SóProvas


ID
5504164
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para uma companheira inseparável


    Em Gramado, o Festival de Cinema; em Passo Fundo, a Jornada de Literatura: uma semana de festas no Rio Grande do Sul. Não para mim, que não fui convidado para nenhuma das duas (talvez pensem que já morri?), e mesmo que fosse, quase certamente não poderia ir. É que, embora continue vivo, arrumei uma inimiga poderosa. A Tosse, eu a chamo, assim mesmo, com maiúsculas merecidas, pois já dura uns quatro meses e não tem nada, absolutamente nada, que a cure.

    Começou, que eu me lembre, lá por maio. Foi logo depois de uma gripe e tão generalizada que tinha também um pouco de sinusite, rinite, otite e se outros ites existem no aparelho respiratório, essa gripe certamente também tinha. Tudo foi passando aos poucos. Ela, a Tosse, não.

    Traiçoeira, inadequada, vem principalmente à noite. Tarde da noite, como entidade do mal que é, lá pelas quatro, cinco da manhã, quando faz tanto frio que seria suicídio sair da cama. E não passa.

    Meu médico diz que a causa é uma só – chama-se Porto Alegre, talvez uma das cidades com um dos piores climas do país. Principalmente em agosto, quando as paredes vertem água de tanta umidade, não há sol, o mofo se infiltra e as casas geladas transformam-se numa espécie de Disneyworld de ácaros. Trata-se, portanto, de atravessar agosto. Falta pouco. Prometo ser forte.

(Caio Fernando de Abreu. Pequenas epifanias, 2014. Adaptado)

Não para mim, que não serei convidado para nenhuma das duas (talvez pensem que já morri?), e mesmo que ______ , quase certamente não _____ ir.


Analisando-se a correlação dos tempos verbais, assinale a alternativa em que os termos completam as lacunas do enunciado, em conformidade com a norma-padrão. 

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    seja ... poderei

    (..) e mesmo que _seja __ , quase certamente não __poderei__ ir.

  • Gabarito na alternativa C

    Solicita-se indicação, considerada escorreita correlação verbal, dos verbos que completam a passagem:

    "Não para mim, que não serei convidado para nenhuma das duas (talvez pensem que já morri?), e mesmo que seja, quase certamente não poderei ir."

    A primeira parte da passagem é construída com forma de futuro do presente "serei". As formas verbais ausentes denotam respectivamente: um evento futuro hipotético e um evento futuro certo.

    Pode-se concluir pelo uso da forma de presente do subjuntivo "seja", evento futuro hipotético, para a primeira lacuna e pelo uso da forma de futuro do presente "poderei", evento futuro e certo, para a segunda.

  • correlação verbal. futuro do subjuntivo ( seja )com futuro do presente ( rei)
  • A questão requer conhecimento acerca das correlações dos tempos verbais.


    Sempre que uma oração subordinada estiver introduzida por uma conjunção ou locução conjuntiva subordinativa adverbial concessiva, tais como: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, por mais que etc., o verbo deverá ser flexionado no presente do subjuntivo ou no pretérito imperfeito do subjuntivo e, para manter a correlação verbal, o verbo da oração principal deverá estar no futuro do presente.


    “Não para mim, que não serei convidado para nenhuma das duas (talvez pensem que já morri?), e mesmo que seja, quase certamente não poderei ir."


    Gabarito da Professora: Alternativa (C).
  • Não para mim, que não serei convidado para nenhuma das duas (talvez pensem que já morri?), e mesmo que ______ , quase certamente não _____ ir.

    E mesmo que seja convidado, quase certamente não poderei ir ao festival.