SóProvas



Questões de Anamnese


ID
45196
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É praticamente impossível coletar dados completos sobre a vida de um paciente. Muitas vezes, também, ele não tem todas as informações necessárias ou as omitirá por motivos defensivos. Entretanto, no momento em que se tem a queixa e a história clínica, há condições para definir a estrutura da anamnese ou história pessoal necessária, considerando os objetivos do exame, o tipo de paciente e

Alternativas
Comentários
  • Para Alcidez Cunha, em Psicodiagóstico-V, a história pessoal ou anamnese deve ser enfocada conforme os objetivos do exame e dependendo do tipo e da idade do paciente. Isso irá se refletir na natureza e quantidade de dados que devem constar ou não do laudo.

  • A entrevista de anamnese não segue a mesma estrutura para pessoas de diferentes grupos etários. Enquanto há alguns aspectos que sempre são examinados independente da idade, como a configuração familiar, outros se tornam mais ou menos importantes a depender da idade do paciente, o que implica na necessidade de adaptar as questões da investigação a tais especificidades. Por exemplo: com uma criança, torna-se fundamental o levantamento de marcos do desenvolvimento e da condições da gravidez, ao passo que, com um idoso, é mais relevante investigar aspectos do envelhecimento e perdas ocorridas ao longo da vida que possam estar relacionadas à queixa.

    Fonte: Psicodiagnóstico - Hutz, Trentini, Krug e Bandeira (2016). Capítulo 6.


ID
76108
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para conhecer os desejos ou motivos do sujeito, seus medos inconscientes e defesas típicas, seu modo de per- ceber a realidade externa ? elementos de sua psicodinâmica que embasam traços de caráter, sintomas e adaptação ? Saul, citado por Iennarella e Frick (1991), sugere que se componha o material clínico por meio de dados de anamnese, atitudes emocionais conscientes e dados de associações inconscientes. Dados de anamnese revisam historicamente

Alternativas
Comentários
  • http://www.anchyses.pro.br/texto14.htm
  • Visão bem psicanalista, né?

  • bacana, como a anamnese faz tudo hein... melhor que a entrevista psicologica... afeee 

  • GAB. E

    http://www.avm.edu.br/monopdf/8/SANDRA%20LUCIA%20CHRISTINO%20DE%20MIGUEL.pdf

  • É preciso cuidado nessa questao, pois ela fala da anamnese sendo construída apartir de uma perspectiva psicanalista. A psicodinamica parte de fundamentos psicanalistas de perceber,analisar e avaliar a mente humana.

  • Questão fez uma salada de frutas. Achei mal elaborada. 

  • Pessoal, é preciso se atentar ao autor. Na visão dele, é isso. Eu tbm não conhecia o autor, mas fui por eliminatórias. A correta era e menos psicanalista (e a mais correta) dentre as demais.


ID
166804
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jurema Alcides Cunha afirma que a história pessoal (ou anamnese) pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação. Acredita que, freqüentemente, a anamnese é delineada

Alternativas
Comentários
  • Vide o trecho do livro aqui: http://books.google.com.br/books?id=KwcrFmZ4mvgC&pg=PA59&lpg=PA59&dq=%22ac%C3%BAmulo+de+dados+que+n%C3%A3o+contribuem+para+o+entendimento+do+caso%22&source=bl&ots=PJJBMSkyX4&sig=fAPl7vkUCZUHZCefCx01NSxClGc&hl=pt-BR&sa=X&ei=gFcAUuqMGJH89gSdvYCwAg&redir_esc=y#v=onepage&q=%22ac%C3%BAmulo%20de%20dados%20que%20n%C3%A3o%20contribuem%20para%20o%20entendimento%20do%20caso%22&f=false
    M
    as, aparentemente o texto está um tanto confuso.
  • Jurema Alcides Cunha... as melhores referências para psicodiagnóstico são: Arzeno, Trinca e Ocampo nos melhores cursinhos que já fiz.  

  • Eu hein que questão mal formulada. A sensação é que eu li um manual de Psicodiagnóstico que fala uma coisa, agora vem esse falando outra, essa coisa de autor de referência conta muito, interessante ter bons referenciais como a colega acima sugeriu.


  • Acho que entendi, depende do ponto de vista. No caso do médico faz todo sentido, mas no caso do psicólogo não faz tanto sentido na compreensão do caso, uma vez que existem técnias, instrumentos, a própria entrevista psicológica, diagnóstica, etc.

  • Letra C, exatamente igual a definição na pág 59 do Psicodiagnóstico V.

  • Jurema Alcides Cunha afirma que a história pessoal (ou anamnese) pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação. Acredita que, freqüentemente, a anamnese é delineada

     

    de forma mais sistemática e formal, produzindo um acúmulo de dados que não contribuem para o entendimento do caso, mas tendo sentido quando há suspeitas de desvios de desenvolvimento numa criança.

     

    De fato este trecho está no livro: "A história pessoal pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação. Freqüentemente, a anamnese é delineada de forma mais sistemática e formal, produzindo um acúmulo de dados que não contribuem para o entendimento do caso. Um enfoque puramente normativo pode ter sentido quando há suspeitas de desvios de desenvolvimento numa criança (p. 59)."

    Mas acho que não faz sentido.


ID
207766
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A anamnese pressupõe uma reconstituição

Alternativas
Comentários
  •  O objetivo dessa técnica é o de organizar e sistematizar os dados do paciente, de forma tal que seja permitida a orientação de determinada ação terapêutica com a respectiva avaliação de sua eficácia; o fornecimento de subsídios para previsão do prognóstico; o auxílio no melhor atendimento ao paciente, pelo confronto de registros em situações futuras. Então, há uma retrospectiva global da vita do paciente. Letra A

  • Livro: Psicodiagnóstico-V

    Jurema Alcides Cunha

    .

    HISTÓRIA PESSOAL OU ANAMNESE
    "A história pessoal pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação." (pág. 59)


ID
219736
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O objetivo do exame, o tipo de paciente e sua idade, em uma anamnese, contribuem a maior ou menor ênfase a ser dada

Alternativas
Comentários
  • Questão confusa ...apesar de ter acertado marcando letra C não consegui interpretar e enteder a questão...

  • Também achei confusa e mal elaborada. 

    Segue o parágrafo onde a questão foi retirada .

    Freqüentemente, o psicólogo segue um roteiro, que o ajuda a dar seguimento à sua investigação. Não estamos oferecendo exatamente um roteiro, mas apresentando tópicos que podem servir como pontos de referência para a exploração da vida do paciente. A maior ou menor ênfase a ser dada a cada tópico ou a forma de seleção das informações significativas têm que ver com o objetivo do exame, tipo de paciente e sua idade, ou, ainda, com “as circunstâncias da entrevista e da avaliação” (Strauss, 1999, p.574)

    http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17963/material/Texto%2011%20-%20A%20hist%C3%B3ria%20do%20examinando.pdf

  • Também achei a questão confusa, apesar de ter acertado a questão, utilizando o critério de eliminação.

  • O objetivo, tipo de exame e idade de uma pessoa são três informações básicas e fundamentais na anamnese, pois elas funcionarão como "ponto de partida" norteando o planejamento dos próximos passos da avaliação psicológica. Alternativa C

  • FCC é confusa

  • Apesar de confusa (pior q eu na vida kkk), o ITEM C é aquele que melhor se adequa ao trecho.

    Atentem-se "A maior ou menor ênfase a ser dada a cada tópico ou a forma de seleção das informações significativas têm que ver com o objetivo do exame", algo influeciado pela IDADE e TIPO DE PACIENTE, independente da abordagem.


ID
226906
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A história psiquiátrica é uma transição entre a história da doença atual e a história pregressa pessoal do paciente. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

Na anamnese, idealmente, se dá um relato detalhado dos substratos psicológicos e biológicos preexistentes e subjacentes, sendo oferecidos importantes indícios e evidências de áreas vulneráveis no funcionamento do paciente.

PORQUE

A maioria dos instrumentos usados habitualmente são padronizados em relação a controles normais, que respondem ao mesmo conjunto de estímulos ou ao mesmo conjunto de questões.

Com base no texto produzido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa questão devia ser anulada.
    O que tem errado com a primeira?
  • De acordo com Cunha, na anamnese seu foco é mais voltado ao desenvolvimento, acredito que o que a parte I fala é da história clínica. 

  • O que há de erro do item I? 

  • não entendi o erro da primeira afirmativa...

  • Na anamnese, idealmente, se dá um relato detalhado dos substratos psicológicos e biológicos preexistentes e subjacentes, sendo oferecidos importantes indícios e evidências de áreas vulneráveis no funcionamento do paciente. 
     

  • Alguém entendeu por que a alternativa 1 está errada?

  • Talvez o erro na primeira assertiva esteja no fato de as avaliações dos Substratos Psicológicos (SACOMPLICA - Mnemônico para: Sensopercepção, atenção, consciência, orientação, memória, pensamento, linguagem, inteligência, conduta, afetividade) sejam avaliados, geralmente, no EEM (Exame do Estado Mental) e não na anamnese, esta ultima foca no histórico o desenvolvimento do sujeito com a finalidade de uma compreensão global.

    Fonte : Hutz. Psicodiagnóstico. Cap. O Exame do estado Mental.


ID
229216
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando se trabalha com a suposição de que o paciente conhece sua vida e está capacitado para fornecer dados sobre a mesma, fala-se em

Alternativas
Comentários
  • Na anamnese,  o paciente é o mediador entre sua vida, sua enfermidade, e o médico. Quando por razões estatísticas ou para cumprir obrigações regulamentares de uma instituição, muitas vezes, ela é feita pelo pessoal de apoio ou auxiliar. A anamnese trabalha com a suposição de que o paciente conhece sua vida e está, portanto, capacitado para fornecer dados sobre a mesma.

