SóProvas


ID
5588569
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na frase "Ser feliz sem motivo É a MAIS autêntica forma de felicidade.", as palavras destacadas são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • É- verbo ser

    Mais - advérbio de intensidade.

  • Como saber se esse "mais" é advérbio de intensidade ou pronome ?

    Lembrem-se que advérbio se relaciona com verbo, adverbio e adjetivo. Já o pronome se liga a um substantivo. Logo, fica fácil saber a diferenciar.

    ".... a MAIS autêntica forma de felicidade"

    temos o substantivo "forma", o artigo "a", o adjetivo "autêntica". O "mais" está se relacionando com o adjetivo "autêntica". Logo, trata-se de um advérbio.

  • GAB-E

    Verbo, advérbio. 

    É--------------------VERBO SER.. SER FELIZ.

    MAIS -------------ADVÉRBIO DE INTENSIDADE .. MAIS ALTO, MAIS FELIZ.

    O que o zero diz a um oito? Cinto legal. CONTINUE ESTUDANDO!!

  • A questão é de morfologia e quer que classifiquemos as palavras destacadas em "Ser feliz sem motivo É a MAIS autêntica forma de felicidade". Vejamos:

     .

    A) Conjunção, advérbio.

    Errado.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

     .

    B) Verbo, preposição.

    Errado.

    Verbo: palavra variável que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. O verbo é palavra indispensável na organização do período. Dentre as classes de palavras, o verbo é a mais rica em flexões. Com efeito, o verbo reveste diferentes formas para indicar a pessoa do discurso, o número, o tempo, o modo e a voz. Ao conjunto ordenado de flexões ou formas de um verbo dá-se o nome de conjugação. São três os tempos verbais: presente, pretérito (= passado) e futuro. Os modos do verbo são três: indicativo, subjuntivo e imperativo. São formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio

     .

    C) Conjunção, preposição.

    Errado.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    D) Advérbio, conjunção.

    Errado.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

     .

    E) Verbo, advérbio. 

    Certo. "É" é a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ser" (ele é). "Mais" é um advérbio de intensidade e modifica o sentido do adjetivo "autêntica".

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra E

  • *Mais manda seta para autêntica *Autêntica é um adjetivo Logo, é um advérbio Lembrando: advérbio manda seta para adjetivo, verbo ou para outro advérbio
  • O é tá sem acento hein hmmmmm vamo recorrer
  • Gab e!

    MAIS = ADVÉRBIO intensidade.

    Tudo intensidade:

    (É MENOS AUTENTICA / É MUITO AUTENTICA / É POUCO AUTENTICA / É MAIS AUTENTICA)

  • GABARITO - E

    Acrescentando ...

    Advérbio é o termo que mantém relação com adjetivo , verbo ou outro advérbio.

    Demorou, mas chegou longe!

    Por que não ficamos aqui?

    A pulseira está dentro.