SóProvas



Prova FAUEL - 2018 - Prefeitura de Goioerê - PR - Advogado


ID
5524762
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca da seguridade social, de acordo com a Constituição Federal e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão: A

    A assistência a saúde é de livre iniciativa privada, ou seja, as instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e sem fins lucrativos. Entretanto, haverá algumas restrições impostas, que são:

    ✅É vedada a destinação de recursos públicos para auxílio ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

    É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país, salvo nos casos previstos em lei.

  • GABARITO: A

    Alternativa A (ERRADA): Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. § 3º É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

    Alternativa B (CORRETA): "É constitucional a regra que veda, no âmbito do Sistema Único de Saúde — SUS, a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio SUS, ou por médico conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes."

    STF. Plenário. RE 581488/RS, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 3/12/2015 (repercussão geral) (Info 810).

    Fonte: DOD

    Alternativa C (CORRETA): Responsabilidade pelo fornecimento do medicamento ou pela realização do tratamento de saúde

    O tratamento médico adequado aos necessitados se insere no rol dos deveres do Estado, porquanto responsabilidade solidária dos entes federados.

    O polo passivo pode ser composto por qualquer um deles, isoladamente, ou conjuntamente.

    A fim de otimizar a compensação entre os entes federados, compete à autoridade judicial, diante dos critérios constitucionais de descentralização e hierarquização, direcionar, caso a caso, o cumprimento conforme as regras de repartição de competências e determinar o ressarcimento a quem suportou o ônus financeiro.

    As ações que demandem fornecimento de medicamentos sem registro na ANVISA deverão necessariamente ser propostas em face da União.

    STF. Plenário. RE 855178 ED/SE, rel. orig. Min. Luiz Fux, red. p/ o ac. Min. Edson Fachin, julgado em 23/5/2019 (Info 941).

    Fonte: DOD

    Alternativa D (CORRETA): Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: § 1º. O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.


ID
5524765
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre os municípios, conforme a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5524768
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

NÃO constitui hipótese de dispensa de licitação:

Alternativas

ID
5524771
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta, a respeito dos atos administrativos. 

Alternativas

ID
5524774
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta, acerca do benefício de prestação continuada, previsto na Lei 8.742 de 1993:

Alternativas

ID
5524777
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a Lei 8.742 de 1993: 

Alternativas

ID
5524780
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei 10.741 de 2003 (Estatuto do Idoso):

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    A) Correta: Art. 35.  Todas as entidades de longa permanência, ou casa-lar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada.

    §2º:  O Conselho Municipal do Idoso ou o Conselho Municipal da Assistência Social estabelecerá a forma de participação prevista no § 1, que não poderá exceder a 70% (setenta por cento) de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.

    B) Errada: Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observada a reserva de pelo menos 5% (cinco por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos. Art.38, I-  I - reserva de pelo menos 3% (três por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos;  

    C) Errada: As entidades de atendimento, públicas ou privadas, têm a obrigação de fornecer vestuário adequado e alimentação suficiente. Art. 50. III: fornecer vestuário adequado, se for pública, e alimentação suficiente;

    D) Errada: Havendo ocorrência de infração por entidade de atendimento, que coloque em risco os direitos assegurados nesta Lei, será o fato comunicado ao Poder Judiciário, para as providências cabíveis, inclusive para promover a suspensão das atividades ou dissolução da entidade, com a proibição de atendimento a idosos a bem do interesse público, sem prejuízo das providências a serem tomadas pela Vigilância Sanitária. Art. 55, § 3 Na ocorrência de infração por entidade de atendimento, que coloque em risco os direitos assegurados nesta Lei, será o fato comunicado ao Ministério Público, para as providências cabíveis, inclusive para promover a suspensão das atividades ou dissolução da entidade, com a proibição de atendimento a idosos a bem do interesse público, sem prejuízo das providências a serem tomadas pela Vigilância Sanitária.

  • A) Art. 35. Todas as entidades de longa permanência, ou casa-lar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada. 

    § 1 No caso de entidades filantrópicas, ou casa-lar, é facultada a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade.

