SóProvas


ID
5580397
Banca
SELECON
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

    Durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, ocorreram incidentes por todo o mundo contra o patrimônio cultural. Ainda no mês de março, na Holanda, a famosa obra "Jardim da Primavera" do pintor Vincent Van Gogh foi roubada do Museu Singer Laren. No Brasil, também há diversos casos de crimes contra o patrimônio cultural, podendo ser citados acontecimentos em Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais.

    O parque de esculturas Francisco Brennand foi alvo do vandalismo que danificou um dos principais cartões postais da cidade do Recife, considerado patrimônio cultural da cidade e, diante disso, a única informação exposta sobre o ocorrido foi uma nota publicada pela própria instituição e nenhuma medida pública de conservação ou tentativa de preservação do parque foi discutida, além de uma nota da Emlurb afirmando que iria avaliar o caso.

    No local, infelizmente, é comum a ocorrência de atos de vandalismo como esse e, devido ao isolamento social e à menor circulação de pessoas na rua, o patrimônio ficou ainda mais exposto. Mas, apesar do conhecimento por parte das autoridades, nenhuma medida foi imposta nesse período de isolamento, nem houve reforço de segurança.

    Em João Pessoa, bandidos invadiram a Fundação Casa de José Américo e levaram medalhas de antigos governadores, as quais possuem grandioso valor histórico. Além disso, em Belo Horizonte houve ocorrência de várias ações criminosas de invasão a algumas igrejas e depredação de imagens sagradas.

    Em face desses acontecimentos, foram emitidas recomendações pela força-tarefa do Patrimônio Cultural do Ministério Público de Contas do Estado da Paraíba, bem como pelo de Minas Gerais, para o aumento e reforço de segurança nas áreas de patrimônio cultural como forma de prevenir tais acontecimentos.

    Em razão da crise que o mundo vive, as ações de recuperação dessas obras se tornam invisíveis pela razão de não serem prioridade para as autoridades governamentais, por isso a existência da recomendação de prevenção desses atos criminosos.

    Em tempos de pandemia, em que há preocupações veementes nas esferas da saúde, a segurança de nosso povo não deve ser deixada de lado, bem como a segurança de nossa história, através do patrimônio cultural do povo brasileiro.


Camila da Silva Lira e Júlia Melo Vicente da Silva (Adaptado de: https://www.conjur.com.br/2020-mai09/opiniao-patrimonio-protecao-pandemia)

Em “apesar do conhecimento por parte das autoridades” (3º parágrafo), a expressão “apesar de” é equivalente a: 

Alternativas
Comentários
  • conjunção concessiva

    introduz uma oração subordinada que contém a afirmação de um fato contrário ao da afirmação contida na oração principal, mas que não é suficiente para anular este último; embora, se bem que, não obstante

  • NUNCA se esqueça ! DESPENCA em prova !!!

    Porquanto = porque, visto que... (conjunção coordenativa explicativa).

    Ex: A esperança é o derradeiro mal; é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento.

    Conquanto = embora, mesmo que... (conjunção subordinativa concessiva).

    Ex: Fomos comer fora, conquanto estivéssemos sem dinheiro.

  • Apesar de ser agressivo, ele era uma boa pessoa.

    embora fosse agressivo , ele era uma boa pessoa. 

    Apesar de expressa uma quebra de posição sendo uma oração subordinada concessiva.(apesar de. embora mesmo que sendo que..)

    conquanto! letra B.

    algumas oracoes importantes.

    conquanto= concessiva.

    portanto = conconclusiva.

    porquanto = explicativa. 

  • A questão é de morfologia e quer saber por qual das palavras abaixo podemos substituir a conjunção "apesar de" em "apesar do conhecimento por parte das autoridades". Vejamos:

     .

    A) tanto quanto

    Errado. "Tanto quanto" é conjunção subordinativa comparativa. Vale destacar que “tanto... quanto” pode ser conjunção comparativa e aditiva: Ela tanto ri quanto chora. (adição) / Ela chora tanto quanto ri. (comparação).

    Conjunções subordinativas comparativas: têm valor semântico de comparação, analogia, paralelo...

    São elas: como, (tal) qual, tal e qual, assim como, mais... (do)que, menos... (do) que, tão... como (ou quanto), tanto... quanto, qual ou como (precedidos de tal)...

    Ex.: Ele come tanto quanto um leão. (come)

     .

    B) conquanto

    Certo. "Conquanto", assim como "apesar de", é conjunção subordinativa concessiva.

    Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

    São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

    Ex.: Embora discordasse da justificativa da banca, aceitei a explicação.

     .

    C) ademais

    Errado. "Ademais" é advérbio e significa "além disso; além do mais".

     .

    D) quiçá

    Errado. "Quiçá" é advérbio e significa "talvez, provavelmente.".

     .

    Gabarito: Letra B

  • ORAÇÃO ADVERBIAL CONCESSIVA

    EXPRESSA IDEIA DE QUE ALGO QUE SE ESPERAVA QUE ACONTECESSE, CONTRARIARMENTE, NÃO ACONTECE

  • Gab B

    Conjunções Concessivas:

    Conquanto/ Ainda que/ Posto que/ Apesar que......

  • Letra B

    OBS: Quiça: Acaso, por acaso, porventura, quem sabe, talvez, possivelmente.

  • Gabarito: B

    Ambas são conjunções concessivas.

    Perdão pelo incomodo com propagandas, pessoal. Mas aproveito essa resolução de questão para informar, além do meu serviço de correção de discursivas, meu material de discursiva para o concurso da PPMG. Há sugestão de esqueleto textual, temas com mais chance de ser cobrado no dia do certame, dentre outros itens importantes para o dia da prova. O valor é vinte reais. Qualquer dúvida ou informação meu whatssap é 21987857129.

  • Apesar de --- Conquanto --- Consessiva

  • Conquanto = Concessiva

  • Gabarito B. Para diferenciar algumas conjunções que são parecidas eu uso o seguinte Bizu

    Conquanto-----> Consessiva

    Porquanto -----> = Porque = explicativa

    Por Conseguinte ------> Por consequência = conclusiva

  • CONJUNÇÕES CONCESSIVAS

    1. EMBORA;
    2. AINDA QUE;
    3. MESMO QUE;
    4. CONQUANTO;
    5. APESAR DE;
    6. POSTO QUE;
  • como e esse bizu do 4k?

  • PPMG/2022. A vitória está chegando!!