a) É um pronome relativo;
Correto. A partícula "que" em destaque encabeça uma oração subordinada adjetiva restritiva. Esse tipo de oração, em geral, é introduzida por um pronome relativo (cujo, que, o qual, etc.);
b) É uma conjunção integrante;
Incorreto. Quando conjunção integrante subordinativa, a partícula "que" introduz oração subordinada substantivas, e não adjetivas;
c) É uma conjunção subordinativa adverbial;
Incorreto. O "que" não pode ser classificado, em nenhum contexto, em conjunção subordinativa adverbial;
d) É uma conjunção coordenativa.
Incorreto. A partícula "que" até pode ser uma conjunção coordenativa, especialmente explicativa. Ex..: Estude, que isso mudará seu futuro; não obstante, no caso em tela, conforme já explicado, é um pronome relativo.
Letra A
A questão é de morfologia e quer que classifiquemos a palavra destacada em “Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã”. Vejamos:
.
A) É um pronome relativo;
Certo. "Que", nesse caso, é pronome relativo, retoma "tu", equivale a "o qual" e introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgula).
Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". São pronomes relativos: que, quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas). Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)
.
"QUE" pronome relativo equivale a O(A) (S) QUAL (IS) Ex.: A prova que fiz foi difícil. (que = A QUAL)
"QUE" conjunção integrante equivale a ISSO / ESSE (A) Ex.: Estou certo de que você passará nas provas. (= Estou certo DISSO)
.
B) É uma conjunção integrante;
Errado.
Conjunção integrante: introduz oração subordinada substantiva. É mero conectivo oracional. As conjunções integrantes são representadas pelas conjunções "QUE" e "SE”. A oração pode ser trocada por "isso, nisso, disso". Ex.: Necessito de que me ajude. (= Necessito disso).
.
C) É uma conjunção subordinativa adverbial;
Errado.
Conjunções subordinativas: são as que ligam duas orações que se completam uma à outra e fazem que a segunda dependa da primeira. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).
.
D) É uma conjunção coordenativa.
Errado.
Conjunções coordenativas: são as que ligam orações sem fazer que uma dependa da outra, sem que a segunda complete o sentido da primeira. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
.
Gabarito: Letra A