Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os controles sobre as pessoas. Deve ser marcada a alternativa que apresenta os três grupos de controle sobre as pessoas.
Segundo a lição do professor Maximiano (2019), muitos dos controles sobre as pessoas tem a função de garantir a eficácia dos outros sistemas de controle.
Os controles que agem sobre o comportamento das pessoas podem ser divididos em três grupos:
- controle formal
- controle social
- controle técnico
Agora vejamos cada um deles em detalhes (MAXIMIANO, 2019, p.337, 338)
Controle formal
É a possibilidade de um gerente utilizar o poder racional-legal de seu cargo para induzir ou inibir algum comportamento. O controle formal utiliza diversos mecanismos:
- punições
- recompensas
- sistemas combinados de planejamento
- controle e avaliação de desempenho
A simples existência de um chefe é exemplo de controle formal.
Controle social
É aquele exercido por um conjunto de pessoas sobre qualquer de seus membros, para ajustar seu comportamento às crenças, aos valores e às normas criadas pelo grupo. A aceitação de crenças, valores e normas sociais chamam-se conformidade social.
O controle social também faz uso de mecanismos de punições e recompensas para estimular e inibir o comportamento humano.
Controle técnico
É a exigência que alguém sente para comportar-se de determinada maneira, independentemente de chefes ou colegas. É exercido por sistemas que determinam a direção, intensidade e frequência do comportamento.
O controle técnico combina com o controle social para formar o controle técnico-social, que consiste na ação exercida por um grupo que está interessado na execução de determinada tarefa, sobre uma pessoa envolvida na execução dessa mesma tarefa.
Concluímos que a alternativa "D" é correta.
GABARITO: D
Fonte:
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à Administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
CONTROLE FORMAL: O controle formal utiliza diversos mecanismos: punições, recompensas, sistemas combinados de planejamento, entre outros. A simples existência de um chefe já é uma forma de controle formal. Um ingrediente importante nesse controle é a existência de objetivos, que tanto podem referir-se aos resultados finais quanto a aspectos de comportamento.
CONTROLE SOCIAL: Exercido por um grupo de pessoas sobre qualquer de seus membros, para ajustar seu comportamento às crenças, valores e normas criadas por esse mesmo grupo. O Controle social também utiliza mecanismos de punições e recompensas para estimular e inibir o comportamento humano, fazer ironias ou mostrar surpresa porque alguém se veste de fala ou se veste de forma diferente é um exemplo de censura social.
CONTROLE TÉCNICO: Exercido por sistemas que determinam à direção, intensidade e frequência do comportamento.
http://cursosnocd.com.br/trabalhos-prontos/controle-estrategico-administracao.pdf