SóProvas


ID
5519416
Banca
FURB
Órgão
Câmara de Timbó - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


ESTRATÉGIA


Dizem que, certa vez, estava um cego sentado no passeio, com um boné em seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia: "POR FAVOR! AJUDEM-ME, SOU CEGO".


Um criador de publicidade que passava por ele, parou e observou umas poucas moedas no boné. Sem lhe pedir permissão, pegou o cartaz, deu volta, pegou um giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira sobre os pés do cego e se foi.


Pela tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmolas, e seu boné estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu seus passos e lhe perguntou se tinha sido ele que escreveu seu cartaz e sobretudo, o que ele tinha escrito. O publicitário lhe respondeu: 


 - Nada que não esteja certo com seu anúncio, mas com outras palavras. Sorriu e seguiu seu caminho. 


 O novo cartaz dizia: "HOJE É PRIMAVERA, E NÃO POSSO VÊ-LA!" 


Mudemos de estratégia, quando as coisas não nos saem bem, e veremos que o resultado poderá ser diferente.


Fonte: https://www.contandohistorias.com.br/html/contan dohistorias.html - Modificado

Sobre o período "Mudemos de estratégia quando as coisas não nos saem bem, e veremos QUE O RESULTADO PODERÁ SER DIFERENTE .", a oração destacada é classificada sintaticamente como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

    É a oração que faz papel de complemento de um verbo transitivo direto, ou seja, é um objeto direto oracional.

     "Mudemos de estratégia quando as coisas não nos saem bem, e veremos (VTD) QUE O RESULTADO PODERÁ SER DIFERENTE ."

    Bons estudos.

  • Se couber isso no lugar de que >>>> oração subordinada substantiva

    se couber o qual ,a qual (s) no lugar de que oração subordinada adjetiva

  • A questão exige conhecimento acerca de período composto. Sabendo disso, é pedido ao candidato que este assinale a alternativa que classifique sintaticamente a oração “QUE O RESULTADO PODERÁ SER DIFERENTE”, destacada no enunciado da referida questão.

     

    "Mudemos de estratégia quando as coisas não nos saem bem, e veremos QUE O RESULTADO PODERÁ SER DIFERENTE 

     

    A oração destacada introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta, exercendo sintaticamente a função de objeto direto em relação à oração principal “veremos”.

     

    A – Alternativa incorreta. A oração destacada, que compõe o período acima, não estabelece uma relação coordenativa, uma vez que a oração principal “veremos” depende sintaticamente da oração seguinte a fim de cumprir seu sentido efetivamente;

     

    B – Alternativa incorreta.  O motivo pelo qual essa alternativa é considerada incorreta se justifica pelo mesmo motivo da explicação dada acima na alternativa A;

     

    C – Alternativa incorreta. A oração “QUE O RESULTADO PODERÁ SER DIFERENTE é introduzida por uma conjunção integrante, o que isenta qualquer possibilidade de a oração ser considerada subordinada adjetiva, entendendo que toda oração subordinada adjetiva é iniciada por um pronome relativo e não por uma conjunção integrante;

     

    D – Alternativa correta. Como já foi analisado acima, a oração destacada introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta, exercendo sintaticamente a função de objeto direto em relação à oração principal “veremos”;

     

    E – Alternativa incorreta. A alternativa é incorreta devido ao fato de a oração destacada não exercer função sintática de adjunto adnominal através do pronome relativo que inicia toda oração subordinada adjetiva.

     

    Gabarito: D

     

  • caramba acertei, meus agradecimentos à professora Kilma Passos

  • GAB D de Delta

  • e veremos ISSO. Subordinada Substantiva Objetiva Direta

  • EXPLICAÇÃO SIMPLIFICADA PARA INICIANTES:

    Chegue a qualquer pessoa aleatória e fale a frase destacada, caso ela faça algum sentido e não precise de algum complemento ela é coordenada (por exemplo: vou tomar café) caso contrário é subordinada (por exemplo: QUE O RESULTADO PODERÁ SER SER DIFERENTE).

    Se possuir no seu início "QUE" ou "SE" será sempre SUBSTANTIVA.