-
De acordo com a concepção arquivística pós-custodial, no ambiente eletrônico, os documentos devem permanecer sob o gerenciamento da instituição que os criou e devem continuar a ser tratados de acordo com o ciclo vital de documentos.
Acredito que o erro da questão está no pós-custodial, pois se é pós-custodial significa que a custódia ja foi passada a instituição de armazenamento/recolhimento, então não devem mais permanecer sob gerenciamento da instituição que as criou.
Se alguém souber outra explicação, favor postar nos meus recados.
Grato.
-
Arquivística pós-custodial é o mesmo que pós-moderna, isso é só um pega do examinador. A verdadeira questão está no fato de os documentos permanecerem sob o gerenciamento da instituição que os criou, o que não deve ocorrer de acordo com o ciclo vital, uma vez que, com a destinação final o documento deverá ser eliminado ou recolhido à instituição arquivística pública.
-
Comentário bem irrelevante da Fernanda...
-
QUESTÃO ERRADA
Numa “era pós-custodial”, a materialidade documental, expressa nos registros documentais em suportes convencionais, deixaria de ser o epicentro de um conjunto de práticas de avaliação, arranjo, descrição e conservação de arquivos, Como mencionam McKemmish e Upward (1998). fonte: https://www.ufpe.br/ppgci/images/publicacoesdocentes/Joanacoeli/doc6.pdf
LOGO:
Primeiro erro: Gerenciamento da instituição - porque já foi para custódia
Segundo erro: Não tem ciclo vital .
-
questão ERRADA
"De acordo com Cook (apud Erlandsson, 1997:70), o conceito de documentos contínuos deriva-se de um outro, o de pós-custódia, criado por Peter Scott e prontamente assimilado pelos arquivistas australianos. Tal conceito, segundo Cunningham, baseia-se no entendimento de que “no ambiente eletrônico, instituições arquivísticas não têm mais que assumir a custódia física dos documentos para cumprir seu papel arquivístico de controlar e proteger os documentos”." (fonte: Gerenciamento Arquivístico de Documentos Eletrônicos - Rosely Curi)
caiu depois assim
Q292424 Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANP Prova: Analista Administrativo - Área 1
No ambiente eletrônico, as instituições arquivísticas assumem a custódia física dos documentos, cumprindo o papel de controlar e de proteger os documentos. (gab: errado)
-
A Arquivologia pós-custodial, ou pós-moderna, caracteriza-se pela aproximação com o pensamento pós-moderno. Ela analisa as correntes atuais da Arquivística, que apontam a informação como objeto científico de estudo, e não o documento em si. Segundo esta abordagem, a instituição arquivística não precisa mais deter a custódia física do documento para cumprir seu papel de provedor de informações ao usuário.
Em se tratando do documento digital, é especialmente verdade esta afirmação, pois como não há a consideração do suporte material, não há por que o documento seguir o ciclo vital dos documentos. Ou seja, a informação passa a ser tratada pela instituição arquivística (e não a instituição que os criou), e não há necessidade de aplicação do ciclo vital dos documentos, uma vez que a informação em si não "se perderá".
Gabarito do professor: Errado
-
O erro está apenas em dizer que eles devem ser tratados de acordo com o ciclo vital de documentos. Nessa concepção, não importa a idade documental do documento.
Explicação por Rosely Curi Rondinelli:
"Tanto o conceito de documentos contínuos como o de pós-custódia baseiam-se na premissa de que os documentos eletrônicos arquivísticos devem ser tratados como um todo, isto é, sem a divisão por fases corrente, intermediária e permanente, e uma vez cessado o seu uso diário, os mesmos permaneceriam sob a responsabilidade da instituição que os criou."
Fonte: Livro Gerenciamento Arquivístico de documentos eletrônicos