SóProvas


ID
5566036
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o trecho a seguir, extraído de uma crítica de arte escrita por Monteiro Lobato, para responder a próxima questão.

“Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura, guardando os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. A outra espécie é formada pelos que vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos de cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência: são frutos de fins de estação, bichados ao nascedouro. Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz de escândalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento. Embora eles se dêem como novos precursores duma arte a ir, nada é mais velho de que a arte anormal ou teratológica”.
(O Estado de S. Paulo, 20/12/1917, com adaptações)

Ainda em relação à expressão “vêem normalmente as coisas”, marque a alternativa que indica CORRETAMENTE qual a classificação gramatical do termo “normalmente”. 

Alternativas
Comentários
  • A questão é de morfologia e quer que classifiquemos o termo destacado em “veem normalmente as coisas”. Vejamos:

     .

    A) Adjetivo.

    Errado.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

     .

    B) Conjunção.

    Errado.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

     .

    C) Advérbio.

    Certo. "Normalmente" é advérbio de modo e modifica o verbo "veem".

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

     .

    D) Preposição.

    Errado.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    E) Substantivo.

    Errado.

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra C 

  • Não se acentua mais as palavras terminadas em "EEM"

    Ex.: creem, deem, leem, veem

  • de que modo eles VEEM? Normalmente

    Então NORMALMENTE É ADVÉRBIO DE MODO......

    LETRA : C

  • Normalmente é um adverbio de modo!!

  • Os advérbios de modo, em sua maioria, são terminados pelo sufixo -mente. Este sufixo se junta à forma feminina dos adjetivos.

    Ele age calmamente.Os policiais agiram com violência.Os policiais agiram violentamente.Ele falou comigo com pressa.Ele falou comigo apressadamente.Faça o trabalho com cuidado.Faça o trabalho cuidadosamente.Ele trabalha com honestidade.Ele trabalha honestamente.Ela trabalha com delicadeza.Ela trabalha delicadamente.Os professores da  explicam com paciência.Os professores da Rio & Learn explicam pacientemente.Faça o exercício com atenção.Faça o exercício atenciosamente.

  • GABARITO: LETRA C.

    O advérbio é uma palavra invariável que imprime uma circunstância sobre um verbo, sobre um adjetivo ou sobre outro advérbio. São exemplos de advérbios que indicam modo: bem; mal; rapidamente; adrede; tranquilamente. 

  • GAB-C

    ADVÉRBIO

    ESTUDE A TODO INSTANTE!!!

  • Palavras terminadas em MENTE. Dão ideia de modo.

  • Bati o olho no Verbo: Veem, depois analisei o normalmente: ''mente'' transforma uma palavra em advérbio. Ex: Recente é um adjetivo + mente= Recentemente= Advérbio de modo.

  • Existe palavra com final -mente que não seja advérbio?

    Recentamente, exatamente, aproximadamente ...

  • Advérbio indica ou modifica a ação expressa pelo verbo.

  • ADVÉRBIO

  • Normalmente é a forma como é vista, logo advérbio de modo

  • Advérbios são invariáveis!