SóProvas


ID
5488801
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Venâncio Aires - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao uso dos sinais de pontuação, assinalar a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa E

    Solicita-se julgamento da pontuação empregada nas passagens:

    A) Creio, que seríamos capazes de encontrar uma resposta.

    Incorreta. A vírgula empregada após a forma verbal "creio" separa indevidamente o verbo de seu complemento direto.

    B) Depois que, andamos um pouco: despedimo-nos. 

    Incorreta. A vírgula separa indevidamente a locução conjuntiva "depois que" do corpo da oração adverbial temporal que introduz, bem como o sinal de dois pontos que separa as orações, respectivamente adverbial e principal, é incorreto e deveria ser substituído por vírgula.

    C) Seria, não acreditar em tal descoberta.

    Incorreta. A vírgula empregada na passagem separa indevidamente o sujeito oracional posposto de seu predicado nominal anteposto.

    D) Pergunto-lhe; que horas seriam.

    Incorreta. A vírgula empregada na passagem separa indevidamente o verbo de seu complemento direto.

    E) Quando chegamos, a festa teve início. 

    Correta. A passagem que antecede a vírgula é oração subordinada adverbial temporal anteposta à oração principal. A virgulação é correta.

  • E - termo deslocado - vírgula empregada corretamente.

  • Essa é uma questão sobre o uso dos sinais de pontuação em que a banca pedia que os candidatos identificassem, entre as opções, aquela que conta com o uso correto dos sinais.

     Nesse sentido, a letra A já começa equivocada, visto que não se admite vírgula (nem pontuação nenhuma) separando o verbo de seu complemento. Na letra B, novo erro, pois não havia necessidade de vírgula depois do “que" e, no lugar de dois pontos, o correto seria uma vírgula marcando o deslocamento da oração adverbial temporal “depois que andamos um pouco".

    Em C, mais um equívoco, pois não se deveria ter separado o predicativo do sujeito “seria feio" do sujeito oracional “não acreditar em tal descoberta". Temos mais erro em D, pois é reprovável separar o verbo do seu objeto direto, de modo que o certo seria escrever “pergunto-lhe que horas seriam", sem o ponto e vírgula.

    Por fim, em E está a alternativa correta, com a vírgula marcando o deslocamento da oração adverbial temporal “quando chegamos" para antes da oração principal “a festa teve início". Logo, esta é a alternativa a ser marcada.

    Gabarito do professor: Letra E.