SóProvas


ID
5546470
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


Fake news na mira


    Controversa, a expressão fake news é amplamente usada. Mas, se não é fácil definir o que é fake news, imagine combatê-la de forma eficiente. Esse nome tem sido recorrentemente atribuído a postagens que desagradam, erros em matérias, títulos descalibrados e até a colunas de opinião, embora não o sejam. Fake news são conteúdo falso. É uma mentira com aparência de verdade que mimetiza a forma da notícia. Para isso, lança mão da linguagem jornalística e busca popularidade nas redes sociais.
    Um aspecto crucial é saber diferenciá-la dos erros cometidos pela imprensa.

    Diferentemente da notícia, as fake news são produzidas anonimamente e buscam induzir a erro para obter vantagem econômica ou política. Uma Redação profissional é alvo da cobrança do público e pode ser responsabilizada. Quem são os autores de fake news? Não se sabe e, portanto, deles nada pode ser cobrado.

    O fato é que a imprensa não tem o monopólio da verdade. Ela erra e desinforma. A questão é que, quando isso acontece, a sociedade tem meios para cobrar as correções.

    No caso de conteúdo fraudulento, não há espaço para contestação dos acusados nem correção de erro – mesmo porque o erro é proposital.


(Flávia Lima. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/flavia-lima-ombudsman/2019/11/fake-news-na-mira.shtml. 24.11.2019. Adaptado)

Considere o seguinte trecho do primeiro parágrafo para responder à questão.

•  Para isso, lança mão da linguagem jornalística e busca popularidade nas redes sociais.

O termo isso, em destaque, refere-se à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    "É uma mentira com aparência de verdade que mimetiza a forma da notícia. Para isso, lança mão da linguagem jornalística e busca popularidade nas redes sociais."

     Isso o quê? Mimetizar a forma da notícia.

     Mimetizar, pessoal, significa disfarçar-se por mimetismo. Beleza. E o que é mimetismo? Na biologia, mimetismo é a adaptação na qual um organismo possui características que o confundem com um indivíduo de outra espécie (uma borboleta com as asas lembrando um olho de uma coruja, por exemplo).

    Enfim, o pronome isso é anafórico e retoma a oração "mimetiza a forma da notícia". O sentido trazido pelo pronome é o seguinte: "para disfarçar a notícia, lança mão de linguagem jornalística".

     

    Gabarito E:

    e) Ação de disfarçar as fake news de notícias verdadeiras.

     

     Lembrando:

    • Isso → Anafórico (Macete: Ana volta): Refere-se a termos anteriores: Banana, maçã e caqui. Isso foi o que eu comprei. (isso, esse, essa etc.)
    • Isto → Catafórico (Catapulta → Joga para a frente): Refere-se a fatos posteriores: Isto foi o que eu comprei: Banana, maçã e caqui. (isto, este, esta etc.)

    Dica do nosso querido colega Arthur Carvalho.

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • É uma mentira com aparência de verdade que mimetiza a forma da notícia.

    pronome relativo SEM VIRGULAS = restritivo SIGNIFICA DIZER QUE PARTE DAS NOTICIAS SÃO DISFARÇADAS

    logo: o ISSO RETOMA = mimetiza a forma da notícia.

    GAB E : ação de disfarçar as fake news de notícias verdadeiras.

    PRONOME RESTRITIVO SE REFERE A PARTE POR ISTO ESTA NA RESPOSTA

    disfarçar de noticias verdadeira : perceba que é uma parte não todas.

  • mimetizar é quando algo se confunde com outra coisa.

    no caso, as fake news são confundidas com notícias verdadeiras.