    § 2 O Conselho Municipal do Idoso ou o Conselho Municipal da Assistência Social estabelecerá a forma de participação prevista no § 1, que não poderá exceder a 70% (setenta por cento) de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.

    § 3 Se a pessoa idosa for incapaz, caberá a seu representante legal firmar o contrato a que se refere o caput deste artigo.

    B) Art. 38. Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado o seguinte:

    I - reserva de pelo menos 3% (três por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos;      

    II – implantação de equipamentos urbanos comunitários voltados ao idoso;

    III – eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, para garantia de acessibilidade ao idoso;

    IV – critérios de financiamento compatíveis com os rendimentos de aposentadoria e pensão.

    Parágrafo único. As unidades residenciais reservadas para atendimento a idosos devem situar-se, preferencialmente, no pavimento térreo.

    C) Art. 50. Constituem obrigações das entidades de atendimento:

    III – fornecer vestuário adequado, se for pública, e alimentação suficiente;

    D) Art. 55.   As entidades de atendimento que descumprirem as determinações desta Lei ficarão sujeitas, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal de seus dirigentes ou prepostos, às seguintes penalidades, observado o devido processo legal:

    § 3  Na ocorrência de infração por entidade de atendimento, que coloque em risco os direitos assegurados nesta Lei, será o fato comunicado ao Ministério Público, para as providências cabíveis, inclusive para promover a suspensão das atividades ou dissolução da entidade, com a proibição de atendimento a idosos a bem do interesse público, sem prejuízo das providências a serem tomadas pela Vigilância Sanitária.

  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) É possível a cobrança de participação do idoso no custeio de entidade de longa permanência, cujo valor não poderá exceder a 70% (setenta por cento) de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 35, §§ 1º e 2º, do Estatuto do Idoso: Art. 35,  § 1 No caso de entidades filantrópicas, ou casa-lar, é facultada a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade.  § 2 O Conselho Municipal do Idoso ou o Conselho Municipal da Assistência Social estabelecerá a forma de participação prevista no § 1, que não poderá exceder a 70% (setenta por cento) de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.

    b) Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observada a reserva de pelo menos 5% (cinco por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos.

    Errado. A porcentagem é de 3 e não 5. Aplicação do art. 38, I, do Estatuto do Idoso: Art. 38. Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado o seguinte: I - reserva de pelo menos 3% (três por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos; 

    c) As entidades de atendimento, públicas ou privadas, têm a obrigação de fornecer vestuário adequado e alimentação suficiente.

    Errado. A entidade privada somente o vestuário adequado; se for pública vestuário e alimentação suficiente. Aplicação do art. 50, III, do Estatuto do Idoso:  Art. 50. Constituem obrigações das entidades de atendimento: III – fornecer vestuário adequado, se for pública, e alimentação suficiente;

    d) Havendo ocorrência de infração por entidade de atendimento, que coloque em risco os direitos assegurados nesta Lei, será o fato comunicado ao Poder Judiciário, para as providências cabíveis, inclusive para promover a suspensão das atividades ou dissolução da entidade, com a proibição de atendimento a idosos a bem do interesse público, sem prejuízo das providências a serem tomadas pela Vigilância Sanitária. 

    Errado. A competência é do MP e não do Poder Judiciário. Aplicação do art. 55, § 3º, do Estatuto do Idoso: Art. 55,  § 3 Na ocorrência de infração por entidade de atendimento, que coloque em risco os direitos assegurados nesta Lei, será o fato comunicado ao Ministério Público, para as providências cabíveis, inclusive para promover a suspensão das atividades ou dissolução da entidade, com a proibição de atendimento a idosos a bem do interesse público, sem prejuízo das providências a serem tomadas pela Vigilância Sanitária.

    Gabarito: A


ID
5524783
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei 10.741 de 2003 (Estatuto do Idoso): 

Alternativas

ID
5524786
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei 8.069 de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente):

Alternativas

ID
5524789
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Acerca da adoção, de acordo com a Lei 8.069 de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Admite-se a adoção por procuração, desde que lavrada por instrumento público e com poderes específicos.

