SóProvas


ID
5580415
Banca
SELECON
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

M. C. Pradel, professora, requereu ao município XCT a expedição de documento contendo informações sobre sua vida funcional, desde a posse até sua última promoção. No documento expedido, constaram várias anotações elogiosas às suas atividades profissionais, bem como uma promoção por merecimento. Sendo documento público em relação aos fatos enunciados, atua o princípio da veracidade que está fundamentado na denominada:

Alternativas
Comentários
  • Muito comum no meio jurídico, a fé pública é uma autenticação da verdade dada aos atos de um servidor.

  • Muito comum no meio jurídico, a fé pública é uma autenticação da verdade dada aos atos de um servidor

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca do instituto da fé pública. Vejamos:

    Fé pública – refere-se à confiança atribuída pelo Estado Democrático de Direito aos agentes públicos quando da prática dos atos públicos, de forma que a legalidade e a veracidade se presumem, devendo ser exercida sem arbitrariedade, nas exatas limitações constitucionais e legais, sob pena de responsabilização civil, administrativa e criminal.

    Por exemplo, podemos citar que um oficial de justiça dará integral cumprimento a mandado de intimação, mesmo que o intimando se recuse a assinar o documento. A simples certidão do oficial de justiça, afirmando que o requerido recebeu cópia do mandado basta para o seu cumprimento.

    Desta forma:

    A. ERRADO. Autonomia.

    A autonomia refere-se à capacidade de autodeterminação e de autonormação dentro dos limites fixados pelo poder que a institui.

    B. ERRADO. Certificação.

    Certidões são fotocópias fiéis ou cópias autenticadas de atos ou fatos constantes de processo, livro ou documento que se encontre nas repartições públicas.

    C. CERTO. Fé pública.

    Explicação supra.

    D. ERRADO. Exigibilidade.

    A exigibilidade do ato administrativo é a qualidade através da qual o Estado, no exercício da função administrativa, pode exigir de terceiros o cumprimento, a observância, das obrigações impostas.

    Gabarito: Alternativa C.

  • GABARITO - C

    Fé pública  pode ser entendida como a confiança atribuída pelo estado democrático de direito aos agentes públicos para prática dos atos públicos, cuja veracidade e legalidade se presumem, devendo ser exercida nas exatas limitações constitucionais e legais, sob pena de responsabilização civil, administrativa e criminal.

    Bons Estudos!!!

  • Dizer que uma coisa tem fé pública quer dizer que é sabidamente reconhecido que ela é legal ( a grosso modo).