SóProvas


ID
5624104
Banca
IBFC
Órgão
IBGE
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a pontuação foi empregada de maneira correta, segundo na norma culta da língua.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    ➥ Dica: pessoal, quando estas questões aparecerem em sua prova (com uma só frase para analisar em todas as alternativas), tentem fazer de cima para baixo, e não na horizontal, como estamos acostumados. Se acharem um erro em alguma parte, eliminem todas as alternativas em que esses erros aparecem. Vou fazer pela alternativa certa e ir falando os erros que o examinador foi cometendo para não ficar repetitivo.

     

    e) A procrastinação (1) é a protelação do ato. (2) Acontece, por exemplo, (3) quando (4) você (5) deixa um assunto para ser resolvido depois.

    1 - O que é a protelação do ato? A procrastinação. Entre esses dois termos (a procrastinação [ ] é ...), não poderíamos empregar a vírgula, como o examinador fez na A (a procrastinação, é...). Se fizesse isso, você separaria o sujeito do verbo, o que é proibido pela norma-padrão.

    2 - Aqui temos uma frase declarativa. Não poderíamos trocar esse ponto por vírgula, como o sugerido na C e na A (há duas frases declarativas com construções de sentido diferentes).

    3 - "Por exemplo" é uma expressão exemplificativa. De acordo com Pestana, expressões explicativas, retificativas, exemplificativas (isto é, por exemplo, ou seja, ademais, a saber, melhor dizendo etc.) devem ser separadas por vírgula. Veja que a expressão está deslocada e, por isso, deve receber vírgula nos dois lados.

    4 - Quando o quê? Quando você deixa um assunto para ser resolvido depois. Não podemos empregar a vírgula entre a conjunção temporal (quando) e seu complemento, como o examinador sugeriu na C (quando, você...).

    • Dica do Profº Alexandre Soares (regra): "depois de conjunçÃO, vírgula NÃO" (exceto depois das conclusivas e adversativas, com exceção do mas).

    5 - Mesmo ponto da 1, pessoal: quem deixa um assunto para ser resolvido depois? Você. Você deixa um assunto para ser resolvido depois. Não podemos empregar uma vírgula entre o sujeito (você) e o verbo (deixa).

     

    Fonte da dica: Q839039 (FCC/TRE-PR)

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Leiam como se vocês estivessem falando, é mais eficiente estudar português em voz alta.

  • GAB-E

    A procrastinação é a protelação do ato. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para ser resolvido depois.

    A vida é uma longa caminhada. Seja feliz a cada passo!

  • A vírgula também deve ser usada para separar palavras denotativas de situação, de retificação ou de continuidade, expressões como: afinal, enfim, ora, agora, então (sem sentido conclusivo), por exemplo, ou melhor, isto é, ou seja, aliás, com efeito, do mesmo modo, ou antes, por assim dizer.

    Ex: Vários lutadores perderam, por exemplo, Aldo.