    Errado. É vedada a adoção por procuração. Aplicação do art. 39, § 2º, ECA: Art. 39, § 2 É vedada a adoção por procuração.

    b) A adoção será precedida de estágio de convivência com a criança ou adolescente, pelo prazo máximo de 90 (noventa) dias, observadas a idade da criança ou adolescente e as peculiaridades do caso.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 46, caput, ECA: Art. 46. A adoção será precedida de estágio de convivência com a criança ou adolescente, pelo prazo máximo de 90 (noventa) dias, observadas a idade da criança ou adolescente e as peculiaridades do caso. 

    c) Em caso de conflito entre direitos e interesses do adotando e de seus pais biológicos, devem prevalecer os direitos e os interesses dos pais biológicos.

    Errado. Prevalecem os interesses e direitos do adotando, nos termos do art. 39, §3º, ECA: Art. 39, § 3 Em caso de conflito entre direitos e interesses do adotando e de outras pessoas, inclusive seus pais biológicos, devem prevalecer os direitos e os interesses do adotando.

    d) A adoção produz seus efeitos a partir de registro da sentença no ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais.

    Errado. Na verdade, a adoção produz seus efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença constitutiva. Aplicação do art. 47, § 7º, ECA: Art. 47, § 7 A adoção produz seus efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença constitutiva, exceto na hipótese prevista no § 6  do art. 42 desta Lei, caso em que terá força retroativa à data do óbito.

    Gabarito: B

  • GABARITO: B

    LETRA A -  Art. 39. [...] § 2º. É vedada a adoção por procuração.

    LETRA B - Art. 46. A adoção será precedida de estágio de convivência com a criança ou adolescente, pelo prazo máximo de 90 (noventa) dias, observadas a idade da criança ou adolescente e as peculiaridades do caso.

    LETRA C - Art. 39. [...] § 3º. Em caso de conflito entre direitos e interesses do adotando e de outras pessoas, inclusive seus pais biológicos, devem prevalecer os direitos e os interesses do adotando.

    LETRA D - Art. 47. [...] § 7º. A adoção produz seus efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença constitutiva, exceto na hipótese prevista no § 6º do art. 42 desta Lei, caso em que terá força retroativa à data do óbito.

    FONTE: ECA.


ID
5524792
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Conforme a Lei Orgânica do Município de Goioerê, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5524795
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Conforme a Lei Orgânica do Município de Goioerê, é INCORRETO afirmar que: 

Alternativas

ID
5524798
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A pretensão dos tabeliães pela percepção de emolumentos, custas e honorários, prescreve em: 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A, art. 206, §1º, III, do CC.

  • GABARITO: A

    Art. 206. Prescreve:

    § 1 o Em um ano:

    III - a pretensão dos tabeliães, auxiliares da justiça, serventuários judiciais, árbitros e peritos, pela percepção de emolumentos, custas e honorários;

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.406/2002 (Código Civil - CC), e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando a prescrição da pretensão dos tabeliães pela percepção de emolumentos, custas e honorários.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 206, § 1º, III, CC, que preceitua:

    Art. 206. Prescreve: § 1 Em um ano: III - a pretensão dos tabeliães, auxiliares da justiça, serventuários judiciais, árbitros e peritos, pela percepção de emolumentos, custas e honorários;

    Portanto, a prescrição da pretensão dos tabeliães pela percepção de emolumentos, custas e honorários é de 1 anos, de modo que somente o item "A" encontra-se correto.

    Gabarito: A


ID
5524801
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Conforme a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei 4.657/1942), é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    Fonte: LINDB

    A Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país em que se constituírem, destinando-se a obrigação a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, será esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrínsecos do ato.

    Art. 9º  Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país em que se constituírem.

    § 1º  Destinando-se a obrigação a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, será esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrínsecos do ato.

    B Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes, os princípios gerais de direito e a equidade.

    NÃO tem equidade.

    Art. 4º   Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    C A lei da nacionalidade da pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família. ❌

    Art. 7º   A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.

