo organizacional mais utilizado pelas empresas atualmente. Consiste num modelo em que se tem apenas um superior, mas que conta com grupos de especialistas

  • linha staff estrutura HORIZONTAL.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Estrutura linha-staff.

    Diante disso, vamos a uma breve contextualização:

    O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens.

    Dentro do conteúdo da estrutura linha-staff existem dois critérios de distinção entre órgãos de linha (órgãos de execução) e órgãos de staff (órgãos de apoio ou consultoria), que são: o relacionamento com os objetivos da organização e o tipo de autoridade.

    Para Chiavenato, as atividades de linha estão direta e intimamente ligadas aos objetivos básicos da organização ou do órgão do qual fazem parte, enquanto as atividades de staff estão ligadas a eles indiretamente. (Chiavenato, 2003, pág. 192).

    Com efeito, esses objetivos básicos descritos por Chiavenato podem ser entendidos como objetivos finalísticos ou atividades-fim da organização, que são órgãos de linha e as atividades de staff podem ser entendidas como atividade-meio ou de assessoria, que são órgãos de staff.

    Nesta esteira, cada empresa escolhe seus objetivos básicos de forma independente das outras e com isso aquilo que é atividade de linha, dado sua relação clara com os objetivos básicos ou atividades-fim da organização pode não ser em outras organizações.

    Segundo Chiavenato (2003), lista as características da linha e do staff, que são descritas na imagem abaixo:


    Ante o exposto, a questão afirma corretamente que a organização linha‐staff combina as características das organizações lineares com as características das organizações funcionais, mas incorre em erro ao afirmar que a linha-staff aloca seus órgãos de apoio e consultoria em uma estrutura linear, pois os órgãos de assessoria ficam separados dos órgãos de linha, conforme pode ser visto na imagem abaixo.



    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. – 7ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ERRO:

    órgãos de apoio e consultoria em uma estrutura linear ficam SEPARADOS!!!

  • Galera, o erro está em misturar org. lineares com org. funcionais. isso não tem nada a ver com o enunciado da questão. gostei dos comentários que explicaram o que é linha e o que é staff. mas não apontaram o erro

  • GABARITO: ERRADO

    Organização linha-staff é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais. 

    Segundo Chiavenato (2007)as vantagens da organização linha-staff são duas: a garantia de assessoria especializada e inovadora e atividade conjunta e coordenada de órgãos de linha e de staff. A primeira significa, em resumo, que o staff proporciona a assessoria, serviços pessoal especializado, consultoria, recomendação e orientação, o que traz para a empresa profundidade, perícia e expertise à empresa, e ao mesmo tempo alivia a linha das tarefas acessórias permitindo que esta se concentre sobre as principais atividades e responsabilidades da empresa. A segunda vantagem significa que, com os órgãos de linha, responsáveis pela execução das atividades fundamentais da empresa, e os órgãos de staff, responsáveis pela execução de serviços especializados (como comprar, financiar, gerir recursos humanos, planejar e controlar), a realização da tarefa organizacional passa a ter muito mais eficiência e eficácia do que teria nos tipos organizacionais linear e funcional.

    As desvantagens desta organização também são duas: a possibilidade de conflitos entre órgãos de linha e de staff e a dificuldade na obtenção e na manutenção do equilíbrio entre linha e staff. A primeira desvantagem se refere principalmente ao fato de o assessor de staff não ter autoridade linear sobre os executores e de o gerente de linha não ter tempo nem preparo profissional para se especializar. 

    A estrutura linha-statf ou linha-estafe, é um modelo de estrutura em que a(s) unidade(s) diretiva(s) ou unidades de linha, conta(m) com uma unidade especial (órgão ou pessoa-staff). O staff deve ser independente em sua atuação com liberdade de opinião. O staff deve servir de apoio, assessoria e recomendações para os demais departamentos. Os órgãos de staff são de aconselhamento, não têm poder de mando. Assistem e indicam.

    FONTE: Professora Giovanna Carranzza