SóProvas


ID
5490448
Banca
UFR
Órgão
UFR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao Pensamento Estratégico, qual sistema de controle permite uma visão em conjunto de quatro dimensões ou perspectivas do desempenho organizacional: cliente, inovação, finanças e processos internos, de modo a atingir a excelência nos resultados empresariais? 

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre ferramentas e técnicas de gestão administrativa. Nesta caso, devemos marcar a alternativa que apresenta o sistema de controle permite uma visão em conjunto de quatro dimensões ou perspectivas do desempenho organizacional: cliente, inovação, finanças e processos internos.

    A - correta. Segundo seus autores, Kaplan e Norton, O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes em uma organização. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    • Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.

    • Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.

    • Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.

    • Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    B - incorreta. A Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Tem a finalidade de avaliar os aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros. A Sigla SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunitiesque significam Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.

    As Forças e as Fraquezas estão situadas no ambiente interno da organização, pertencem, por isso, àqueles aspectos que podem ser por ela controlados.

    • Forças/Strengths: representam aquilo que a organização tem de melhor, que funciona bem para o alcance das suas metas.

    • Fraquezas/Weaknesses: são aqueles aspectos que têm o que melhorar para não comprometer o desempenho organizacional.

    Por outro lado, o ambiente externo, que contém os aspectos incontroláveis pela organização, pode proporcionar algumas situações que podem ser positivas ou negativas. Ele contempla:

    • Ameaças/Threats: são situações que colocam o negócio da organização em risco.

    • Oportunidades/Opportunities: são situações que podem, se aproveitadas, alavancar o negócio da organização.

    C - incorreta. Matriz BCG é uma metodologia que permite a análise gráfica do desempenho de produtos de uma marca no mercado. A matriz BCG fundamenta-se no estudo da participação no mercado, retratada através de uma matriz que permite classificar as unidades de negócios ou produtos de acordo com sua participação no mercado e a taxa de crescimento do mercado em que atuam, representando as quatro fontes de lucros ou resultados:

    • V.a.c.a leiteira: refere-se a um produto ou serviço consolidado e que chegou no limite, pois tem alta participação e baixo crescimento de mercado. As organizações têm a tendência de gostar das v.a.c.a.s leiteiras porque eles costumam gerar lucros elevados à custa de baixos investimentos.

    • Estrela: é neste quadrante que a organização deseja que seus produtos estejam, chegar nele significa que o item tem alta participação de mercado e alta possibilidade de crescimento.

    • Interrogação: é onde a instituição precisa prestar mais atenção, porque o crescimento do mercado é alto, mas a participação ainda é baixa. A organização ainda não está conseguindo desenvolver todo seu potencial.

    • Abacaxi: este quadrante da matriz representa um problema. Nele estão os produtos que possuem baixa participação no mercado e baixa taxa de crescimento, cabendo a pergunta "até que ponto vale a pena investir nesse produto ou serviço?".

    D - incorreta. As estratégias genéricas de Porter são as seguintes:

    • Liderança em custos – é aquela em que a empresa busca maior eficiência na produção, de modo a obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Ser mais eficientes (menores custos) permite que a organização opere com maior lucratividade em relação aos seus concorrentes.

    • Diferenciação – busca obter vantagem competitiva por meio das características diferenciadas dos seus produtos ou serviços. O cliente, ao perceber que a organização lhe oferece certa exclusividade, não verá muito problema em pagar um preço mais elevado. A diferenciação não precisa estar, necessariamente, no produto; pode estar presente também no atendimento oferecido pela organização.

    • Foco ou Enfoque – essa estratégia, a instituição focaliza seus esforços num nicho de mercado (recorte de um mercado), buscando obter uma vantagem que não seria possível obter no mercado como um todo.

    Além disso, o modelo de Porter identifica cinco forças no ambiente da organização que são capazes de influenciar a concorrência. As cinco forças são:

    • Ameaça de novos entrantes;
    • Poder de barganha dos fornecedores da organização;
    • Poder de barganha dos clientes da organização;
    • Ameaça de produtos substitutos;
    • Intensidade da rivalidade entre organizações concorrentes.

    Tendo visto as opções apresentadas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte: 

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

    FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • GABARITO - A

    Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.

    Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.

    Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.

    Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

  • GAB A

    As perspectivas do balanced scorecard (BSC) são:

    1. Processos Internos: busca avaliar o grau de inovação nos processos de gestão da empresa e o nível de qualidade de suas operações.
    2. Financeira: corresponde aos aspectos financeiros da organização, aos impactos das decisões estratégicas nos indicadores e metas estabelecidas.
    3. Crescimento/Aprendizagem: corresponde à capacidade que a empresa possui para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade.
    4. Cliente: inclui indicadores como satisfação, participação no mercado e a retenção de clientes, além da aquisição de clientes potenciais. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • 1° ---- Aprendizado / Crescimento

    2º ---- Processos internos

    3º ---- Clientes

    4º ---- Finanças