    D O penhor regula-se pela lei do país em que estiver a pessoa, em cuja posse se encontre a coisa apenhada. ❌

    Art. 8º  

    § 2º   O penhor regula-se pela lei do domicílio que tiver a pessoa, em cuja posse se encontre a coisa apenhada.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art. 9o Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país em que se constituirem. § 1o Destinando-se a obrigação a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, será esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrínsecos do ato.

    b) ERRADO: Art. 4o Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    c) ERRADO: Art. 7o A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.

    d) ERRADO: Art. 8º, § 2o O penhor regula-se pela lei do domicílio que tiver a pessoa, em cuja posse se encontre a coisa apenhada.


ID
5524804
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
5524807
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Sobre os crimes em espécie previstos no Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    A) Errada: Art 108; Constitui crime punível com reclusão lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, ainda que devidamente representada. ( sem a devida representação legal).

    B) Correta: Art. 5 §1º É passível de receber pena de reclusão aquele que humilha pessoa idosa, por qualquer motivo.

    C) Errada:   Art. 95. Os crimes previstos no Estatuto do Idoso são, em regra, de ação pública condicionados à representação.  penal pública incondicionada, não se lhes aplicando os  e 

    D) Errada: Art.100. Não constitui crime negar a alguém, por motivo de idade, emprego ou trabalho.Constitui crime punível com reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa:

  • a)   Constitui crime punível com reclusão lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, .Art. 108 Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, SEM A DEVIDA REPRESENTAÇÃO LEGAL.

     

    b)   É passível de receber pena de reclusão aquele que humilha pessoa idosa, por qualquer motivo.

    Art. 96 Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade.

    Pena – reclusão de 6 meses a 1 ano e multa.

    § 1º Na mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.

     

    c)   Os crimes previstos no Estatuto do Idoso são, em regra, de ação pública .

    Art. 95 Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada, não se lhes aplicando os arts. 181 e 182 do Código Penal.

     

    d)    constitui crime negar a alguém, por motivo de idade, emprego ou trabalho.

    Art. 100 Constitui crime punível com reclusão de 6 meses a 1 ano e multa:

    II – negar a alguém, por motivo de idade, emprego ou trabalho.

  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Constitui crime punível com reclusão lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, ainda que devidamente representada.

    Errado. O crime ocorre se não houver a devida representação. Aplicação do art. 108, do Estatuto do Idoso: Art. 108. Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação legal: Pena – reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

    b) É passível de receber pena de reclusão aquele que humilha pessoa idosa, por qualquer motivo.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 96, § 1º, do Estatuto do Idoso: Art. 96. Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade: Pena – reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa. § 1 Na mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.

    c) Os crimes previstos no Estatuto do Idoso são, em regra, de ação pública condicionados à representação.

    Errado. Os crimes são de ação penal pública incondicionada. Aplicação do art. 95, do Estatuto do Idoso: Art. 95. Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada, não se lhes aplicando os arts. 181 e 182 do Código Penal.

    d) Não constitui crime negar a alguém, por motivo de idade, emprego ou trabalho.

    Errado. Constitui crime, sim, nos termos do art. 100, do Estatuto do Idoso: Art. 100. Constitui crime punível com reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa: II – negar a alguém, por motivo de idade, emprego ou trabalho;

     

    Gabarito: B


ID
5524810
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise a seguinte explicação sobre uma relevante organização internacional da atualidade e assinale a alternativa que indica de qual instituição se trata.

“Foi criada em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial. Segundo o tratado constitutivo da organização, os seus propósitos são manter a paz e a segurança internacionais; desenvolver relações amistosas entre as nações; conseguir uma cooperação internacional para resolver problemas internacionais; promover e estimular o respeito aos direitos humanos; e ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns. Atualmente, a organização conta com quase duzentos países”.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • O QUE É A ONU?

    A Organização das Nações Unidas, popularmente conhecida como ONU (ou no idioma inglês como UN), é uma organização internacional cuja principal missão é a paz. Ela é formada pelo que se chama de países-membros e nenhum deles é obrigado a integrá-la; a ideia é que o país que concordar com os princípios da organização, como o trabalho pela paz e o desenvolvimento mundial, possa voluntariamente adentrá-la e somar na construção dessas metas.