  • Bleger, em seu livro Temas da psicologia - entrevistas e grupos, realiza tal afirmativa raciocinando por esta linha.

    Sendo a anamnese:

    - campo configurado pelo entrevistadoR;

    - compromisso com o dito (consciente);

    - busca a reconstrução global da vida do entrevistado, dados completos;

    - pressupõe que o entrevistado conhece sua vida e pode fornecer dados completos sobre ela.


ID
234820
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem diversas modalidades de informes psicológicos. Todo psicólogo deve manter um registro de suas atividades, seja no contexto da clínica, seja no das organizações. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Resolução 07/2003, do CFP:

    (...) é de fundamental importância que a redação seja bem estruturada e definida, evitando interpretações errôneas de seu conteúdo. Ordenar as idéias e utilizar linguagem profissional é primordial para que seja compreensível por quem lê e garanta precisão na comunicação, com clareza, concisão e harmonia.
  • Além disso só pra reforçar as ideias a letra C não poderia ser assinaladacomo correta  porque no relatório o procedimento é um das etapas/passos de elaboração do documento.

  • Atestado psicológico consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.


ID
314146
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando para o estabelecimento de um diagnóstico, inicia- se a investigação com a obtenção de uma história clínica do paciente, a mais completa possível (esclarecimento dos sintomas atuais com sua descrição objetiva e detalhada, as circunstâncias em que surgiram, se houve ou não algum estressor que desencadeou ou agravou o quadro, o grau de interferência na vida social, nas atividades profissionais diárias, nas relações interpessoais e a intensidade do sofrimento psíquico; breve histórico do desenvolvimento pessoal e de como ocorreu a ultrapassagem das diferentes etapas evolutivas), tal procedimento usualmente recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • Esse levantamento detalhado da história de
    desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância, pode ser facilmente estruturado
    cronologicamente, e pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um
    marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação, devendo ser
    enfocada conforme os objetivos do exame e dependendo do tipo e da idade do paciente
    (Cunha, 2000).
  • A anamnese implica uma compilação de dados preestabelecidos, de tal amplitude e detalhe, que permita obter uma síntese tanto da situação presente como da história de um indivíduo, de sua doença e de sua saúde. Na anamnese, a preocupação e a finalidade residem na compilação de dados, e o paciente fica reduzido a um mediador entre sua enfermidade, sua vida e seus dados, por um lado, e o médico por outro. Se o paciente não fornece informações, elas devem ser "extraídas" dele.
    (Bleger, 2011)
  • Acredito que esta questão esteja errada, pois anamnese é o mesmo que a história pessoal e não que a história clínica. 

  • valeria recurso

  • Na anamnese entra tanto histórico pessoal como clínico.

  • ANAMNESE!

  • entrevista de bleger são tecnicas de execução, são de dois tipos Fechadas (sistemática de dados) e abertas (de acordo com a estrutura flexivel da psicologica). Tem segundos os objetivos entrevista diagnóstica e prognóstica, entrevista psicoterapica tem varias abordagens de acordo com a especificidade do profissional, entreista de encaminhamento não tendo vínculo com o entrevistador e fazer sondagem para exemplo uma selação, entrevista de desligamento de examinar o plano pós alta e algum intem para ser relatado ter intervenção a mais ou não, e por fim a entrevista de pesquisa tem que ser com um termo de esclarecimento livre de acordo com a lei de respaldo de sigilo. Essas entrevistas de acordo com o seu aspesto formal pode ser feita semi estruturada ( pré estabelecidas para atingir os objetivos com as informações0, estruturada (fechada - levantamento de informação) e livre estruturação (aberta). iSSO PARA TERMOS A AVALIAÇÃO PSICÓLOGICA E PSICODIAGNÓSTICA que tem sua peculiariedades. Psicodiagnóstico - 

    uma prática clínica delimitada com o objetivo tempo e papéis definidos é realizado com o objetivo de obter uma compreensão profunda da personalidade do paciente ou do grupo familiar então olha só a compreensão profunda  e completa da personalidade incluindo elementos constitutivo patológicos que está incluindo o diagnóstico e o prognóstico sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico encaminhamento e ou tratamento utiliza como principais instrumentos a entrevista clínica a aplicação de testes e técnicas projetivas a entrevista devolutiva e a elaboração do laudo quando solicitado.  DIAGNÓSTICO PSICÓLOGICO 

    psicológico é um processo científico limitado no tempo, ó isso aqui gente limitado no tempo é importante você gravar isso tá porque pode cair em prova já caiu já teve questão de prova que cobrou, isso é, é limitado diferente uma psicoterapia que às vezes a psicanálise por exemplo ela não tem uma limitação temporal bem definida; bem prosseguindo que utiliza técnicas e testes psicológicos em um nível individual ou não o outro conceito. vocês lembram que falou de nível familiar então poder poderia ser aqui nível individual familiar grupal institucional seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos então sempre o aqui aquele profissional que vai fazer um diagnóstico ele tem um pressuposto teórico que está noite anos eu trabalho identificar e avaliar aspectos específicos ou para classificar o caso e prever o seu curso possível comunicando o resultado.  NÃO DEIXAR DE LEMBRAR QUE PRECISA ENTENDER O QUE É AVALIAÇÃO PSICOLOGICA.


ID
336034
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jurema Alcides Cunha aponta a anamnese ou história pessoal como um dos recursos para o psicólogo explorar a perspectiva histórica para entender uma problemática atual dentro de um contexto vital de

Alternativas
Comentários
  • A entrevista em que é feita a anamnese tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância. A anamnese é uma técnica de entrevista que pode ser facilmente estruturada cronologicamente. Embora a utilidade da anamnese seja mais claramente vislumbrada na terapia infantil , muitas abordagens que integram ou valorizam o desenvolvimento precoce podem se beneficiar deste tipo de entrevista.

    Psicodiagnóstico V - Jurema Alcides Cunha

  • Livro: Psicodiagnóstico-V

    Jurema Alcides Cunha

    .

    "A entrevista em que é feita a anamnese (vide A história do examinando, nesta obra) tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância. A anamnese é uma técnica de entrevista que pode ser facilmente estruturada cronologicamente. Embora a utilidade da anamnese seja mais claramente vislumbrada na terapia infantil, muitas abordagens que integram ou valorizam o desenvolvimento precoce podem se beneficiar deste tipo de entrevista. Certamente, aprender a fazer uma entrevista de anamnese irá facilitar a apreciação de questões desenvolvimentais por parte do clínico, pois muitas abordagens investigam aspectos importantes do desenvolvimento, embora de maneira não tão extensiva como faz a entrevista de anamnese." (pág. 50)

  • a anamnese é diferente da entrevista desde que essa é feita ao longo de todo o processo terapêutico.. Tem-se a entrevista cognitivo comportamental dados de veracidades; entrevista fenomenológica de Carl Rogers; entrevista psicanalítica do mundo interno que se pode ter a anamnese como respaldo.

  • História Pessoal ou Anmnese

    --> levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa (principalmente na infância)

    --> pode ser estruturado cronologicamente

    --> pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação

    --> deve ser enfocada conforme os objetivos do exame e dependendo do tipo e da idade do paciente 


ID
527581
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A reconstituição global da vida do paciente que servirá de marco referencial para a problemática atual se enquadrar e ganhar significação é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: 

    e) anamnese.


ID
538777
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Jurema Alcides Cunha, a história pessoal (ou anamnese) pressupõe

Alternativas
Comentários
  • Não consigo copiar, mas esse artigo tem exatamente essa citação de Cunha.
    http://www.pronty.com.br/artigos/benderaprendizagem.pdf
  • "Esse levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância, pode ser facilmente estruturado cronologicamente, e pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação, devendo ser enfocada conforme os objetivos do exame e dependendo do tipo e da idade do paciente (Cunha, 2000). '
  • Na avaliação psicológica em crianças é necessário ampliar o foco avaliativo, ou seja, além do contato com a criança, é imperativo o contato com os pais ou responsáveis, por meio das entrevistas de anamnese para a coleta da sua história desenvolvimental. Aberastury (1991) enfatiza a necessidade de coletar, além da queixa que traz a criança à consulta, dados específicos de sua história, como a gestação vivenciada pela mãe, o parto, os primeiros meses, o controle dos esfíncteres, o início da deambulação, um dia de vida normal e as relações familiares que a criança vivencia no momento. Esse levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância, pode ser facilmente estruturado cronologicamente, e pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação, devendo ser enfocada conforme os objetivos do exame e dependendo do tipo e da idade do paciente (Cunha, 2000)
  • A questão descreve ipsis litteris como está na página 59 do livro Psicodiagnóstico V de Cunha: História Pessoal ou Anamnese: A história Pessoal pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação.

  • História Pessoal ou Anmnese

    --> levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa (principalmente na infância)

    --> pode ser estruturado cronologicamente

    --> pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação

    --> deve ser enfocada conforme os objetivos do exame e dependendo do tipo e da idade do paciente 

  • (D) uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação.


ID
767434
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

NÃO é objetivo de uma entrevista inicial psicodiagnóstica:

Alternativas
Comentários
  • Objetivos da entrevista inicial psicodiagnóstica

    --> Perceber a primeira impressão que o entrevistado desperta no psicólogo e verificar se ela se mantém ao longo de toda a entrevista ou muda, e em que sentido.

    --> Considerar o que o paciente verbaliza: o que, como e quando verbaliza e com que ritmo.

