SóProvas


ID
5529493
Banca
ZAMBINI
Órgão
Prefeitura de Embu das Artes - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O pobre Reginaldo - assim se chamava o marido - habituara-se de muito àquelas recriminações insensatas, e era um quase fenômeno de resignação e paciência”. (345, Artur Azevedo)
O termo grifado tem função de:

Alternativas
Comentários
  • Letra C - Predicativo do sujeito

    "predicativo do sujeito qualifica ou classifica o sujeito da oração. Embora esteja localizado no predicado da oração, ele se liga ao sujeito por meio de um verbo que indica um estado (permanente ou não).

  • como diz a prof adriana figueiredo: com verbo de ligação eu sou feliz! se tem vl, tem de ter predicativo do sujeito

  • A questão é de sintaxe e quer saber a função sintática do termo destacado em “O pobre Reginaldo - assim se chamava o marido - habituara-se de muito àquelas recriminações insensatas, e [o pobre Reginaldo] era um quase fenômeno de resignação e paciência”. Vejamos:

     .

    A) Objeto direto.

    Errado.

    Objeto direto: liga-se diretamente a verbos transitivos diretos (VTD) e verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).

    Ex.: Comprei um dicionário de Língua Portuguesa. (“comprei” é verbo transitivo direto. “um dicionário de Língua Portuguesa” é o objeto direto)

     .

    B) Objeto indireto.

    Errado.

    Objeto indireto: é o termo preposicionado que completa o sentido de um verbo transitivo indireto (VTI) ou de um verbo transitivo direto e indireto (VTDI).

    Ex.: Eu confio em Deus. (“confio” é VTI. “em Deus” é objeto indireto).

    * Já em “Eu tenho confiança em Deus”, “em Deus” é complemento nominal, pois está ligado ao substantivo “confiança”.

     .

    C) Predicativo do sujeito.

    Certo. Em "um pobre Reginaldo era 'um quase fenômeno de resignação e paciência'", temos um predicativo do sujeito. Aqui o termo destacado se une ao sujeito ("o pobre Reginaldo") por um verbo de ligação.

    Predicativo: adjetivo ou expressão com função adjetiva localizada no predicado, que qualifica o sujeito ou o objeto. O predicativo pode expressar uma qualidade (alto, magro, bonito...) ou um estado (cansado, pensativo, triste...) do termo ao qual se refere.

    Predicativo do sujeito: quando o adjetivo se refere ao sujeito. Se prende ao sujeito por um verbo de ligação. Ex.: Os alunos são inteligentes. (“inteligentes” é o predicativo do sujeito, pois se refere ao sujeito “os alunos”)

    Predicativo do objeto: quando o adjetivo se refere ao objeto. Ex.: Eu comprei livros usados. (“usados” é o predicativo do objeto, pois se refere ao objeto direto “livros”).

     .

    D) Agente da passiva.

    Errado.

    Agente da passiva é a pessoa ou coisa que pratica a ação verbal de uma oração na voz passiva. Corresponde ao sujeito na voz ativa. O agente da passiva vem sempre precedido da preposição "por" ou das suas formas contraídas "pelo, pela, pelos, pelas".

    Ex.: Voz ativa: O aluno respondeu as perguntas (o sujeito "o aluno" pratica a ação). Voz passiva: As perguntas foram respondidas pelo aluno (o sujeito "as perguntas" é paciente da ação verbal. Aqui, quem realmente pratica a ação é "o aluno", logo é o agente da passiva).

     .

    Gabarito: Letra C 

  • GABARITO - C

    Predicativo é o termo sintático que expressa estado, qualidade ou condição do ser ao qual se refere, ou seja, é um atributo. Normalmente aparece ligado ao sujeito por um verbo de ligação.

    CUIDADO

    Não somente por verbo de ligação!

    ex: O ônibus da seleção chegou atrasado para o jogo

  • Alternativa C

    Matei porque identifiquei o verbo de ligação!!