  • GAB-A

    ONU---ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS.

    O CONCURSEIRO RAIZ NUNCA DESISTE!!!

  • Depois da primeira guerra mundial foi criada a Liga das Nações, porém essa se mostrou ineficaz quando não conseguiu conter os avanços da segunda guerra mundial. Por isso, após a segunda guerra mundial se fez necessário criar um outro tipo de organização que procurasse evitar outros conflitos. Nesse contexto instaura-se a ONU, a qual perdura até hoje.


ID
5524813
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia a seguinte notícia sobre um recente episódio com repercussões na política brasileira e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

“Os três desembargadores encarregados de julgar o ex-presidente confirmaram, em segunda instância, a condenação de Lula por corrupção. O juiz João Pedro Gebran Neto foi o primeiro a pronunciar-se sobre o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente, confirmando a condenação de Lula em primeira instância. O segundo a votar pela condenação do ex-presidente foi Leandro Paulsen, revisor do processo, que também deu como comprovado o pagamento de suborno ao ex-presidente, em forma de ____________________, em troca do favorecimento em contratos na Petrobras. O último desembargador a pronunciar-se foi Victor Laus, que anunciou seu voto em igual sentido”.

(Jornal de Notícias, 24/01/18, com adaptações).

Alternativas

ID
5524816
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A explicação a seguir diz respeito a um aspecto relevante da cultura artística brasileira do século XX. Examine-a e assinale a alternativa que indica o movimento de que se trata.

“Trata-se de um movimento da Música Popular Brasileira surgido em fins dos anos 50. O seu estilo musical é caracterizado, em essência, por um tom coloquial, temas do cotidiano e uma voz mais baixa, permeada de harmonias de samba e invenções melódicas de jazz. Assim, uma de suas obras mais marcantes, reconhecida internacionalmente, é a música ‘Garota de Ipanema’, composta por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim em 1962”.

(Toda Matéria, 06/04/17, com adaptações).

Alternativas

ID
5524819
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere a seguinte explicação sobre uma das principais teorias do intelectual canadense Marshall McLuhan.

“De acordo com sua teoria, a abolição das distâncias e do tempo, bem como a velocidade cada vez maior com que ocorreria o processo de comunicação em escala global, nos levaria a um contexto em que barreiras culturais, étnicas, geográficas, entre outras, seriam relativizadas, conduzindo-nos a uma homogeneização sociocultural. Neste caso, ações sociais e políticas, por exemplo, poderiam ter início simultaneamente e em escala global, e as pessoas seriam guiadas por ideais comuns de uma sociedade mundial”.
(WordPress, Estudos da Semiótica, 18/04/11, com adaptações).

Essa teoria se relaciona diretamente com o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Globalização : Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político.

    1. A globalização permitiu uma maior conexão entre pontos distintos do planeta
    2. A globalização é característica definidora da economia mundial contemporânea. 

    Nascimento : Aldeia Global , um mundo globalizado onde tudo está interligado.

    Tipos de Globalização : 3 tipos de globalização 

    1. econômica : O surgimento dos blocos econômicos - países que se juntam para fomentar relações comerciais, como por exemplo, o Mercosul e a União Europeia

    O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional

    • período de maior intensificação 

    a Terceira Revolução Industrial (conhecida também como "Revolução Técnico-Científica"

    1. cultural : A aproximação entre as diferentes nações do mundo também proporcionou aculturação 

    aculturação : quando vários elementos culturais são misturados, criando uma espécie de "mutação das culturas".

    1. informação : O desenvolvimento das tecnologias de informação, com destaque para o advento da internet, foi o principal responsável pelo surgimento do conceito deste tipo de globalização

    @Studyeduzinho

  • GAB-B

    globalização. 

    TODOS QUE NÃO TE APOIAM NOS ESTUDOS. SÃO SEUS INIMIGOS, ELIMINE-OS E VÁ ESTUDAR!!!