    --> Estabelecer o grau de coerência ou discrepância entre tudo o que foi verbalizado e tudo o que o psicólogo captou por meio de sua linguagem não verbal (roupas, gestos, por exemplo).

    --> Estabelecer um bom rapport com o paciente para reduzir ao mínimo a possibilidade de bloqueios ou paralizações e criar um clima preparatório favorável à aplicação de testes.


ID
878020
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As entrevistas iniciais têm um importante papel no processo psicodiagnóstico psicanalítico (Arzeno, 2003).

Assinale a alternativa correta quanto a esta etapa do processo:

Alternativas
Comentários
  • segue um ótimo texto sobre o assunto, os melhores na minha opnião, trinca, campo, e Arzeno:

    https://www.google.com.br/#q=arzeno+(2003)+entrevista+inicial


ID
892177
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"O principio básico é de que a maneira do sujeito perceber,interpretar e estruturar a matéria ou a situação reflete os aspectos fundamentais do seu psiquismo. É possível, desse modo, buscar relações com a apreensão do conhecimento, como procurar, evitar, distorcer, omitir, esquecer algo que lhe é apresentado. Podem-se detectar assim obstáculos afetivos existentes nesse processo de aprendizagem de nivel geral especificamente escolar."
(Weiss, 1992.)


A qual instrumento utilizado no processo diagnóstico o autor se refere?

Alternativas
Comentários
  • Por meio de uma técnica projetiva psicopedagógica, a prova tem como objetivo investigar os vínculos que traz dados da relação aprendente-ensinante e conhecimento podendo estabelecer três grandes domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo, através dos quais é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência que constituem o vínculo de aprendizagem.

    Sobre as provas projetivas WEISS observa que: O princípio básico é de que a maneira do sujeito perceber, interpretar e estruturar o material ou situação reflete os aspectos fundamentais do seu psiquismo. É possível, desse modo, buscar relações com a apreensão do conhecimento como procurar, evitar, distorcer, omitir, esquecer algo que lhe é apresentado. Podem-se detectar, assim, obstáculos afetivos existentes nesse processo de aprendizagem de nível geral e especificamente escolar. (2010, p. 117)

    SOARES, SARA CASTRO. CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO COMO GÊNESE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. Disponível em:<http://catolicadeanapolis.edu.br/biblioteca/wp-content/uploads/2019/12/SARA-CASTRO-SOARES.pdf>. Acesso em:15 dez. 2020


ID
1177087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da intervenção do psicólogo, julgue os itens subsequentes.

Nos casos de pacientes em tratamento para cirurgia da obesidade, a anamnese realizada na avaliação psicológica pré-operatória busca identificar, entre outros fatores, a existência de padrões de compulsão alimentar, ansiedade e depressão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Na anamnese, deve ser avaliado o motivo principal da consulta (excesso do peso ou complicações do excesso do peso) e a motivação para perda de peso. Deve ser questionado o peso desejado ao final do tratamento, a velocidade de perda de peso esperada, as consequências físicas e psíquicas da perda de peso. Deve-se ter muito cuidado na abordagem, visto que normalmente o assunto já é desconfortável para o paciente. Questionar história do ganho ponderal, tentativas prévias de emagrecer, prática de atividades física, fatores precipitantes de recaída, hábitos e transtornos alimentares.

    No exame físico deve-se atentar não só para o peso e a estatura, mas também para medidas de pressão arterial com manguito adequado e avaliação de sinais clínicos de obesidade secundária a outras doenças. Os únicos exames necessários na avaliação inicial são glicemia de jejum e colesterol total. Outros exames devem ser guiados conforme achados na história e exame físico.


ID
1192150
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre quais são os objetivos da primeira entrevista de um psicodiagnóstico, segundo Arzeno (1995), é correto afirmar, exceto:

Alternativas

ID
1265890
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as várias formas de coleta de informações em psicologia, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Informa acerca do funcionamento global do cérebro.                       ( ) Entrevista.
2. Conhecimento psicológico da estrutura da personalidade.               ( ) Psicodiagnóstico.
3. Avalia o conhecimento de habilidades e competências.                    ( ) Exame neuropsicológico.
4. Estratégia clínica de uso longitudinal na avaliação psicológica.        ( ) Avaliação de potencial.
5. Instrumento de investigação histórica.                                                ( ) Anamnese.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos aulxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • 1. Informa acerca do funcionamento global do cérebro                       ( 4 ) Entrevista. 
    2. Conhecimento psicológico da estrutura da personalidade                ( 2 ) Psicodiagnóstico. 
    3. Avalia o conhecimento de habilidades e competências                     ( 1 ) Exame neuropsicológico. 
    4. Estratégia clínica de uso longitudinal na avaliação psicológica        ( 3 ) Avaliação de potencial. 
    5.
    Instrumento de investigação histórica                                                   ( 5 ) Anamnese. 

  • BLEGER, entrevistas e grupos, 2011.

    ANAMNESE 
    -O campo é configurado pelo ENTREVISTADOR 
    -Busca reconstrução global da vida do paciente 
    -Atenção focada no "dito"

    Anamnese é uma compilação de dados pré-estabelecidos incluindo a história do indivíduo a
    história da sua doença e a história da sua saúde. na anamnese a preocupação e
    a finalidade resina na compilação de dados, e o paciente fica reduzido a um
    mediador entre a sua enfermidade, sua vida em seus dados por um lado, e o
    médico por outro.

    ETREVISTA PSICOLÓGICA 
    - O campo é configurado pelo ENTREVISTADO 
    - não aflora a totalidade do repertório de sua personalidade 
    - é focada tb no "não dito" - padrões inconscientes

     


ID
1281232
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os objetivos da entrevista inicial, em um processo psicodiagnóstico, considere a validade das afirmações abaixo.

I. Considerar o que o paciente verbaliza: o quê, como e quando verbaliza e com que ritmo.

II. Captar o que o paciente transfere ao psicólogo e o que isto lhe provoca.

III. Detectar (entrevista inicial com os pais) qual é o vínculo que une o casal e qual é o vínculo entre eles e o filho.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1308550
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os recursos básicos de um psicodiagnóstico, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  •  

    A história clínica do paciente pretende caracterizar a emergência de sintomas ou de mudanças comportamentais, numa determinada época, e a sua evolução, até o momento atual. v

     

    Determinado o início da história clínica e sua evolução, ainda é necessário um levantamento da sintomatologia e das condições de vida do paciente, no momento atual, em várias áreas. v

     

    A anamnese pressupõe uma reconstrução global da vida do paciente, como um marco referencial, em que a problemática atual se enquadra e ganha significação. v

     

    Na anamnese, é possível coletar dados completos sobre a vida do paciente, uma vez que ela é delineada de forma sistemática e formal, possuindo um enfoque puramente normativo. falso

     

    O exame subjetivo se baseia em informações, dadas pelo paciente e em observações de seu comportamento e, eventualmente, deve ser complementado por um exame objetivo.v

     


ID
1514308
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando o psicólogo inicia uma investigação diagnóstica, pelo levantamento detalhado da história clínica do paciente, que inclua o esclarecimento dos sintomas atuais com sua descrição objetiva e detalhada, as circunstâncias em que surgiram, se houve ou não algum estressor que desencadeou ou agravou o quadro, o grau de interferência na vida social, nas atividades profissionais diárias, nas relações interpessoais e a intensidade do sofrimento psíquico; breve histórico do desenvolvimento pessoal e de como ocorreu a ultrapassagem das diferentes etapas evolutivas. Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que esse procedimento usualmente recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  •  b)anamnese.

  • B. ANAMNESE

  • ANAMNESE: histórico dos sinais e dos sintomas que o paciente apresenta ao longo de sua vida, seus antecedentes pessoais e familiares, assim como de sua família e meio social. (Dalgalarrondo, pág.61)


ID
1678897
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Barra Mansa - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O objetivo da anamnese em um trabalho psicopedagógico é conhecer a história de vida da pessoa em avaliação. Esse importantíssimo instrumento possibilita dimensionar passado, presente e futuro do cliente, e por isso é muito importante que o psicopedagogo realize o seu trabalho de investigação considerando todas as situações vivencias, muito alem das causas da queixa inicial.

Assim sendo, assinale abaixo, a alternativa que NÃO é correta em se tratando de uma anamnese psicopedagógica:

Alternativas
Comentários
  • Como assim não analisa fatos? Fatos não são parte da história de vida da pessoa?


ID
1679173
Banca
ADVISE
Órgão
SESC-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a Anamnese é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1922941
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Consurge - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a primeira entrevista do processo psicodiagnóstico cumpriu sua finalidade, quando do atendimento de um paciente, deve-se obter como potenciais resultados:

I. uma história da vida do paciente e da situação desencadeadora.

II. uma hipótese inicial sobre o motivo profundo do conflito, que poderá ser ratificada considerando o material projetivo dos testes.

III. a clareza dos sintomas, aquilo que o paciente trouxe como motivo manifesto da solicitação de psicodiagnóstico.

IV. uma imagem do conflito central e seus derivados.

V. uma estratégia para usar determinados instrumentos diagnósticos seguindo uma determinada ordem, que sirvam para ratificar e ampliar as hipóteses prévias.

Assinale a alternativa que apresenta os potenciais resultados que devem ser observados.

Alternativas

ID
1944274
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante uma entrevista de anamnese, um psicólogo constatou no paciente as seguinte características: cooperação; lucidez ; inteligência preservada; pensamento sem alteração de curso, de forma e de conteúdo; linguagem sem alteração; humor oscilante; e nexo afetivo prejudicado. Estas observações obtidas durante a entrevista deverão constar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) na súmula psicopatológica.

