-
O equívoco está em afirmar que estabelecer uma organização arquivística e garantir uma adequada avaliação e seleção do acervo documental seja objetivo de um serviço do informática.
-
Atenção às palavras generalistas em questões do CESPE.
"Um bom serviço de informática visa estabelecer uma organização arquivística e garantir uma adequada avaliação e seleção do acervo documental."
Não se pode garantir isso! A avaliação e seleção do acervo documental envolve inúmeros outros fatores. Apenas um bom serviço de informática não é capaz de garantir isso.
-
Errei. Mas vamos lá.
Acho que pra responder essa questão também deve ser dada muito atenção à introdução, segundo a qual: Julgue os seguintes itens, que tratam de políticas, planejamento e técnicas de microfilmagem aplicadas aos arquivos.
Portanto, deve-se associar aquilo que será pedido à MICROFILMAGEM.
A questão informa o seguinte: Um bom serviço de informática visa estabelecer uma organização arquivística e garantir uma adequada avaliação e seleção do acervo documental.
Sinceramente, acho que os objetivos pretendidos pelo serviço de informática extrapolam o campo de atuação da microfilmagem, estando mais relacionados à gestão de documentos (campo de maior abrangência) do que à microfilmagem, que é um procedimento específico.
-
Ta bom, Francisco. Quero ver esse insight na hora da prova.
-
A Informática tem papel fundamental de auxílio à Arquivologia, uma vez que sua aplicação e evolução possibilita o surgimento de novas e melhores ferramentas e técnicas de gestão.
Contudo, a Informática por si só não é capaz de substituir as funções da Arquivologia em essência. Atividades como avaliação, classificação, destinação, etc, não podem ser realizadas "automaticamente" por ferramentas da informáticas.
Em resumo, por mais que a Informática facilite e muito o trabalho da Arquivologia, jamais poderá a substituir em suas funções.
Gabarito do professor: Errado
-
Eu sei que a questão tá bem confusa... Acabei errando de primeira. Mas pensando bem, faz todo o sentido.
Não é o serviço de informática que vai garantir adequada avaliação e seleção do acervo, e sim os procedimentos arquivísticos adotados.
A avaliação deve ser baseada nos princípios arquivísticos. Para ser bem executada, deve-se criar uma comissão permanente de avaliação e ter apoio da administração superior.
Não adianta nada o órgão possuir a maior tecnologia informática disponível se não possuir pessoal devidamente treinado para a correta organização arquivística.
Alguém mais pensa assim? Ou eu viajei?