ID
5524822
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


Seiscentos e sessenta e seis

Mário Quintana


A vida é uns deveres que nós trouxemos para

fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…

Quando se vê, já é 6ª-feira…

Quando se vê, passaram 60 anos!

Agora, é tarde demais para ser reprovado…

E se me dessem – um dia – uma outra

oportunidade,

eu nem olhava o relógio

seguia sempre em frente…

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e

inútil das horas.

Assinale a alternativa que apresenta a interpretação mais adequada ao sentido central do poema.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    É preciso aproveitar a vida, pois o tempo passa depressa e, quando percebemos, já “é tarde demais”.

    ---- o tema abordado no poema é sobre o tempo, o quanto ele passa rápido. Logo o autor diz que se pudesse voltar no tempo não ligaria para ele e iria, simplesmente, aproveitar a vida.

    Força, guerreiros (as)!!


ID
5524825
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


Seiscentos e sessenta e seis

Mário Quintana


A vida é uns deveres que nós trouxemos para

fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…

Quando se vê, já é 6ª-feira…

Quando se vê, passaram 60 anos!

Agora, é tarde demais para ser reprovado…

E se me dessem – um dia – uma outra

oportunidade,

eu nem olhava o relógio

seguia sempre em frente…

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e

inútil das horas.

Analise o termo “deveres”, presente na frase “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa”, e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    A questão quer a alternativa incorreta.

    Deveres --- é um substantivo que significa tarefa, encargo. A alternativa "c" diz que é um verbo.

    Força, guerreiros (as)!!

  • Tu - Deveras

    Gab - C

  • A resposta é C, de fato. Contudo, a C só se torna a resposta porque é em relação à frase, que coloca o substantivo DEVERES para confundir os candidatos. Valendo lembrar que DEVERES, como verbo, pertence ao futuro do modo subjuntivo: quando tu deveres (2° conjugação).

    Sucesso, gente!

  • tu deveres kk

  • DEVER DE CASA - PLURAL, DEVERES DE CASA


ID
5524828
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


Seiscentos e sessenta e seis

Mário Quintana


A vida é uns deveres que nós trouxemos para

fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…

Quando se vê, já é 6ª-feira…

Quando se vê, passaram 60 anos!

Agora, é tarde demais para ser reprovado…

E se me dessem – um dia – uma outra

oportunidade,

eu nem olhava o relógio

seguia sempre em frente…

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e

inútil das horas.

A respeito do termo “há”, presente na frase “há tempo”, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Trata-se do verbo “haver”, utilizado no sentido de “ter”, como em “tem tempo”.
II. O verbo está conjugado no singular, por isso seu uso está incorreto.
III. O objeto direto “tempo” deveria estar no plural, para ficar gramaticalmente certo.
IV. Trata-se do verbo “haver”, utilizado no texto com o sentido de “fazer”, como em “faz tempo”.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    O Verbo Haver (no sentido de existir, de acontecer ou ocorrer, bem como nas indicações de tempoé impessoal. Assim, como não tem sujeito, é conjugado APENAS na 3.ª pessoa do singular. Também é VTD.

  • o verbo “ter” não deve ser usado para indicar existência, ocorrência,

    acontecimento ou tempo transcorrido. Em outras palavras, o verbo “ter”não deve ser empregado, na língua portuguesa, como verbo impessoal.

    Quando utilizado nesses sentidos, o verbo “ter” está sendo empregado em sua forma coloquial, não prevista na norma culta.

    O verbo “ter” tem duas sinonímias sentido de possuir;

    pode ser verbo auxiliar em uma locução verbal.

  • QUESTÃO SUBJETIVA, A MEU VER.

    É PERFEITAMENTE PLAUSÍVEL INTERPRETAR COMO "EXISTE TEMPO". ISTO É, O VERBO HAVER NO SENTIDO DE "EXISTIR" E NÃO NO SENTIDO DE "TER"

  • Também achei muito questionável o gabarito. Sempre vi usar o verbo "ter" no sentido de "haver". Mas nunca o inverso ("haver" com o sentido de "ter"); "haver" no sentido de "fazer" tbm é considerado verbo impessoal, mas não se aplica ao contexto do texto. Logo, a meu ver, o gabarito deveria ser a letra D (nenhuma afirmativa está correta).