  • Uma vez realizado e redigido o exame psíquico, deverão constar na súmula os termos técnicos que expressam a normalidade ou as patologias observadas no paciente. Trata-se de um resumo técnico de tudo o que foi observado na entrevista.


ID
2003026
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista de anamnese tem um foco mais específico, é considerada um dos pontos cruciais do processo de investigação psicopedagógica e visa colher dados significativos sobre a evolução geral do sujeito em seus diversos contextos históricos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses contextos.

Alternativas

ID
2010817
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista é o instrumento fundamental para o trabalho do psicólogo. Assinale a alternativa correta sobre a classificação das entrevistas, segundo o momento no processo de psicodiagnóstico em que ocorrem.

Alternativas

ID
2065228
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação psicológica que se configura como uma situação com papéis bem definidos, utilizada com propósitos clínicos, sendo um processo científico, limitado no tempo, que visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico e que possui como etapas a entrevista inicial, a aplicação de testes e/ou técnicas projetivas, e o encerramento com a devolutiva é denominado(a):

Alternativas
Comentários
  • Psicodiagnóstico... ipsis litteris

  • De acordo com Jurema Cunha (2000), o psicodiagnóstico é um processo que visa a 

    identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de 

    psicopatologia.


ID
2065231
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista é um instrumento importante para o psicólogo, sendo a entrevista psicológica uma técnica de investigação científica fundamental para o método clínico. Com relação à entrevista psicológica, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A: A entrevista psicológica pode ser realizada de forma aberta ou fechada, e de forma individual ou grupal, sendo que seu formato irá depender dos objetivos pelo qual foi programada. 

  • b) entrevista psicológica e anamnese não são sinônimos;

    c) a teoria da entrevista foi influenciada por conhecimentos provenientes da psicanálise, da topologia, da gestalt e do behaviorismo;

    d) a regra fundamental da entrevista é que o entrevistador controla a entrevista, porém quem a dirige é o entrevistado;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A


ID
2117842
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pode-se caracterizar a anamnese como:

Alternativas
Comentários
  • uma entrevista que visa recuperar a história de vida do paciente e tentar estabelecer o primeiro elo dos sintomas e problemáticas que trazem o paciente à consulta.


ID
2125063
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O tipo de entrevista que, quanto à sua finalidade, caracteriza-se por objetivar o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância, podendo ser estruturada cronologicamente, que irá facilitar a apreciação de questões desenvolvimentais importantes na história do paciente é a entrevista conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • ANAMNESE LETRA B

  •  a) Diagnóstica. 

     b) Anamnese. GABARITO 

     c) Triagem.  tem como finalidade o encaminhamento do paciente

     d) Sistêmica geralmente são utilizadas para avaliar casais e familiares. 

  • De acordo com Tavares (2007), a anamnese tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância. A anamnese é uma técnica de entrevista que pode ser facilmente estruturada cronologicamente. Embora a utilidade da anamnese seja mais claramente vislumbrada na terapia infantil, muitas abordagens que integram ou valorizam o desenvolvimento precoce podem se beneficiar deste tipo de entrevista (p. 50)

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: B


ID
2205208
Banca
FMZ - AP
Órgão
CBM-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo psicodiagnóstico, segundo Ocampo et al (2001), a entrevista inicial deve ser

Alternativas

ID
2205250
Banca
FMZ - AP
Órgão
CBM-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Bleger, em seu livro intitulado “Temas de Psicologia”, a anamnese implica

Alternativas

ID
2214895
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso”. CUNHA (2000).

Assinale a alternativa incorreta, sobre o processo psicodiagnóstico segundo CUNHA (2000):

Alternativas
Comentários
  • No momento em que é possível ter uma previsão, deve-se formalizar com o paciente ou responsável os termos em que o processo psicodiagnóstico vai se desenvolver, definindo papéis, obrigações, direitos e responsabilidades mútuas.

    O momento mais propício para o estabele- cimento de um contrato de trabalho, porém, é variável, pois tanto depende da precisão das questões iniciais e dos objetivos, como da ex- periência do psicólogo. 

  • O plano de avaliação deve permitir obter respostas confiáveis para as questões colocadas e, ao mesmo tempo, atender aos objetivos propostos. Contudo, a testagem de uma hipótese, por vezes, pode ser realizada com diferentes instrumentos. A opção por um instrumento específico, além de eventualmente ficar delimitada pelo objetivo do exame, deve ser feita tanto pela consideração das características demográficas do sujeito (idade, sexo, nível sociocultural, etc.), como por suas condições específicas (comprometimentos permanentes ou temporários de ordem sensorial, motora, cognitiva, etc.). Também devem ser levados em conta fatores situacionais, deficiências físicas do sujeito e a urgência no resultado.

    Considerada a especificidade das técnicas, uma vez delineado o plano de avaliação, tem- se uma idéia de seu número aproximado e do tempo necessário para a testagem.

  • Etapas do psicodiagnóstico, segundo Cunha:

    1)Primeiras entrevistas

    2)Planejar e selecionar instrumentos

    3)Realização da estratégia diagnóstica planejada

    4)Integração dos dados

    5)Entrevista devolutiva.

  • Alguém pode me explicar porque a letra C está errada?


ID
2313283
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ocampo e Arzeno (11ª ed. 2009), estudiosas do psicodiagnóstico, acreditam que ao longo de toda a entrevista inicial é importante captar que tipo de vínculo o paciente procura estabelecer com o psicólogo (se procura seduzilo, confundi-lo, evitá-lo, manter-se à distância, depender excessivamente dele, por exemplo) e também certos sentimentos e fantasias de importância vital para a compreensão do caso que surgem no psicólogo e que permitem determinar o tipo de vínculo objetal que opera como modelo interno inconsciente no paciente. Este processo refere-se aos aspectos 

Alternativas
Comentários
  • Depois que o enquadre é feito, muitas das emoções e sentimentos que vivenciamos durante o processo psicodiagnóstico PODEM ser por conta da dinâmica do paciente, uma vez que costumam ser depositários de conteúdos rejeitados que foram internalizados durante a existência. 

  •  GABARITO: d) transferenciais e contratransferenciais

    transferência= É um fenômeno na psicologia, caracterizado pelo direcionamento inconsciente de sentimentos de um pessoa para outra. Em princípio, foi descrita por FREUD, quem reconheceu sua importância para a psicanálise para uma melhor compreensão dos sentimentos dos pacientes. A relação paciente-terapeuta sob o contexto da livre- associação, sem risco de juízos alheios, permite a construção de um relacionamento inédito para o paciente. A transferência que surge nesta relação torna-se então, o instrumento terapêutico principal, na medida em que permite a atualização dos conteúdos inconscientes que permeiam as relações interpessoais do paciente. 

     

    contratransferência =  O analista deve tomar cuidado com a contratransferência, isto é, com o processo contrário em que afetos do analista são transferidos para o paciente, o que pode dificultar a relação terapêutica. Pode-se exemplificar a contratransferência com as projeções, sentimentos de empatia ou tédio que o paciente, por vezes, desperta no terapeuta e Freud já alertava para a necessidade do analista manter-se crítico e ciente deste mecanismo. 

     

  • Importância da observação de processos transferenciais e contra-transferenciais na entrevista inicial

     Ao longo de toda a entrevista inicial é importante captar:

    --> que tipo de vínculo o paciente procura estabelecer com o psicólogo (se procura seduzilo, confundi-lo, evitá-lo, manter-se à distância, depender excessivamente dele, por exemplo) e

    --> sentimentos e fantasias de importância vital para a compreensão do caso que surgem no psicólogo e que permitem determinar o tipo de vínculo objetal que opera como modelo interno inconsciente no paciente. 


ID
2338339
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo psicodiagnóstico, segundo Ocampo e Arzeno (1990),

Alternativas
Comentários
  • Interpretação do gabarito segundo a caracterização do processo psicodiagnóstico de Ocampo & Arzeno. 

    Institucionalmente, o processo psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede ajuda, e outra (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo de acordo com suas possibilidades. É uma situação bem pessoal (psicólogo-paciente ou psicodiagnosticador-casal ou grupo familiar), duração limitada, os objetivo é conseguir uma descrição e compreensão, a mais profunda e completa possível, da personalidade total daquele que o procura. É importante ressaltar que o pedido de ajuda tem duas vertentes: o explícito conhecido como queixa e o subjacente (latente). Assim, na avaliação psicológica é importante levar em conta o motivo latente, o que não foi dito que habita o subterrâneo do paciente e interagem com a queixa. Não podemos ficar apenas naquilo que é motivo explícito da procura, uma vez que uma dinâmica será ativada durante o processo investigatório. Por essas razões é que a  queixa principal poderá desaperecer, ser ampliada, ficar conectada com outros aspectos não ditos ou mesmo se resolver pelo simples fato da catarse.  O processo psicodiagnóstico enfatiza também a investigação de algum aspecto em particular, segundo a sintomatologia corporal, pois muitos problemas médicos ou psiquiátricos escondem conflitos psicológicos não resolvidos. Assim, o olhar do psicólogo para esses fatores de ordem somática são importantes também (se houver). Abrange os aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) desta personalidade ou grupo. O psicodiagnóstico para alcançar tais objetivos utiliza-se de certas técnicas tais como: Entrevista semidirigida, técnicas projetivas, jogos, a hora lúdica, entrevista de devolução e encaminhamentos possíveis.

