SóProvas


ID
5569189
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
TJM-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder a questão.


    De certo modo, nós viemos à capital de nossa nação para trocar um cheque. Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e a Declaração da Independência, eles estavam assinando uma nota promissória para a qual todo americano seria seu herdeiro. Esta nota era uma promessa de que todos os homens, sim, os homens negros, como também os homens brancos, teriam garantidos os direitos inalienáveis de vida, liberdade e a busca da felicidade. Hoje é óbvio que aquela América não apresentou esta nota promissória. Em vez de honrar esta obrigação sagrada, a América deu para o povo negro um cheque sem fundo, um cheque que voltou marcado com “fundos insuficientes”. Mas nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.

    Mas há algo que eu tenho que dizer ao meu povo que se dirige ao portal que conduz ao palácio da justiça. No processo de conquistar nosso legítimo direito, nós não devemos ser culpados de ações de injustiças. Não vamos satisfazer nossa sede de liberdade bebendo da xícara da amargura e do ódio. Nós sempre temos que conduzir nossa luta num alto nível de dignidade e disciplina. Nós não devemos permitir que nosso criativo protesto se degenere em violência física. Novamente e novamente nós temos que subir às majestosas alturas da reunião da força física com a força de alma. Nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou à comunidade negra que não devemos ter uma desconfiança para com todas as pessoas brancas, muitos de nossos irmãos brancos, como comprovamos pela presença deles aqui hoje, vieram entender que o destino deles é amarrado ao nosso destino. Eles vieram perceber que a liberdade deles é ligada indissoluvelmente à nossa liberdade. Nós não podemos caminhar sós. Nós nunca estaremos satisfeitos enquanto o Negro for vítima dos horrores indizíveis da brutalidade policial. Nós nunca estaremos satisfeitos enquanto nossos corpos, pesados com a fadiga da viagem, não puderem ter hospedagem nos motéis das estradas e nos hotéis das cidades. Nós não estaremos satisfeitos enquanto um Negro não puder votar no Mississipi e um Negro em Nova Iorque acreditar que ele não tem motivo para votar. Não, não, nós não estamos satisfeitos e nós não estaremos satisfeitos até que a justiça e a retidão rolem abaixo como águas de uma poderosa correnteza.

    Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença – nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.

    Eu tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho de que um dia, até mesmo o estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

    Eu tenho um sonho de que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.

Eu tenho um sonho hoje!


(Trecho do Discurso de Martin Luther King. 28/08/1963. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/sites/000/2/download/discursodemartinl utherking.pdf. Adaptado.) 

“Nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou à comunidade negra que não devemos ter uma desconfiança para com todas as pessoas brancas, [...]” (2º§) Pode-se afirmar que o trecho destacado classifica-se em relação ao período que constitui como uma oração: 

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO

    A questão possui gabarito incorreto

    Solicita-se indicação da classificação da passagem destacada em:

    "Nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou à comunidade negra que não devemos ter uma desconfiança para com todas as pessoas brancas, muitos de nossos irmãos brancos, como comprovamos pela presença deles aqui hoje, vieram entender que o destino deles é amarrado ao nosso destino."

    A primeira construção do enunciado, localizada imediatamente antes da primeira virgula, é composta respectivamente de oração principal (nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou à comunidade negra) e oração subordinada substantiva objetiva direta (que não devemos ter uma desconfiança para com todas as pessoas brancas).

    A construção que se segue, pelo contexto, pode ser tomada como causal, ainda que desprovida de conjunção que a introduza (uma vez que muitos de nossos irmão brancos,..., vieram entender que...).

    A) Principal.

    Incorreta. Consoante exposto acima, a construção anterior é oração principal em relação a oração posterior que a serve de objeto direto.

    B) Coordenada aditiva.

    Incorreta. Não há relação de simples adição entre os enunciados.

    C) Subordinada objetiva direta.

    Correta. A oração em destaque é oração subordinada substantiva objetiva direta em relação a passagem principal anterior.

    D) Subordinada substantiva subjetiva. 

    Incorreta. Não há entre construções relação que justifique ser uma sujeito de outra.

    Gabarito da banca na alternativa D

    Gabarito correto na alternativa C

  • Oxee kkkkk

  • No gabarito da prova tá letra C

  • Não entendi foi nada

  • GABARITO ERRADO.......

  • questão gabarito errado. Melhor nem ler muito que vai confundir quem tem dificuldade em sintaxe.

  • Acredito que seja a letra C, pois o verbo é transitivo direto, ou seja, não pede preposição.

  • Notifique o erro, pessoal. Dessa forma o qcon corrige!

  • Gabarito incorreto. Letra C, resposta correta.

  • ainda bem que vim ler os comentários, ja tava estressado aqui de ter "errado"

  • Pessoal, notifiquem ao qconcursos!!

  • A diferença, entre ambas as orações, é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.

    Inferimos que a conjunção integrante “que” é o principal elemento que nos conduz a essa classificação. Em seguida, se formos analisar melhor, constatamos que a oração principal se constitui de um sujeito declarado, explícito, ora demarcado por “Nossa nova e maravilhosa combatividade”.

    Nesse sentido, apoiados na ideia de que o sujeito se encontra explicitado, podemos afirmar que se trata de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

    Partamos para outro exemplo:

    Declarou-se que a tarefa não ia ser feita.

    Classificando, temos que:

    Oração principal - declarou-se

    Oração subordinada substantiva subjetiva – que a tarefa não ia ser feita.

    Transformando essa oração para a voz passiva analítica, temos:

    Foi declarado que a tarefa não ia ser feita.

    Quando analisamos, percebemos que a oração principal é dada por “foi declarado”.

    Acerca, portanto, dessas elucidações, equivale afirmar que se trata de uma oração subordinada subjetiva, haja vista que o sujeito não se encontra nela contido.

  • Gabarito C

    Quem mostra, mostra algo a alguém; ou mostra a alguém algo. No caso, mostrou a alguém algo, portanto, exige-se preposição na primeira parte (oração subordinada objetiva indireta) e não se exige na segunda (objetiva direta). Mostrou à comunidade negra que não devemos ter desconfiança.

  • Pensei que tinha errado de novo...

  • Gabarito Letra C

    "Mostrar" -----> verbo bitransitivo

    quem mostra, mostra alguma coisa (que não devemos ter...) a alguém (à comunidade negra)

  • EU POSSO ESTAR MUITO ERRADO, MAS APRENDI QUE ORAÇÃO SUBORDINADA, A ORAÇÃO PRINCIPALNÃO É COMPLETA ( SUJ. VERBO. OBJETO ) E ALI TEM AS 3 OPÇÕES. NOSSA NOVA E MARAVILHOSA COMBATIVIDADE COMO SUJEITO, MOSTROU COMO VERBO E A COMUNIDADE NEGRA COMO OBJETO. ESTOU ERRADO?

  • “Nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou à comunidade negra que não devemos ter uma desconfiança para com todas as pessoas brancas, [...]”

    MOSTROU dentro do contexto, aparece como um VTDI; Mostrar Algo à Alguém.

    Nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou ISSO (conjunção Integrante - introduz oração subordinada substantiva) à comunidade negra.

    ALGO: ISSO,

    ALGUÉM: à comunidade negra.

    O.S. Substantiva Objetiva Direta.

    Qualquer erro reportar aqui.

  • Eu achando que não podia ser objetiva porque tinha antes ''comunidade negra'' ai já descartei logo...preciso estudar mais :((