SóProvas


ID
5568055
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso:

(__)Enunciação refere-se à atividade social e interacional por meio da qual a língua é colocada em funcionamento por um enunciador (aquele que fala ou escreve, que emite a mensagem, locutor, remetente, destinador), tendo em vista um enunciatário (aquele para quem se fala ou se escreve, receptor, interlocutor, destinatário da mensagem). O produto da enunciação é chamado enunciado.

(__)A coesão está mais diretamente ligada a elementos que ajudam a estabelecer uma ligação entre palavras e frases que unem as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, estabelece uma ligação lógica entre as ideias, de forma que umas complementem as outras e, juntas, garantam que o texto tenho sentido. A frase: "Eu frequento a Igreja todos os dias da semana, exceto às sextas-feiras e aos sábados". - enuncia uma mensagem coesa e incoerente.

(__)A frase: "Deixe de comer tanto. Procure o que fazer imediatamente! Não abra a geladeira! Vista logo seu pijama. Pare de teimosia e obedeça aos mais velhos. Escove os dentes e vá logo para a escola". - enuncia mensagem coerente e coesa.

(__)A frase: "Eu governo com muita transparência porque meu governo é democrático" - temos exemplo de homônimo perfeito, além de parônimo.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • As variações da palavra "governo" possuem sonoridade diferentes, portanto não se tratam de homônimos perfeitos

  • Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.

  • Eu acho que na ultima, não temos exemplo de paronímia. Já homônimos sim, porque pode ser a pronuncia ou escrita igual.

  • Homônimos perfeito: mesma grafia e mesma pronuncia, ex: manga- roupa/fruta

    Parônimos: palavras parecidas na grafia e na pronuncia com sentido diferente, ex: descrição/ discrição

    Portanto não é parônimo pois governo é a mesma grafia e mesmo som embora com o significado diferente.

  • letra C pois é homônimo e nao paronimos

  • A questão considera a segunda frase incoerente; a fundamentação foi retirada desse site https://www.significados.com.br/coesao-e-coerencia/

    Mas nesse outro site, o autor usa a mesma expressão como exemplo de coerência e coesão http://humorgramaticos.blogspot.com/2011/02/incoerencia-textual.html

    Acredito que não haja incoerência, pois a palavra "exceto" tem justamente esse objetivo. Já pensou se tivéssemos que falar todos os dias da semana um a um para passar essa mensagem.

  • aonde que governo e governo são homônimos?

  • GABARITO C

    II. Há incoerência sim, pois conforme conceito expresso anteriormente, a coerência está ligada à sequência LÓGICA de ideias. Portanto, n faz sentido dizer q vai TODOS os dias na igreja, mas logo depois dizer q em alguns dias n vai. É ilógico.

    IV. Há homonímia, mas n perfeita. Lembrando q há homônimos homógrafos e homófonos. Neste caso, há apenas h. homógrafos, considerando a grafia igual. N é h. perfeito em razão da sonoridade ser distinta (pronuncie as palavras e veja).