  • Quando se usa ? A palavra  é uma conjugação do verbo “haver” quando este é impessoal, por isso seus significados mais comuns são no sentido de “existir” (nesse sentido, “ter”) ou, no caso de tempo decorrido, “fazer”.


ID
5524831
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


Seiscentos e sessenta e seis

Mário Quintana


A vida é uns deveres que nós trouxemos para

fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…

Quando se vê, já é 6ª-feira…

Quando se vê, passaram 60 anos!

Agora, é tarde demais para ser reprovado…

E se me dessem – um dia – uma outra

oportunidade,

eu nem olhava o relógio

seguia sempre em frente…

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e

inútil das horas.

A respeito do título do poema, “Seiscentos e sessenta e seis”, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    A questão pede a alternativa incorreta.

    Seiscentos ---- está correto sua grafia, na letra "c" diz que está incorreto.

    Força, guerreiros (as)!!

  • marquei a letra "A", por isso que é bom treinar kkk. ( não percebi que a banca pediu a incorreta)

  • Marquei A e depois fui cheio de fome descartando a C kkkkkk vou ser pobre pro resto da vida.

  • Gabarito C

    Whatsapp do capiroto...

  • Atenção rapaziada, sempre que uma questão parecer simples demais, do tipo que você olha e pensa "Ridícula, é com toda a certeza essa alternativa", releia o enunciado da questão.

    NÃO SUBESTIME A SUA PROVA.

  • A banca pedindo a incorreta e eu vou e marco a correta.

    Ter mais atenção ao enunciado e treinar para conquistar o objetivo.

  • A questão é de morfologia e quer que identifiquemos, a respeito do título do poema, “Seiscentos e sessenta e seis”, a alternativa INCORRETA. Vejamos:

     .

    A) Os termos “seiscentos”, “sessenta” e “seis” são classificados como numerais.

    Certo.

    Numeral: palavra variável que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa série. Refere-se ao substantivo, dando-lhe ideia de número. O numeral pode ser cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.

    Numeral CARDINAL: indica quantidade determinada de seres. Ex.: um, dois, três...

    Numeral ORDINAL: indica a ordem (posição) que o ser ocupa em uma série. Ex.: primeiro, segundo, terceiro...

    Numeral FRACIONÁRIO: expressa ideia de divisão (fração), indicando em quantas partes a quantidade foi dividida. Ex.: meio, terço, quarto...

    Numeral MULTIPLICATIVO: expressa ideia de multiplicação, indicando quantas vezes a quantidade foi aumentada. Ex.: dobro, triplo, quádruplo...

     .

    B) Os termos “seiscentos” e “sessenta” são formados a partir do termo “seis”.

    Certo. 600 unidades = 60 dezenas = 6x10x10. 60 unidades = 6 dezenas

     .

    C) O termo “seiscentos” está ortograficamente incorreto, pois o correto é “seisentos”.

    Errado. O correto é "seiscentos".

     .

    D) O termo “e” classifica-se gramaticalmente como uma conjunção.  

    Certo. "E", nesse caso, é conjunção.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra C 

  • não sou melhor que ninguém aqui, mas é a automático eu sublinhar o que pede no caput da questão, já é neura.

  • Eu marquei D e depois percebi que tava pedindo a incorreta -Defeat

    Força guerreiros; "treinamento difícil , batalha fácil".

  • Assertiva C INCORRETA

    O termo “seiscentos” está ortograficamente incorreto, pois o correto é “seisentos”.


ID
5524834
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


Seiscentos e sessenta e seis

Mário Quintana


A vida é uns deveres que nós trouxemos para

fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…

Quando se vê, já é 6ª-feira…

Quando se vê, passaram 60 anos!

Agora, é tarde demais para ser reprovado…

E se me dessem – um dia – uma outra

oportunidade,

eu nem olhava o relógio

seguia sempre em frente…

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e

inútil das horas.