  • definir o enquadre (ou enquadramento) permite dar garantias de que no processo de psicodiagnóstico o paciente não tenha contato com aspectos da sua infância já que são muito regressivos, dificultando a entrevista - errado

    a entrevista inicial é caracterizada como uma entrevista dirigida, que permite ao entrevistador ter a liberdade de investigar as principais questões foco da avaliação psicológica. - errado

    a entrevista clínica é uma técnica insubstituível, pois cumpre os objetivos do processo psicodiagnóstico, sendo a utilização de testes facultativa, uma vez que são apenas complementares. errado, pois depende

    ao planejar a bateria de testes a ser utilizada no psicodiagnóstico, é importante discriminar a sequência em que os testes escolhidos serão aplicados, sendo que os primeiros devem ser os que mobilizam a conduta que corresponde ao sintoma do avaliado.  errado

    na entrevista clínica deve-se observar o motivo latente, subjacente ao manifesto, sem ater-se à queixa que preocupa o paciente e pode manter-se, anular-se e ampliar-se.  certo

  • Gostei muita desse vídeo do prof. Fábio Pedroso, ele explica muito bem a questão pq ele fala das páginas do livro para cada alternativa.

    https://youtu.be/D8ptNRclm5E

  • GABARITO E

    Segundo Ocampo e Arzeno:

    Não se pode definir o enquadramento com maior precisão porque seu conteúdo e seu modo de formulação dependem, em muitos aspectos, das caracterrísticas do paciente e dos pais.

    Entrevista semidirigida- é a entrevista inicial quando o paciente tem liberdade para expor seus problemas começando por onde preferir e incluindo o que desejar.

    A entrevista clínica é "uma" técnica e não "a" técnica. É insubstituível enquanto cumpre certos objetivos do processo psicodiagnóstico, mas os testes (projetivos) apresentam certas vantagens que os tornam insubstituíveis e imprescindíveis.

    O teste que mobiliza uma conduta que corresponde ao sintoma nunca deve ser aplicado 1º, pois isso supõe colocar o paciente na situação mais ansiógena ou deficitária sem o prévio estabelecimento de uma relação adequada.

    Na entrevista clínica deve-se observar o motivo latente, subjacente ao manifesto, sem ater-se à queixa que preocupa o paciente e pode manter-se, anular-se e ampliar-se.

    Fonte: slides do vídeo https://youtu.be/D8ptNRclm5E

  • --> Não se pode definir o enquadramento com maior precisão porque seu conteúdo e seu modo de formulação dependem, em muitos aspectos, das características do paciente e dos pais.

    --> Entrevista semi-dirigida- é a entrevista inicial quando o paciente tem liberdade para expor seus problemas começando por onde preferir e incluindo o que desejar.

    --> A entrevista clínica é "uma" técnica e não "a" técnica. É insubstituível enquanto cumpre certos objetivos do processo psicodiagnóstico, mas os testes (projetivos) apresentam certas vantagens que os tornam insubstituíveis e imprescindíveis.

    --> O teste que mobiliza uma conduta que corresponde ao sintoma nunca deve ser aplicado 1º, pois isso supõe colocar o paciente na situação mais ansiógena ou deficitária sem o prévio estabelecimento de uma relação adequada.

    --> Na entrevista clínica deve-se observar o motivo latente, subjacente ao manifesto, sem ater-se à queixa que preocupa o paciente e pode manter-se, anular-se e ampliar-se.

  • A questão requer conhecimentos específicos acerca do psicodiagnóstico, de acordo com Ocampo & Arzeno. 

    Psicodagnóstico é um método científico em que o profissional, limitado no tempo, utiliza técnicas e testes psicológicos, levanta hipóteses e testa-as para fins específicos, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. 

     As etapas de um processo diagnóstico para os autores são: 

    a) Primeiro contato e entrevista inicial com o paciente:  

    b) Aplicação de testes e técnicas projetivas 

    c) Encerramento do processo: 

    d) Informe escrito ou laudo, no caso de encaminhamento para outro profissional ou devolução para a fonte solicitante do psicodiagnóstico. 

    Vamos às alternativas:

    1. ERRADA

    A atividade clínica, principalmente no processo do psicodiagnóstico deve ser iniciado pelo enquadre. O enquadre varia em alguns aspectos, como a abordagem do profissional, principalmente a demanda e a personalidade do próprio analisando. Por isso, não se tem como meta evitar aspectos da infância do sujeito, pois a depender do enquadre, é uma etapa necessária para o trabalho do profissional.


    1. ERRADA

    Na entrevista inicial é o primeiro contato com o avaliando. É a partir dela que é possível conhecer o paciente e qual a demanda que ele traz, para que assim seja possível estabelecer as hipóteses iniciais e planejar a bateria de testes que deverão ser aplicados posteriormente. 


    1. ERRADA
    Para Ocampo e Arzeno, a bateria de testes é imprescindível no processo do psicodiagnóstico. É a partir dos testes que será possível comprovar ou refutar as hipóteses que foram estabelecidas na entrevista inicial com o avaliando. 

    1. ERRADA
    A bateria de testes deve ser aplicada em uma sequência específica, considerando o aspecto avaliado por cada um, seu nível de estruturação e caráter ansiogênico.  Testes mobilizadores, por exemplo, devem ser evitados ao serem aplicados no início para não causar resistência ou desistência do paciente.

    1. CERTA
     Ao realizar a entrevista e assim, conhecer o paciente e o que levou a procurar o profissional, o avaliador deve fazer observação clínica adequada para hipotetizar se existem outros motivos inconscientes que demonstram conflitos latentes. No decorrer do processo, a queixa pode ser intensificada ou alterada por uma queixa que antes estava latente ou pode, inclusive (como diz a questão) “manter-se, anular-se e ampliar-se".

    Gabarito da Professora: Letra E.



ID
2392660
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista psicológica é uma ferramenta importante em diferentes áreas e momentos de atuação do profissional da psicologia. Uma das finalidades dessa entrevista é propiciar a compreensão do motivo do psicodiagnóstico, auxiliando o planejamento dos procedimentos de avaliação requeridos nesse processo, sobretudo por meio das entrevistas iniciais. A respeito das entrevistas iniciais, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode seguir diferentes modelos e mesmo na forma livre deve ter algum tipo de direcionamento por parte do avaliador.

II. Trata-se de um tipo de entrevista em que o paciente é quem constrói a forma como as informações são trazidas; primeiramente definindo dados e sinalizando quais outros serão inseridos no contexto de avaliação.

III. Na modalidade semiestruturada é importante ter em mente os temas pretendidos como a abordagem do paciente, posto que a ideia é que a entrevista possa envolver questões que se mostrem relevantes para o entendimento do caso e o delineamento das etapas posteriores do processo psicodiagnóstico.

IV. As entrevistas de livre estruturação guiam o curso das informações fornecidas pelo paciente; esse tipo de entrevista se inicia com questionamentos acerca do motivo da busca ou do encaminhamento pelo atendimento e, como isso, é possível encaminhar e direcionar as demais perguntas.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
2392663
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Arzeno (1995, p. 36), “‘a primeira entrevista’ é a primeira etapa do processo psicodiagnóstico, que possui diversos objetivos”, inclusive o planejamento do processo psicoterápico. Trata-se de um momento, pois, no qual caberá ao psicólogo propiciar um ambiente propício para que o sujeito não se sinta reprovado ou acusado de fracassos e erros. Sobre a primeira entrevista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A consciência da doença e a fantasia inconsciente da doença são conceitos análogos independente do posicionamento teórico e do paciente, pois as crianças, assim como os adultos, relatam problemas desde o início, ainda que em situações lúdicas no curso da consulta.

( ) Uma vez conhecido o motivo manifesto da consulta, o profissional direciona as perguntas a respeito de tudo o que possa estar relacionado a tal motivo, considerando, ainda, de imediato, o caráter fenomenológico que ele possui, sem conceituar conteúdos como previamente conhecidos.

( ) É possível afirmar que motivo manifesto da consulta e consciência da doença consistem em conceitos que constituem um paralelismo, visto que a preocupação do paciente e o que ele considera preocupante desde o momento inicial podem ser considerados a consciência da doença.

( ) Em uma entrevista inicial, o psicólogo dispõe de recursos fundamentais para registrar tudo o que for necessário e pertinente ao cliente, os quais se restringem aos registros verbais e não verbais expressos pelo cliente, tendo em vista que o registro transferencial e contratransferencial somente são estabelecidos no decorrer dos demais encontros.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
2472532
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A obra Processo Diagnóstico e as Técnicas Projetivas (Ocampo e colaboradores, 2009) recomenda iniciar o processo de psicodiagnóstico por uma entrevista

Alternativas
Comentários
  • Começar com técnicas diretivas no primeiro momento da entrevista:

    Apresentação mútua,

    Esclarecimento do enquadramento pelo psicólogo,

    Trabalhar com técnica de entrevista livre – paciente expressa livremente o motivo da consulta.

    No ultimo momento da entrevista – adotar uma técnica diretiva para poder “preencher” nossas “lacunas”.

    (Funciona como guia, mas cada psicólogo deve aprender o momento oportuno em que deve mudar de atitude adotada ou mudá-la, para falar ou calar e escutar).

    Em termos gerais, recomendamos começar com uma técnica diretiva no primeiro momento da entrevista, correspondente à apresentação mútua e ao esclarecimento do enquadramento pelo psicólogo e, em seguida, trabalhar com a técnica de entrevista livre para que o paciente tenha oportunidade de expressar livremente o motivo de sua consulta. Finalmente, no último momento desta primeira entrevista, devemos, forçosamente, adotar uma técnica diretiva para poder “preencher” nossas “lacunas”. Esta ordem recomendada funciona como um guia, e cada psicólogo deve aprender qual é, em cada caso, o momento oportuno em que deve manter a atitude ado tada ou mudá-la, para falar ou calar e escutar.

