SóProvas


ID
553357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à transferência e ao recolhimento de documentos digitais.

Por motivo de segurança, é imprescindível que o órgão ou entidade que transfere ou recolhe documentos arquivísticos digitais mantenha, permanentemente, uma cópia desse material.

Alternativas
Comentários
  • O órgão que transfere???  Estaria aí o erro?
    Galera ajuda aí!
  • No meu ponto de vista eu entendi que está erra é palavra "permanentemente", pois na resolução nº 20/94 do CONARQ o paragrafo unico comenta: "A eliminação de documentos arquivisticos submetidos a processo de digitalização só deverá ocorrer se estiver prevista na tabela de temporalidade do orgão ou entidade, aprovada pela autoridade competente na sua esfera de atuação..."


  • Gestão Documental Art. 1º - Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:
    a) ser previamente identificados, classificados, avaliados e destinados, incluindo os documentos não digitais que façam parte do conjunto a ser transferido ou recolhido, conforme o previsto em tabela de temporalidade e destinação de documentos, ou plano de destinação aprovados pelas instituições arquivísticas na sua esfera de competência e de acordo com a legislação vigente;
    b) ter asseguradas a sua integridade e confiabilidade, por meio da adoção de procedimentos administrativos e técnicos que gerenciem riscos e garantam a segurança de maneira a evitar corrupção ou perda de dados;
    c) vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento, conforme as normas da instituição arquivística na sua esfera de competência;
    d) vir acompanhados de listagem descritiva que permita a identificação e controle dos documentos transferidos ou recolhidos, conforme anexo I dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística para fins de prova e informação;
    e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento, que permita avaliar e atestar a autenticidade dos documentos, elaborada conforme anexo II dessa resolução, em duas vias, sendo que uma ficará permanentemente com o órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento e a outra com a instituição arquivística, para fins de prova e informação;
    f) estar no(s) formato(s) de arquivo digital previsto(s) pelas normas da instituição arquivística responsável pela sua custódia; e
    g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.

  • Art. 6º O órgão ou entidade que transfere ou recolhe documentos arquivísticos digitais manterá uma cópia, até que a instituição arquivística pública emita atestado de validação aprovando o processo de transferência ou recolhimento.

    Parágrafo único. A cópia a que se refere este artigo deverá ser eliminada de forma irreversível e por método seguro e comprovado.
  • Leandro, tu ta mais por fora que cotovelo de caminhoneiro.
  • Errado

    Resolução CONARQ n° 24, de 3 de agosto de 2006

    [...]


    Art. 6º O órgão ou entidade que transfere ou recolhe documentos arquivísticos digitais manterá uma cópia, até que a instituição arquivística pública emita atestado de validação aprovando o processo de transferência ou recolhimento.

    Parágrafo único. A cópia a que se refere este artigo deverá ser eliminada de forma irreversível e por método seguro e comprovado.

    http://www.siga.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=93&sid=48

  • QUESTAO ERRADA

    Pessoal vamos nos ajudar.............

    Questão passo a passo. Não adianta Ctrl C Ctrl V

    Por motivo de segurança, é imprescindível que o órgão ou entidade que transfere ou recolhe documentos arquivísticos digitais mantenha, permanentemente, uma cópia desse material. 

    Este é o erro. Porque ele, se está transferindo ou recolhendo, (quer ficar livre) vai manter copia permanentemente??

    Ele vai manter até que a instituição arquivística pública emita atestado de validação aprovando o processo de transferência ou recolhimento.

  • Segundo a Resolução CONARQ nº 24, a entidade que transferir ou recolher documentos digitais deverá manter uma cópia desses até que a instituição arquivística pública emita atestado de validação aprovando o processo de transferência ou recolhimento.

    Ou seja, a manutenção de cópia dos documentos digitais é obrigatória até que seja finalizado o processo de transferência ou recolhimento pela instituição arquivística, e não permanentemente.

    Gabarito do professor: Errado
  • Se transferiu, pra que manter cópia permanentemente? Se mantiver cópia, "logicamente" não transferiu.

    A cópia durante o processo de transferência faz todo sentido, já que o arquivo "recebedor" ainda não tem responsabilidade total sobre os itens em transferência.

    Fui por esse raciocínio.