Na última frase do poema, “E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas”, o autor lança mão de uma figura de linguagem. Assinale a alternativa que apresenta esta figura de linguagem e explica corretamente seu uso.

Alternativas
Comentários
  • Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados (conotativa) por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido à frase.

    Logo, a comparação da letra A está correta... 

  • Quanto a alternativa B: não há, na frase, qualquer palavra com a letra B

    C: Caminho e casca não são opostos

    D: não há uma única virgula na frase

  • GABARITO: LETRA A

    Metáfora:

    A metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.

    Exemplo: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem que voa.)

    FONTE: WWW.TODAMATÉRIA.COM.BR

  • Que Poesia Bela é essa, Vivendo e aprendendo gente....


ID
5524837
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


Seiscentos e sessenta e seis

Mário Quintana


A vida é uns deveres que nós trouxemos para

fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…

Quando se vê, já é 6ª-feira…

Quando se vê, passaram 60 anos!

Agora, é tarde demais para ser reprovado…

E se me dessem – um dia – uma outra

oportunidade,

eu nem olhava o relógio

seguia sempre em frente…

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e

inútil das horas.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o sujeito da oração “nós trouxemos para fazer em casa”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO- D

    nós trouxemos para fazer em casa.

    Quem trouxe para fazer em casa?

    Nós.

  • fiquei com medo de errar essa de tão obvia que tá


ID
5524843
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere a seguinte sequência:


3,6,9,12,15,18,21 e 24.


Quais termos devem ser removidos para que essa sequência se torne uma progressão geométrica, de razão 2 e termo inicial 3?

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    3,6,9,12,15,18,21 e 24.

    Progressão geométrica de razão 2 : 3,6,12,24

    3x2=6

    6x2=12

    12x2=24

    Progressão aritmética de razão 3 : 3,6,9,12,15,18,21 e 24.

    3

    3+3=6

    6+3=9

    9+3=12

    12+3=15

    .

    .

    .


ID
5524846
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Quantas soluções possui a seguinte equação:


x2 - 2x - 8 = 0

Alternativas
Comentários
  • X¹ = 17

    X² = 19

    Gab: C


ID
5524849
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Goioerê - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere um sorteio em que sete colegas devem definir em que dia cada um irá folgar em uma semana. Cada um folgará em um dia, sem que duas pessoas folguem no mesmo dia. Qual a probabilidade mais aproximada de uma pessoa específica folgar no final de semana (sábado ou domingo)?

Alternativas
Comentários
  • p=2/7 =28% ~=30 gab b

  • A probabilidade de sábado ou domingo é P(x) = (1/7) + (1/6) >>> P(x) = (6+7)/42 >>> P(x) = 13/42 >>> P(x) = 0,309 >>> P(x) =~ 30%.

  • não entendi de onde veio o 42!Pensei que por serem 7 pessoas e por ser 7 dias da semana , resultaria em 49

  • A questão está mal formulada. O candidato teria que partir do princípio que o sorteio começou no sábado, mas isso não foi dito na questão.

  • Adryéllhe Tagliate, creio que seja do MMC que você deve tirar pra concluir a resolução da questão.

  • São 7 pessoas e 7 dias, como não importa qual pessoa seja, o que importa são os dias.

    7 dias na semana e 2 dias são fim de semana.

    2/7 como ele quer a resposta em %

    Faz o de cima vezes 100 e divide pelo debaixo.

    2.100 = 200 ou seja 200/7

    200/7 = 28,....

    Se aproxima mais do 30%

  • Essa questão não pode ser resolvida pelos princípios de análise combinatória?

  • 1/7 +1/5 = 12/35~=0,3

  • Entendo o mesmo raciocínio do Evaldo: 1/7+1/6 = 0,309 => aproximadamente 30%.

  • Eu fiz assim :

    07 funcionários = 07 dias da semana.

    Folga : sábado ou domingo

    7 ----- 100 %

    2 ------x

    x = 28 %

    Obs : 7 número total da semana

    2 = sábado + domingo

    Tiago 1 :

    5 E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreensão, e ser-lhe-á dada.