    (Capítulo 2 - A ENTREVISTA INICIAL, "O PROCESSO DIAGNÓSTICO E AS TÉCNICAS PROJETIVAS")

    PSICOLOGIA PRA PASSAR - OSLEM KLESIANO


ID
2506873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Caso clínico 9A1AAA


      Uma criança de seis anos de idade foi levada pela mãe para avaliação psicológica por apresentar enurese noturna, ansiedade, compulsão alimentar, insônia, baixo rendimento escolar e medo de pássaros, de acordo com o relato materno. O pai da criança não quis acompanhá-las na consulta porque se posicionou contra a intervenção psicológica.

Na escolha da técnica de entrevista adequada para a anamnese da paciente do caso clínico 9A1AAA, o psicólogo deve evitar a entrevista

Alternativas
Comentários
  • A entrevista estruturada não é muito utilizada na clínica, sendo mais utilizada em pesquisas, no formato de questionários.

  • "Já na psicologia, a entrevista estruturada não teve tão grande aceitação, uma vez que, na avaliação com propósitos clínicos, o psicólogo,
    em princípio, não se limita a um único método (como a entrevista), mas tende a aliar enfoques quantitativos e qualitativos e, assim,
    consegue testar, até certo ponto, a consistência e a fidelidade dos subsídios que suas estratégias lhe fornecem, para chegar a inferências
    com grau razoável de certeza. Por outro lado, mesmo considerando a qualidade psicométrica da entrevista estruturada, “faltam-lhe elementos
    importantes de rapport, riqueza idiográfica e a flexibilidade que caracteriza interações menos estruturadas” (Groth-Marnat, 1999, p.7).

  • De acordo com Tavares (2007), as entrevistas estruturadas são de pouca utilidade clínica. A aplicação desse tipo de entrevista é mais freqüente em pesquisas, principalmente nas situações em que a habilidade clínica não é necessária ou possível. Sua utilização raramente considera as necessidades ou demandas do sujeito avaliado – usualmente, ela se destina ao levantamento de informações definidas pelas necessidades de um projeto.

     

    Fonte: A Entrevista Clínica in: Cunha e cols. Psicodiagnóstico V.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: B

  • A)     ERRADA. A entrevista não estruturada, ou de livre estruturação é uma entrevista aberta, com nenhuma estrutura ou uma estrutura mínima em que se deixa livre o entrevistado para decidir como irá expor as informações, sem com isso perder a sua finalidade. Ela é utilizada em vários contextos, em especial quando se pretende esclarecer uma situação, desenvolver um conceito, saber mais sobre atitudes e comportamentos, trabalhando com uma amplitude de informações. Nesse sentido pode sim ser utilizada com crianças, sendo um forte instrumento de coleta de informações, em especial quando empregada em contextos lúdicos que facilitam a expressão infantil.

    B)     CORRETA. A entrevista estruturada, como o próprio nome diz, apresenta uma estrutura previamente definida, um roteiro fixo de perguntas ou um questionário, cuja ordem e redação permanecem exatamente iguais em cada aplicação, não sendo possível sua alteração durante a aplicação. É bastante utilizada em processos seletivos e pesquisas científicas, que buscam um levantamento de informações mais objetivo e mais rápido que as outras modalidades. Porém no contexto clínico apresenta pouca utilidade, visto que suas informações mais quantitativas não são muito capazes de considerar a demanda do sujeito, que exige um diálogo mais aprofundado a fim de colher uma devolução mais profícua do sujeito.

    C)    ERRADA. A entrevista semiestruturada tem um foco principal definido, roteiro estabelecido, podendo, porém, ser complementado por outras questões que possam surgir ao longo da entrevista. Permite que informações emerjam de forma mais livre e espontânea, e favorece não só a descrição dos fenômenos investigados, mas também sua explicação e a compreensão. Elas não apresentam dificuldades à aplicação de testes psicológicos, como são muitas vezes utilizadas como instrumento de aprimoramento das respostas de testes projetivos, por exemplo.

    D)    ERRADA. A triagem é caracterizada com uma breve entrevista inicial com a finalidade apenas de avaliar a demanda do indivíduo para que se possa propor o seguimento do atendimento. É bastante utilizada em serviços de saúde pública, servindo especialmente para avaliar a gravidade da crise, se é necessário encaminhar para algum outro profissional, e assim por diante. Não existe nenhuma contra-indicação de que tal procedimento seja realizado com crianças em tenra idade, mas que seja realizada também com os pais ou responsáveis pelas crianças que poderão fornecer dados mais precisos a respeito da demanda, história pregressa, histórico familiar, dentre outras informações da criança.

    E)     ERRADA. Vide justificativa da alternativa D.

    GABARITO: B

  • COMENTÁRIOS: De acordo com Tavares (2007), as entrevistas estruturadas são de pouca utilidade clínica. A aplicação desse tipo de entrevista é mais frequente em pesquisas, principalmente nas situações em que a habilidade clínica não é necessária ou possível. Sua utilização raramente considera as necessidades ou demandas do sujeito avaliado – usualmente, ela se destina ao levantamento de informações definidas pelas necessidades de um projeto.

    Letra A: Errado. A entrevista não estruturada ou de livre estruturação é uma entrevista aberta, com nenhuma estrutura ou uma estrutura mínima em que se deixa livre o entrevistado para decidir como irá expor as informações, sem com isso perder a sua finalidade. Ela é utilizada em vários contextos, em especial quando se pretende esclarecer uma situação, desenvolver um conceito, saber mais sobre atitudes e comportamentos. Pode ser utilizada com crianças, sendo um forte instrumento de coleta de informações, em especial quando empregada em contextos lúdicos que facilitam a expressão infantil.

    Letra B: Correto. A entrevista estruturada apresenta uma estrutura previamente definida, um roteiro fixo de perguntas ou um questionário, cuja ordem e redação permanecem exatamente iguais em cada aplicação, não sendo possível sua alteração durante a aplicação. É bastante utilizada em processos seletivos e pesquisas científicas, que buscam um levantamento de dados mais objetivo e mais rápido que as outras modalidades. No contexto clínico, apresenta pouca utilidade, visto que suas informações mais quantitativas não são muito capazes de considerar a demanda do sujeito, que exige um diálogo mais aprofundado.

    Letra C: Errado. A entrevista semiestruturada tem um foco principal definido, roteiro estabelecido, podendo, porém, ser complementado por outras questões que possam surgir ao longo da entrevista. Permite que informações emerjam de forma mais livre e espontânea, e favorece não só a descrição dos fenômenos investigados, mas também sua explicação e a compreensão. Elas não apresentam dificuldades à aplicação de testes psicológicos, como são muitas vezes utilizadas como instrumento de aprimoramento das respostas de testes projetivos, por exemplo.

    Letra D: Errado. A triagem é caracterizada com uma breve entrevista inicial com a finalidade apenas de avaliar a demanda do indivíduo para que se possa propor o encaminhamento. É bastante utilizada em serviços de saúde pública, servindo especialmente para avaliar a gravidade da crise, se é necessário encaminhar para algum outro profissional, e assim por diante. Não existe nenhuma contraindicação de que tal procedimento seja realizado com crianças em tenra idade, mas que seja realizada também com os pais ou responsáveis pelas crianças que poderão fornecer dados mais precisos a respeito da demanda, história pregressa, histórico familiar, dentre outras informações da criança.

    Letra E: Errada. Conforme letra D.

    Gabarito: B


ID
2515867
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo CUNHA (2003), a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação que busca descrever e avaliar os aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos do indivíduo. Considerando as afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA:


1. O procedimento de realizar levantamento detalhado da história de desenvolvimento do indivíduo, principalmente na infância, sinais e sintomas que o paciente apresenta ao longo da vida, chama-se triagem.

2. Anamnese é o ato de se avaliar a demanda do indivíduo e fazer o encaminhamento necessário. Geralmente é utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais.

3. Realiza-se um diagnóstico, ao se examinar e analisar a condição apresentada pelo indivíduo, no sentido de compreendê-la, buscando avaliar, relacionar e inferir, tendo em vista a modificação daquela condição.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • CUNHA, J. A. Psicodiagnóstico – V. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 677 p.

    o ítem  3, para mim, é falso pois nem sempre o diagnóstico tem como objetivo modificar a condição da pessoa - ele pode ter inúmeros objetivos - vai de encontro ao gabarito - recurso.

    os ítens 1 e 2 são falsos - de acordo com o gabarito

  • O item 1 refere-se ao conceito de Anamnese.

    O item 2 refere-se à entrevista de Triagem

     

     

     

  • HISTÓRIA PESSOAL OU ANAMNESE

    A história pessoal pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação.

    fonte: Psicodiagnóstico-V - Jurema Cunha - página 59

  • LETRA D 

    FFV

  • Exato Ju Murad! Por exemplo, um diagnóstico de autismo não tem por objetivo modificar essa condição.

  • Somente a assertiva III está correta. Lembrando que a questão pede segundo a Jurema Cunha e, para essa autora, a entrevista diagnóstica é definida pelo exame e a análise explícitos ou cuidadosos de uma condição na tentativa de compreendê-la, explicá-la e possivelmente modificá-la. Implica descrever, avaliar, relacionar e inferir, tendo em vista a modificação daquela condição. Ou seja, segundo Cunha, a modificação da condição é sim uma característica da entrevista diagnóstica. Logo, assertiva correta. 

