A questão é de morfologia e quer que identifiquemos, a respeito do título do poema, “Seiscentos e sessenta e seis”, a alternativa INCORRETA. Vejamos:
.
A) Os termos “seiscentos”, “sessenta” e “seis” são classificados como numerais.
Certo.
Numeral: palavra variável que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa série. Refere-se ao substantivo, dando-lhe ideia de número. O numeral pode ser cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.
Numeral CARDINAL: indica quantidade determinada de seres. Ex.: um, dois, três...
Numeral ORDINAL: indica a ordem (posição) que o ser ocupa em uma série. Ex.: primeiro, segundo, terceiro...
Numeral FRACIONÁRIO: expressa ideia de divisão (fração), indicando em quantas partes a quantidade foi dividida. Ex.: meio, terço, quarto...
Numeral MULTIPLICATIVO: expressa ideia de multiplicação, indicando quantas vezes a quantidade foi aumentada. Ex.: dobro, triplo, quádruplo...
.
B) Os termos “seiscentos” e “sessenta” são formados a partir do termo “seis”.
Certo. 600 unidades = 60 dezenas = 6x10x10. 60 unidades = 6 dezenas
.
C) O termo “seiscentos” está ortograficamente incorreto, pois o correto é “seisentos”.
Errado. O correto é "seiscentos".
.
D) O termo “e” classifica-se gramaticalmente como uma conjunção.
Certo. "E", nesse caso, é conjunção.
Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).
.
Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
.
Gabarito: Letra C