SóProvas


ID
5618515
Banca
IBADE
Órgão
CRM-AC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O IMPACTO DA TECNOLOGIA EM NOSSAS VIDAS

Vivemos o ápice da influência tecnológica no mundo e não tem como negar. Estamos conectados o tempo todo, seja pelo celular ou computador. O impacto da tecnologia em nossas vidas é extremamente visível. Mas, isso é algo bom ou ruim?

A tecnologia facilita muito a nossa rotina e é um ótimo entretenimento. Com apenas uns cliques, compartilhamos coisas pessoais, entramos em contato com aquele parente distante, descobrimos uma nova música e assistimos a vários episódios de determinada série, mesmo off-line.

Conseguimos armazenar milhares de músicas na palma de nossas mãos, temos televisões com a maior definição de imagem existente, guardamos todos os tipos de fotos e documentos pessoais na nuvem e podemos acessá-los a qualquer hora e em qualquer lugar.

Há alguns anos, não tínhamos o hábito de olhar o celular assim que acordávamos, ou passar a noite inteira em claro vagando pelas redes sociais. Hoje em dia, se uma tragédia acontecer há milhares de quilômetros de distância de onde estamos, sabemos instantaneamente. A tecnologia modificou completamente nosso cotidiano, trazendo muitos benefícios e alguns malefícios também.

O lado ruim é que estamos tão ligados nas nossas vidas on-line, que esquecemos de manter o contato off-line. Não prestamos mais atenção no mundo a nossa volta, não conversamos mais pessoalmente.

Por recebermos tantas informações o tempo todo, tornamo-nos mais desatentos. Parece que não podemos ficar sem encontrar coisas novas, é um pecado deixar o celular de lado, ficamos dependentes dessa conexão.

Outros pontos ruins são os problemas de visão que foram desenvolvidos nos últimos anos por ficar muito tempo vendo a tela do celular e os problemas de audição por ouvir coisas muito altas no fone de ouvido.

A obesidade também é um fator que vem encadeando essas mudanças de hábito. As pessoas ficam a maior parte de seu tempo sentadas, por conta da comodidade de comprar on-line, não precisam mais ir até a loja, nem sair para pedir o almoço, pois existem vários aplicativos para isso.

Segundo a OMS, o sedentarismo está presente em 23% dos adultos; já nos mais jovens, esse índice é de 81%. Consequência direta do uso de videogames, celulares e computadores.

É importante ter um planejamento de quantas horas por dia você vai dedicar à tecnologia, para não perder o foco e a produtividade. Apesar de ser algo incrível, ela também pode trazer consequências sérias e permanentes a nossa saúde. Como todas as outras coisas, ela deve ser apreciada com moderação.

Disponível em: https://www.madeinweb.com.br/o-impacto-da-tecnologia-em-nossas -vidas/Adaptado

"Segundo a OMS, o sedentarismo está presente em 23% dos adultos; já nos mais jovens, esse índice é de 81%. Consequência direta do uso de videogames, celulares e computadores".

Assinale a opção correta quanto à pontuação, levando-se em consideração a alteração frasal:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se indicação de escorreita pontuação:

    "Segundo a OMS, o sedentarismo está presente em 23% dos adultos; já nos mais jovens, esse índice é de 81%. Consequência direta do uso de videogames, celulares e computadores".

    A) O sedentarismo está presente em 23% dos adultos segundo a OMS. Já nos mais jovens, esse índice é de 81%, consequência direta do uso de videogames, celulares e computadores.

    Correta. Presente alternativa apresenta alterações de pontuação que não comprometem o sentido ou a correção da passagem;

    B) O sedentarismo está presente, em 23% dos adultos, segundo a OMS. Já nos mais jovens, esse índice é de 81%, consequência, direta, do uso de videogames, celulares e computadores.  

    Incorreta. Há incorreção na vírgula que separa o adjetivo "presente" da forma complementar "em 23%...", bem como no isolamento do adjetivo "direta", adjunto adnominal de "consequência;

    C) Consequência direta do uso de: videogames, celulares e computadores, o sedentarismo está, presente, em 23% dos adultos, segundo a OMS. Já, nos mais jovens, esse índice é de 81%.

    Incorreta. Embora o uso de dois pontos ante a enumeração não esteja incorreto, a estrutura oracional que se encontra após a enumeração não pode a ela se encadear com o simples uso de vírgula. Há incorreção nas vírgulas que isolam o adjetivo "presente", bem como na que separa o advérbio "" do restante do respectivo adjunto;

    D) Consequência direta do uso de videogames; celulares; e computadores; o sedentarismo está presente, em 23% dos adultos segundo a OMS. Já, nos mais jovens, esse índice é de 81%.

    Incorreta. Consoante ocorre acima, a enumeração dos termos com uso de ponto e vírgula não é apropriada, não podendo haver encadeamento entre a enumeração e a estrutura que a segue. Há incorreção na vírgula que separa o adjetivo "presente" da forma complementar "em 23%...", bem como na que separa o advérbio "" do restante do respectivo adjunto;

    E) Consequência direta do uso de videogames, celulares e computadores o sedentarismo está presente em 23% dos adultos segundo a OMS. Já, nos mais jovens, esse índice é de 81%.

    Incorreta. Há incorreção no uso da vírgula que separa o advérbio "" do restante do respectivo adjunto;

  • O sedentarismo está presente em 23% dos adultos segundo a OMS. Já nos mais jovens, esse índice é de 81%, consequência direta do uso de videogames, celulares e computadores.

    Trata-se de caso facultativo, pq é um adjunto adverbial de conformidade na ordem direta. Se estivesse no início da oração, seria obrigatório.