SóProvas


ID
5524978
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Na condição de procurador municipal você recebeu um pedido de anulação de sanção disciplinar aplicado a servidor público municipal. A alegação do servidor é de que não foi assistido por advogado durante o processo administrativo disciplinar, o que inviabilizou a elaboração de defesa técnica mais consistente. Com base nisso, de acordo com a jurisprudência do STF, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    SÚMULA VINCULANTE 5: A falta de defesa técnica no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Administração Pública. Vejamos:

    Súmula Vinculante 5 - “a falta de defesa técnica por advogado em processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição”.

    A presença de advogado em um processo administrativo disciplinar – PAD não é obrigatória, é uma faculdade que, no campo federal, encontra-se expressa no art. 156 da Lei n. 8.112/90.

    “Art. 156, Lei 8.112/90. É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.”

    Desta forma, a ausência de defesa técnica por advogado não implica nulidade do processo administrativo disciplinar.

    Desta forma:

    D. CERTO. A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição e por isso o processo administrativo é válido.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.