     

    I) trata-se da anamnese;

    II) trata-se da triagem;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: D

  • Tavares (in Cunha, 2003), no capítulo "a entrevista clínica", aborda o conceito apresentado ..."empregamos o termo diagnóstico de modo mais específico , definindo-o como exame e análise explícitos e cuidados de uma condição, na tentativa de compreendê-la, explicá-la e possivelmente modificá-la. Implica descrever, avaliar, relacionar e inferir, tendo em vista a modificação daquela condição" (p. 50. Psicodiagnóstico V).

  • Se temos uma criança com altas habilidades queremos modificar isso? Argh

ID
2556574
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“____________é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.” (Cunha, 2000)


Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cunha (2000), psicodiagnóstico é um

    processo científico, limitado no tempo, no qual se realiza uma avaliação

    psicológica, por meio de testagem. A utilização da bateria de testes propicia o

    levantamento de dados que devem ser interligados com o histórico do paciente..

    Letra D!

  • Literalidade do conceito trazido por CUNHA & COLS no livro PSICODIAGNÓSTICO V:

     

    Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D


ID
2605441
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista inicial é uma técnica usada para a elaboração do psicodiagnóstico caracterizada pela realização de uma entrevista semidirigida. Com relação à entrevista inicial, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Ocampo, a entrevista inicial começa com a técnica diretiva ( apresentação) e em seguida trabalha a técnica da entrevista livre.


ID
2683144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, concernente à entrevista psicológica.


A entrevista inicial é fundamental para o diagnóstico e o tratamento em saúde mental.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista inicial é considerada um momento crucial no diagnóstico e no tratamento em saúde mental. Esse primeiro contato, quando bem conduzido, deve produzir no paciente uma sensação de confiança e de esperança em relação ao alívio do sofrimento. Logo, no início, o olhar e, com ele, toda a comunicação não-verbal, já tem sua importância: é o centro da comunicação, que inclui toda a carga emocional do ver e ser visto, do gesto, da postura, das vestimentas, do modo de sorrir ou expressar sofrimento. 

  • GABARITO: CERTO


ID
2708836
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as proposições abaixo e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa correta.


( ) A entrevista inicial é um importante instrumento de trabalho para o psicólogo e, por meio dela, objetiva-se levantar informações do histórico pessoal de vida do paciente, queixa principal e histórico da doença, dados da história fisiológica e patológica pregressa, dados da história familiar e pessoal e outras informações consideradas relevantes para compreensão da situação.

( ) Não é recomendada a realização de avaliação psicológica no contexto hospitalar e em serviços de urgência e emergência, tendo em vista que a brevidade das intervenções impede que sejam realizados procedimentos psicologicamente avaliativos.

( ) Em situações de urgência ou emergência, o profissional muitas vezes tem apenas um encontro com o indivíduo, quando muito algumas horas, nas quais precisa organizar, avaliar e dar a devolutiva sobre a condição emocional daquele paciente para aquela situação.

( ) A avaliação psicológica, muitas vezes, serve para apresentar à equipe as prováveis manifestações subjetivas e comportamentais que uma pessoa poderá ter no momento pós-cirúrgico e para que a equipe possa organizar uma estratégia de trabalho posterior.

Alternativas
Comentários
  • A primeira alternativa não é entrevista inicial. Não tem opção correta.

  • Alternativa D. Não é recomendada a realização de avaliação psicológica no contexto hospitalar e em serviços de urgência e emergência, tendo em vista que a brevidade das intervenções impede que sejam realizados procedimentos psicologicamente avaliativos. ERRADO. É possível desenvolver estratégias avaliativas no contexto hospitalar, porém, num tempo menor.

ID
2727820
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O principal instrumento de avaliação em psicopatologia que irá permitir que se faça a anamnese e exame psíquico é a/o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    A entrevista é o principal instrumento de conhecimento da psicopatologia, através dela é possível propor uma melhor intervenção e e planejamento terapêuticos e realizar a anamnese e exame psíquico.


ID
3000901
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Apodi - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de avaliação psicológica, a coleta de informações aprofundadas sobre o avaliado, com foco principal em aspectos históricos, desenvolvimentais e motivacionais que levaram o indivíduo ao psicodiagnóstico, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • O trecho "com foco principal em aspectos históricos, desenvolvimentais" matava a questão. A anamnese tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3107596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à prática do profissional de saúde mental e à avaliação de pacientes, julgue o item subsecutivo.


A entrevista psicopatológica contempla a anamnese e o exame psíquico.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A entrevista psicopatológica permite a realização dos dois principais aspectos da avaliação:

    a) anamnese: histórico dos sinais e sintomas que o paciente apresenta ao longo de sua vida, seus antecedentes pessoais e familiares, assim como de sua família e meio social;

    b) exame psíquico: também chamado de exame do estado mental atual.

    Dalgalarrondo, 2008.


ID
3288028
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante o início de algum procedimento psicológico clínico, o psicólogo deve colher dados da história do sujeito, de modo a ter uma compreensão mais ampla da situação que está analisando. Qual é o nome dessa parte das entrevistas?

Alternativas
Comentários
  • Anamnese faz parte da entrevista, como diz a questão, bom atentar para esse detalhe.

  • Palavra-chave de anamnese: história do paciente.


ID
3304942
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da anamnese, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    A finalidade da anamnese é uma compilação de dados preestabelecidos que ofereça uma síntese da história e da situação atual do indivíduo, sua saúde e sua doença.


ID
3423634
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à etapa devolutiva de um processo psicodiagnóstico, é importante destacar que

Alternativas
Comentários
  • Código de ética

    DAS RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO

    Parágrafo 1º

    g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação

    de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário

    para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;

  • Gabarito C nem todas as informações resultantes do psicodiagnóstico devem ser comunicadas a todas as pessoas contempladas com a devolução dos dados do processo.

  • Qual é "O" percentual?


ID
3423637
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante a realização de um processo psicodiagnóstico com um adolescente, a entrevista de anamnese

Alternativas

ID
3543562
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2018
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os genitores de Rui foram encaminhados pela pediatra da criança para a realização de um psicodiagnóstico. Rui tem 7 anos de idade, é filho único e vinha apresentando comportamentos regredidos, evidenciados principalmente na fala infantilizada e na ação de chupar dedo. A psicóloga, apesar de possuir especialização em avaliação infantil e ter vasta publicação de livros e artigos científicos na área, fez uso de técnicas não científicas, como orientar os pais a enfaixar o dedo do menino. Também recusou-se a emitir para a genitora uma declaração de comparecimento à entrevista de anamnese. Com base nos deveres fundamentais dos psicólogos, descritos no código de ética profissional, analise as assertivas a seguir.


I. "Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia".

II. "Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente".

III. "Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional".

IV. "Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinente ao bom termo do trabalho".

Pode-se afirmar que a psicóloga descumpriu a(s) conduta(s) expressa(s) no(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
    • Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional

    " ... fez uso de técnicas não científicas, como orientar os pais a enfaixar o dedo do menino."

    • Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinente ao bom termo do trabalho;

    " ... também recusou-se a emitir uma declaração de comparecimento à entrevista de anamnese."

    Gabarito: D


ID
3570448
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2009
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A anamnese pressupõe uma reconstituição 

Alternativas
Comentários
  • Oi?? Alguma referência?

  • Mano não entendi.
  • Segundo Cunha, a história pessoal ou anamnese pressupõe uma reconstrução global da vida do paciente.

    Fonte: Psicodiagnóstico V; p. 59

  • Acho que o gabarito está errado, não?

  • Acredito que esse gabarito está errado


ID
3681496
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica que ocorre no contexto clínico, visando identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, de modo a verificar a existência ou não de psicopatologia. Sendo assim, é importante que alguns passos sejam seguidos para sua realização. Sobre o psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.  

Alternativas
Comentários
    • b) por ser tão importante a coleta de dados, anamnese pode demandar mais de um encontro;
    • c) é recomendável iniciar a bateria de testes pelos instrumentos menos ansiogênicos;
    • d) na entrevista de devolução podem e devem ser realizadas indicações terapêuticas necessárias;
    • e) é dever fornecer a quem de direito os documentos resultantes do processo;

    Gabarito: A


ID
3761929
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre entrevista no processo diagnóstico psicológico.

Alternativas
Comentários
  • Letra c - A anamnese é um tipo de entrevista que investiga a história de vida do avaliando e não é uma técnica exclusiva do psicólogo.

  • Recomendo a leitura desta fonte: https://coggle.it/diagram/W43MPDiZy1PgFnd6/t/a-entrevista-de-anamnese-cap-6

    Achei bem interessante e, além de contemplar essa questão, discute de forma clara o conceito de anamnese.


ID
3929773
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a origem e o desenvolvimento da área da Avaliação e Psicodiagnóstico em Psicologia, analise as afirmativas.


I - Em sua evolução, o Psicodiagnóstico e a Avaliação Psicológica receberam as seguintes denominações: mental testing, psychological testing, psychodiagnostic e psychological assessment.

II - Ainda são frequentes as críticas aos procedimentos em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, indicando que eles salientam aspectos de vulnerabilidade, como transtornos de personalidade e déficits cognitivos.

III - Os principais autores na área confluem para a delimitação do campo da Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico como um processo científico qualificado, a ser realizado apenas pelo Psicólogo.

IV - A Avaliação Psicológica e o Psicodiagnóstico circunscrevem um campo profissional e é necessário ao Psicólogo que nele atua ater-se às técnicas aplicadas e avaliadas, valorizando sua prática científica.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
3935749
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao Psicodiagnóstico:


I. Seu principal objetivo é compreender a queixa e desconsiderar possíveis distúrbios que o cliente apresenta;

II. No primeiro momento ocorre à entrevista de anamnese que consiste no detalhamento sobre a história de vida do paciente;

III. A partir da entrevista de anamnese se pode selecionar testes em função da queixa apresentada.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • O tipo de questão que se mata resolvendo apenas a primeira assertiva. Examinador facilitou demais. Somente a assertiva I está incorreta e somente uma alternativa não traz a assertiva I. Vejamos a correção:

    • I. O psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, mas de forma geral, visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco na existência ou não de psicopatologia. Logo, não desconsidera possíveis distúrbios que o cliente possa apresentar;

    Gabarito: C


ID
4918387
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando-se a história do examinando, de acordo com CUNHA, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) História clínica.
(2) História pessoal ou anamnese.
(3) Avaliação dinâmica.


