-
A palavra correta é Culminou e nao Cominou, portanto cabe recurso
-
Gabarito na alternativa C
Solicita-se indicação das alternativas corretamente redigidas:
1. Acoimou-lhe por uso indevido de substância ilegal.
Incorreta. O verbo "acoimar", sinônimo de castigar, punir, encontra na forma pronominal oblíqua seu objeto direto, devendo ser empregadas as formas "a" ou "o".
2. Certificou-lhe de que a norma disciplinar seria cumprida.
Incorreta. O verbo "certificar" encontra na forma pronominal oblíqua seu objeto direto, devendo ser empregadas as formas "a" ou "o".
3. Cominou-lhe pena mais rigorosa do que a prevista para o caso.
Correta. O pronome "lhe" atua como objeto indireto do verbo "cominar".
4. Intimou-lhe a comparecer em juízo.
Incorreta. O verbo "intimar" encontra na forma pronominal oblíqua seu objeto direto, devendo ser empregadas as formas "a" ou "o".
5. Irrogou-lhe a responsabilidade pelas ofensas proferidas.
Correta. O pronome "lhe" atua como objeto indireto do verbo "irrogar". O termo "a" que antecede "responsabilidade" é apenas artigo definido.
-
O colega Ivan já se deu o trabalho de esmiuçar item por item. Eu, por minha vez, chamo atenção para um único item.
O candidato astuto notaria um erro que passa despercebido pela maioria e economizaria largo tempo na hora da prova. Observe a segunda frase:
"Certificou-lhe de que a norma disciplinar seria cumprida."
No contexto em apreço, é incontestável que o verbo "certificar" tem o sentido de "certificar alguém de algo". Esse verbo deve, necessariamente, ter dois complementos verbais: um direto e outro indireto. Ora, na redação acima, ele possui dois complementos verbais indiretos, respectivamente "lhe" e "de que a norma disciplinar seria cumprida". Essa estrutura, portanto, apresenta grave erro de regência verbal. Perceba também que esse item está presente em todas as opções de resposta, à exceção do gabarito. Com esse detalhe sutil, você acertaria a questão sem dificuldade, sem dispender muito tempo.
Letra C
-
ACOIMAR = PAGAR MULTA, MULTAR
-
Certificar tem dupla regência:
a) objeto direto de pessoa e indireto daquilo que se certifica: Certifiquei-o da punição que lhe fora imposta. Certificamos João da Silva da decisão judicial. O professor certificou o aluno da possível premiação.
b) objeto direto da coisa certificada e indireto de pessoa: Certifiquei-lhe o ocorrido. Certificamos a presença aos interessados. A escola certifica aos estudantes as regras para a participação no concurso.
Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/certificar-regencia/