A questão requer conhecimentos específicos acerca do psicodiagnóstico e avaliação psicológica.
Psicodiagnóstico é um método científico em que o profissional, limitado no tempo, utiliza técnicas e testes psicológicos, levanta hipóteses e testa-as para fins específicos, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.
A avaliação psicológica é um processo mais amplo que não necessariamente utilizam-se testes psicológicos e pode ser realizado em diversos contextos de atuação da psicologia.
Vamos às alternativas:
- ERRADO
Para que não ocorra maiores resistências e possível desistência no processo psicodiagnóstico, recomenda-se que o profissional faça o planejamento de aplicação dos testes menos ansiogênicos para os mais ansiogênicos.
- ERRADO
O psicodiagnóstico interventivo consiste em uma técnica da cientificidade psicológica em que o profissional realiza intervenções no decorrer de todo o processo diagnóstico clínico. Seu objetivo principal difere do caráter diagnóstico, conforme a técnica mais tradicional, resultando em intervenções durante todo o percurso dos atendimentos.
- ERRADO
O psicodiagnóstico é uma prática estritamente clínica, não pode ser aplicado em contextos diversos.
- CERTO
O termo TCLE (termo de consentimento livre e esclarecido) é bastante comum no meio científico quando a pesquisa é realizada com seres humanos - é uma exigência do Conselho Nacional de Saúde. Na clínica pode acontecer o mesmo. O processo avaliativo dá acesso aos aspectos mais íntimos do sujeito, e é uma forma de resguardar as partes quanto aos resultados da avaliação.
- ERRADO
A elaboração do plano de ação deve levar em conta não só os motivos manifestos, mas os latentes também.
Gabarito da professora: LETRA D