SóProvas


ID
5595526
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            15 DE JULHO DE 1955. Aniversário de minha filha Vera Eunice. Eu pretendia comprar um par de sapatos para ela. Mas o custo dos gêneros alimentícios nos impede a realização dos nossos desejos. Atualmente somos escravos do custo de vida. Eu achei um par de sapatos no lixo, lavei e remendei para ela usar.

         Eu não tinha um tostão para comprar pão. Então eu levei 3 litros e troquei com o Arnaldo. Ele ficou com os litros e deu-me pão. Fui receber o dinheiro do papel. Recebi 65 cruzeiros. Comprei 20 de carne. 1 quilo de toucinho e 1 quilo de açúcar e seis cruzeiros de queijo. E o dinheiro acabou-se.

         Passei o dia indisposta. Percebi que estava resfriada. À noite o peito doía-me. Comecei tossir. Resolvi não sair à noite para catar papel. Procurei meu filho João José. Ele estava na rua Felisberto de Carvalho, perto do mercadinho. O ônibus atirou um garoto na calçada e a turba afluiu-se. Ele estava no núcleo. Dei-lhe uns tapas e em 5 minutos ele chegou em casa.

         Ablui as crianças e aleitei-as e ablui-me e aleitei-me. Esperei até às 11 horas, um certo alguém. Ele não veio. Tomei um melhoral e deitei-me novamente. Quando despertei o astro rei deslizava no espaço. A minha filha Vera Eunice dizia: − Vai buscar água, mamãe!

(Adaptado de: JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada.

São Paulo: Editora Ática, 1992, p. 9)

Em Ele estava no núcleo (3º parágrafo), o pronome refere-se a

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    Turba significa multidão, ou grande número de pessoas. Assim, ELE (o filho, João José) estava no núcleo da multidão.

  • Gabarito : E

    João José.

  • Gabarito: E ----------------------------------------------------------Se eu tivesse lido o último período do texto, provavelmente eu não responderia D, e sim E.
  • Questão tão fácil que dá para desconfiar !!!

  • questão fácil professor cometa, agora as difíceis não tem um comentário.

  • A dica para quem teve dificuldade como eu: verificar o parágrafo 3º inteiro, percebe-se que a mãe estava procurando o filho João José, e que o garoto referido não é o filho João José. O filho João José , estava no núcleo da turba/multidão.

    João José estava no núcleo. Ele estava no núcleo.

  • "Passei o dia indisposta. Percebi que estava resfriada. À noite o peito doía-me. Comecei tossir. Resolvi não sair à noite para catar papel. Procurei meu filho João José. Ele estava na rua Felisberto de Carvalho, perto do mercadinho. O ônibus atirou um garoto na calçada e a turba afluiu-se. Ele estava no núcleo. Dei-lhe uns tapas e em 5 minutos ele chegou em casa."

    Provavelmente você ficou em dúvida na alternativa A e B, assim como eu. Mas foca no "Ele estava"

    Depois pergunta: Quem estava no Núcleo?

    quanto a: O ônibus atirou um garoto na calçada e a turba afluiu-se.

    deve-se entender como um fato ocasional que ocorreu no percurso da procura por João José. Ocasião em que a mãe o encontrou no afluir das pessoas curiosas para ver o garoto que havia sido atirado do ônibus.