SóProvas


ID
5606068
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jundiaí - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Ainda me lembro de meu pai. Era um homem alto e bonito, com uns olhos grandes e um bigode preto. Sempre que estava comigo, era a me beijar, a me contar histórias, a me fazer os gostos. Tudo dele era para mim. Eu mexia nos seus livros, sujava as suas roupas, e meu pai não se importava. Às vezes, porém, ele entrava em casa calado. Sentava-se numa cadeira ou passeava pelo corredor com as mãos para trás, e discutia muito com minha mãe. Gritava, dizia tanta coisa, ficava com uma cara de raiva que me fazia medo. E minha mãe saía para o quarto aos soluços. Eu não sabia compreender o porquê de toda aquela discussão. Sei que, com um pouco mais, lá estava ele com a minha mãe aos beijos. E o resto da noite, até ir me deitar, era só com ela que ele estava, com os olhos vermelhos de ter chorado também.

            Eu o amava porque o que eu queria fazer ele consentia, e brincava comigo no chão como um menino da minha idade. Depois é que vim a saber muita coisa a seu respeito: que era um temperamento excitado, um nervoso, para quem a vida só tivera o seu lado amargo. A sua história, que mais tarde conheci, era a de um arrebatado pelas paixões, a de um coração sensível demais às suas mágoas. Coitado do meu pai! Parece que ainda o vejo quando saía de casa levado pelos soldados, no dia de seu crime. Que ar de desespero ele levava, no rosto de moço! E o abraço doloroso que me deu nessa ocasião! Vim a compreender, com o tempo, porque tinha se deixado levar ao desespero. O amor que tinha pela esposa era o amor de um louco.

(José Lins do Rego, Menino de Engenho. 94 ed. Rio de Janeiro:

José Olympio, 2007. Excerto adaptado)

Na frase que inicia o 2º parágrafo – Eu o amava porque o que eu queria fazer ele consentia... – o termo destacado estabelece

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    ➥ Temos uma conjunção causal (exprime a causa, a razão de um efeito). Ela pode ser substituída por porquequeporquantopois, como (=visto que, no início da oração), pois que (uso mais literário), dado quevisto como, já queuma vez quena medida em quesendo que etc.

    No texto:

    "Eu o amava porque o que eu queria fazer ele consentia..."

    "Eu o amava visto que (pois) o que eu queria fazer ele consentia..."

     

    ➥ Para perceber a noção de causa, utilize o macete: o fato de ... (causa), fez com que ... (consequência).

    "O fato de ele consentir com tudo o que eu queira fazer (causa), faz com que eu o o ame (consequência)".

     

    Outra questão para pegar o macete:

    Q1842513 |Ano: 2021 Órgão: Caixa Provas: CESGRANRIO - 2021 - Caixa - Técnico Bancário Novo

    No trecho do parágrafo 3 “As empresas, não compreendendo a importância de ter seus funcionários alfabetizados financeiramente, também não investem nessa área”, a oração destacada tem valor semântico de

    a) causa

    b) proporção

    c) alternância

    d) comparação

    e) consequência 

    "O fato de... (causa), fez com que... (consequência)"

    "O fato de as empresas não compreenderem a importância de ter seus funcionários alfabetizados financeiramente (causa), faz com que elas não invistam nessa área (consequência)”

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Causa: já que, porque, visto que, como.

    Só substituir a conjunção por outra causal.

    LETRA A

  • Gabarito: A

    Quando usar o porque?

    Porque (junto e sem acento), é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

    Porque pode ser substituído por:

    • pois;
    • visto que;
    • uma vez que;
    • por causa de que;
    • dado que.

    Exemplos com Porque:

    • Choro porque machuquei o pé;
    • Ela não foi a escola porque machucou o pé.

    Substituição do Porque:

    • Choro pois machuquei o pé;
    • Choro visto que machuquei o pé;
    • Ela não foi à escola pois estava chovendo;
    • Ela não foi à escola uma vez que estava chovendo.

    Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo.

  • Eu particularmente tenho bastante dificuldade neste assunto e mesmo usando o macete "O fato de... (causa), fez com que... (consequência)" ainda confundo o jeito é treinar bastante esse assunto, mas ainda bem que tem colegas que ajudam a combater o bom combate.

    Lucas sempre fortalecendo obrigado!