SóProvas


ID
5569807
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Quando se trata de Eficácia da Lei Processual Penal no Espaço, a primeira coisa que passa pela cabeça de qualquer estudante de Direito é a determinação do artigo 1º do Código de  processo penal reger-se-á, em todo o território brasileiro, por este Código, ressalvados:

I os tratados, as convenções e regras de direito internacional;
II as prerrogativas constitucionais do Presidente da República, dos ministros de Estado, nos crimes conexos com os do Presidente da República, e dos ministros do Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade (Constituição, arts. 86, 89, §2º, e 100);
III os processos da competência da Justiça Militar;
IV os processos da competência do tribunal especial (Constituição, art. 122);
V os processos por crimes de imprensa. (Vide ADPF 130)".

A respeito desse tema, a doutrina processual menciona quatro princípios, mencionados nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Min. Celso de Mello no julgamento do , "o postulado de reserva constitucional de jurisdição importa em submeter, à esfera única de decisão dos magistrados, a prática de determinados atos cuja realização, por efeito de explícita determinação constante do próprio texto da , somente pode emanar do juiz, e não de terceiros, inclusive daqueles a quem haja eventualmente atribuído o exercício de poderes de investigação próprios das autoridades judiciais"

    FONTE: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/97918/o-que-se-entende-por-postulado-da-reserva-constitucional-de-jurisdicao-elisa-fernandes

  • (B) (INCORRETA)

    (A)Art. 1 O processo penal reger-se-á, em todo o território brasileiro, por este Código Dessa forma, verifica-se que, em regra, as normas processuais atendem ao princípio da territorialidade, sendo consagrado, dessa forma, o princípio do locus regit actum.

     

    (B)Distintamente do afirmado, o princípio da reserva da jurisdição trata da vedação de outros órgãos exercerem atividades inerentes ao núcleo essencial da função jurisdicional. Com efeito, ressalta-se que o princípio da reserva da jurisdição advém do princípio da separação dos poderes que é um dos pilares do Estado Democrático de Direito.

    C)Em verdade, o princípio da nacionalidade trata da aplicação da lei brasileira ao crime cometido por brasileiro fora do Brasil, sendo, assim, um dos princípio atinentes à eficácia da lei processual penal no espaço.

     

    (D) Segundo ensina o Professor Rogério Sanches, pelo princípio da justiça penal universal o agente fica sujeito à lei penal do país onde for encontrado. Esse princípio se aplica aos delitos em que o Brasil se obrigou a reprimir em tratados internacionais, independentemente do local onde foi praticado, quem praticou ou contra quem foi praticado. Como exemplo prática da sua aplicabilidade, podemos citar o delito de tráfico internacional, que deve ser reprimido em todos os países, como regra.

    (E)O princípio da proteção, também denominado como princípio real ou da defesa, prevê a proteção da nacionalidade do bem jurídico tutelado. Logo, será aplicado, em regra, a lei brasileira, independentemente da nacionalidade do sujeito ativo ou do local da infração penal. Trata-se, portanto, de princípio atinente à eficácia da lei processual penal no espaço.

     

  • Enunciado muito ruim. É o famoso desespero para enganar o candidato....

  • Questão estranha.

    O enunciado cita o art. 1º do CPP, que consagra o princípio da territorialidade absoluta da lei processual penal, mas as alternativas versam sobre a aplicação da lei penal no espaço, a qual admite, agora sim, a extraterritorialidade.

    O examinador parece confundir o direito processual e material.

    Tirando a prova real: Q276710

    Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TJ-AC Prova: CESPE - 2012 - TJ-AC - Juiz Substituto

    No que se refere à aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção correta.

    A) Em relação à aplicação da lei no espaço, vigora o princípio da absoluta territorialidade da lei processual penal. [GABARITO]

    RENATO BRASILEIRO DE LIMA (Manual de processo penal: volume único, 9ª ed., Salvador: JusPodivm, 2021):

    Enquanto à lei penal aplica-se o princípio da territorialidade (CP, art. 5º) e da extraterritorialidade

    incondicionada e condicionada (CP, art. 7º), o Código de Processo Penal adota o princípio da

    territorialidade ou da lex fori. E isso por um motivo óbvio: a atividade jurisdicional é um dos aspectos da

    soberania nacional, logo, não pode ser exercida além das fronteiras do respectivo Estado.

    Já os institutos citados nas alternativas estão todos no Código Penal:

    Art. 7º, I = EXTRATERRIORIALIDADE INCONDICIONADA

    a) Presidente => Princípio da Defesa ou Proteção ou Real

    b) Patrimônio brasileiro => Princípio da Defesa ou Proteção ou Real

    c) Administração pública=> Princípio da Defesa ou Proteção ou Real

    d) Genocídio=> Princípio da Justiça Universal ou Cosmopolita

    Art;7º, II = EXTRATERRITORIALIDADE CONDICIONADA

    a) Brasil se obrigou a reprimir=> Princípio da Justiça Universal ou Cosmopolita

    b) Praticados por brasileiro=> Princípio da Nacionalidade ativa ou Personalidade ativa

    c) Aeronaves ou embarcações brasileiras privadas=> Princípio da Representação ou do Pavilhão ou da Bandeira ou da Substituição ou da Subsidiariedade

    Art. 7º, §3º: EXTRATERRITORIALIDADE HIPERCONDICIONADA

    a) Crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do país=> Princípio da Nacionalidade passiva ou Personalidade passiva

    Para arrematar: Q291065

    Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TJ-AC Prova: CESPE - 2012 - TJ-AC - Técnico Judiciário - Área Judiciária

    Acerca dos princípios aplicáveis ao direito processual penal e da aplicação da lei processual no tempo e no espaço, julgue o item seguinte.

    A extraterritorialidade da lei processual penal brasileira ocorrerá apenas nos crimes perpetrados, ainda que no estrangeiro, contra a vida ou a liberdade do presidente da República e contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de estado, de território e de município.

    GABARITO: ERRADO.

    Comentário mais curtido:

    Luciana Coutinho 24 de Janeiro de 2013 às 13:30

    Nestor Távora afirma que a lei processual penal pátria é informada pelo princípio da territorialidade absoluta. E continua: a lei processual brasileira não tem, ao contrário do que ocorre com a lei penal, extraterritorialidade.

  • Bem inventada essa questão. Tirada de uma fonte muito comum: da bagunça da mente do avaliador.

  • Fonte da questão: Vozes da cabeça do avaliador.

  • Errei a questão, mas sabendo que o avaliador confundiu lei penal e lei processual penal.

    Todos os princípios elencados como certos são aplicáveis ao direito penal. Porém, a reserva de jurisdição aplica-se ao processo penal, ou seja, a questão está toda errada.

  • misericórdia ! não entendi foi nada.

  • Não tem nada pra inventar...