( ) É realizada geralmente integrada com a história, buscando-se uma relação entre a pessoa com seus problemas específicos atuais e as experiências de sua vida passada.

( ) Pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significado.

( ) Pretende caracterizar a emergência de sintomas ou de mudanças comportamentais, numa determinada época, e a sua evolução até o momento atual, que habitualmente é entendido como a ocasião em que o exame foi solicitado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Nessa fonte encontrei a descrição mais extensiva de cada conceito: https://www.passeidireto.com/arquivo/43682959/a-historia-do-examinando


ID
4920406
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de São Cristovão do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo CUNHA, sobre o exame de estado mental, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A atenção é um processo psíquico que não permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado.
( ) A sensopercepção é a capacidade de captar as sensações, através dos receptores sensoriais, e transformá-las em imagens ou sensações no sistema nervoso central.
( ) A orientação é uma das expressões da lucidez psíquica, que depende, fundamentalmente, da integridade do estado de consciência, por meio da qual se identifica a capacidade de consciência temporo-espacial.

Alternativas
Comentários
  • ( ) A atenção é um processo psíquico que não permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado.

    O erro da alternativa.

    A atenção, ao contrário, permite a concentração em algum fato determinado


ID
5159821
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Num sentido lato, psicodiagnóstico consiste, sobretudo , na identificação de forças e fraquezas no funcionamento psicológico e se distingue de outros tipos de avaliação psicológica de diferenças individuais por seu foco na existência ou não de psicopatologia .Tem um domínio próprio, torna-se essencial a manutenção de canais de comunicação com outras áreas, precisando o profissional estar atento para questões que são fundamentais na determinação de um diagnóstico. Como os modelos de psicopatologia utilizados. O modelo categórico, de enfoque qualitativo, exemplifica-se:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cunha e cols., "falando em psicopatologia, é bom lembrar que pesquisadores nessa área têm destacado modelos de psicopatologia utilizados. Referem-se ao modelo categórico e ao modelo dimensional. O modelo categórico, de enfoque qualitativo, exemplifica-se pelo julgamento clínico sobre a presença ou não de uma configuração de sintomas significativos. Já o modelo dimensional, de enfoque quantitativo, exemplifica- se pela medida da intensidade sintomática."

    Gabarito: C


ID
5319664
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre psicodiagnóstico. Qual dessas afirmações NÃO está correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    O conceito refere-se a rapport e não psicodiagnóstico.

  • um sonho uma prova com questões fáceis assim, geralmente só questões mal desenvolvidas de autores ultra desconhecidos.

ID
5319703
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Iniciamos uma investigação que nos possibilitará a obtenção de uma história, a mais completa possível de um paciente. Visamos esclarecer os sintomas atuais da doença, a partir de uma descrição detalhada, as circunstâncias em que surgiram, presença de alguma causa estressora que possa ter agravado o quadro, o quanto este fator interferiu em sua vida social, em suas atividades profissionais e em seus relacionamentos. Chegamos a anotar seu sofrimento psíquico. Investigamos seu histórico de vida e como lidou com as diferentes etapas evolutivas. Denominamos este procedimento metodológico de:

Alternativas

ID
5502748
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo irá realizar uma entrevista lúdica para psicodiagnóstico de uma criança de 10 anos. Considerando essa situação, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Criança e adolescente podem não fazer uso da palavra, mas de outras formas comunicativas. A criança usa o jogo e o brincar como manifestação de suas fantasias inconscientes e assim vai organizando sua experiência. Desta forma crianças diferentes ou a mesma criança em momentos diversos, se expressam via desenhos, dos jogos e do brincar além de desenhos, de gestos, expressões não verbais como olhares, movimentos. 
    Todas as assertivas contidas na questão estão corretas em relação ao tema da entrevista lúdica, com exceção da letra "C", pois não há essa proibição quanto à materiais estruturados.
    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5586805
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Psicodiagnóstico, marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Por que a alternativa E está errada?

  • É um processo cientifico que é limitado no tempo, utilizando testes e técnicas psicológicas em nível individual ou não para entender aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso e comunicar os resultados, na base dos quais são propostas as soluções. (CUNHA, 2003, p.23).  

    A letra E está errada porque em um processo psicodiagnóstico não necessariamente precisa acontecer entrevistas com familiares e vinculares, vai depender da finalidade e para quem ou o que o resultado está sendo demandado.


ID
5604313
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os objetivos de uma avaliação psicológica clínica às suas especificações (CUNHA et al., 2007).


Coluna 1

1. Classificação simples.

2. Classificação nosológica.

3. Avaliação compreensiva.

4. Prevenção.

5. Prognóstico.


Coluna 2

( ) É determinado o nível de funcionamento da personalidade; são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta a eles.

( ) Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

( ) O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes.

( ) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

( ) Determina o curso provável do caso.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • CLASSIFICAção Simples:

    O exame compara a amostra do comportamento do examinado com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos. Esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, CLASSIFICAdos em uma avaliação de nível intelectual.

    DEScrição:

    Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e DEScrevendo o DESenpenho do paciente.

    Classificação NosolÓgico:

    HipÓtese iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

    DiagnósTICO Diferencial:

    São investigadas irregularidades ou inconsistência do quadro sintomáTICO.

    Avaliação ComPREenSIva:

    É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de inSIght. Para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e PREver a possível resposta aos mesmos.

    ENTEndimento Dinâmico:

    Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de interferência clínica, havendo uma iNTEgração de dados com base teórica.

    PREvenção:

    Procura identificar problemas PREcocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego.

    PROgnóstico:

    Determina o curso PROvável do caso.

    Perícia FORense:

    FORnece subsídios para questões relacionadas com "insanidade".

    Fonte: Cunha (2005).

    Gabarito: B

    Dessa forma que consigo memorizar espero ajudar!


ID
5605378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A autorização do processo avaliativo é recomendada, por meio da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido.

    Não é obrigatória?

  • É, aprendi que era também. Talvez possa ser uma questão que caiba recurso...

  • Também aprendi que era obrigatória!

  • A questão requer conhecimentos específicos acerca do psicodiagnóstico e avaliação psicológica. 

     

    Psicodiagnóstico é um método científico em que o profissional, limitado no tempo, utiliza técnicas e testes psicológicos, levanta hipóteses e testa-as para fins específicos, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. 

     

    A avaliação psicológica é um processo mais amplo que não necessariamente utilizam-se testes psicológicos e pode ser realizado em diversos contextos de atuação da psicologia.


    Vamos às alternativas:


    1. ERRADO

    Para que não ocorra maiores resistências e possível desistência no processo psicodiagnóstico, recomenda-se que o profissional faça o planejamento de aplicação dos testes menos ansiogênicos para os mais ansiogênicos.


    1. ERRADO

    O psicodiagnóstico interventivo consiste em uma técnica da cientificidade psicológica em que o profissional realiza intervenções no decorrer de todo o processo diagnóstico clínico. Seu objetivo principal difere do caráter diagnóstico, conforme a técnica mais tradicional, resultando em intervenções durante todo o percurso dos atendimentos.


    1. ERRADO

    O psicodiagnóstico é uma prática estritamente clínica, não pode ser aplicado em contextos diversos.


    1. CERTO

    O termo TCLE (termo de consentimento livre e esclarecido) é bastante comum no meio científico quando a pesquisa é realizada com seres humanos - é uma exigência do Conselho Nacional de Saúde. Na clínica pode acontecer o mesmo. O processo avaliativo dá acesso aos aspectos mais íntimos do sujeito, e é uma forma de resguardar as partes quanto aos resultados da avaliação.


    1. ERRADO

    A elaboração do plano de ação deve levar em conta não só os motivos manifestos, mas os latentes também.



    Gabarito da professora: LETRA D


  • Acho que o TCLE é obrigatório quando os dados do processo avaliativo são utilizados em pesquisa, sendo apenas recomendado nas demais ocasiões.


ID
5605429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Processo técnico e estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, que utiliza métodos, técnicas e(ou) instrumentos psicológicos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, refere-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, copiado e colado rs:

    Art. 1º - Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas. 

    fonte:http://crp11.org.br/upload/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 09/2018

    Art. 1º. Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas. 

    • a) instrumento que pode ser usado no processo de avaliação psicológica;
    • b) instrumento que pode ser usado no processo de avaliação psicológica;
    • d) levantamento de informações que podem auxiliar a avaliação psicológica;
    • e) processo que pode ser resultado de um encaminhamento da avaliação psicológica;

    Gabarito: C

  • A definição trazida no comando da questão parece com a constante na Resolução do Conselho Federal de Psicologia de N° 009/2018:

    Art. 1º - Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.
    GABARITO: C

ID
5628316
Banca
AMEOSC
Órgão
CRESIM - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5641537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, peja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso."

    Psicodiagnóstico V, página 26.

    Alternativa correta ítem E!

    "O processo psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo"

    Psicodiagnóstico V, página 105


ID
5641540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em referência ao psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica porque é a C?


ID
5641543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao psicodiagnóstico, às técnicas de entrevista e aos instrumentos de avaliação, assinale a opção correta.

Alternativas