SóProvas


ID
5631475
Banca
IBFC
Órgão
SEED - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto ao estudo das vozes verbais, o professor Evanildo Bechara estabelece uma importante distinção entre passividade e voz passiva. Considerando essa distinção, assinale a alternativa que corresponde a um exemplo de passividade:

Alternativas
Comentários
  • ==> VOZ ATIVA com ideia de PASSIVIDADE (≠ de voz passiva): Não confunda voz passiva com passividade. Voz passiva é uma estrutura oracional na qual o sujeito sempre sofre a ação verbal, enquanto passividade é um conceito semântico que está relacionado à voz ativa, na qual o sujeito pratica uma ação verbal que é dotada de passividade. (Usei como base o comentário do Thiago Fernandes no vídeo do professor Gutemberg )

    • Em 'A noiva recebeu os presentes', 'O funcionário recebeu o salário' e 'O Brasil sofre com a corrupção' há voz ativa, pois o sujeito pratica uma ação verbal “passiva”. Para deixar claro, defina bem a existência de AÇÃO VERBAL ATIVA e AÇÃO VERBAL PASSIVA.

    • Outra forma de diferenciar é que a estrutura da voz passiva é única, sendo a analítica sendo obrigatoriamente verbo auxiliar (ser/estar) + particípio e a sintética obriga a presença da partícula apassivadora (se).
  • Voz passiva está relacionada à estrutura morfossintática. Ela pode ser representada em dois formatos:

    • Por meio de uma locução verbal, em que o auxiliar é o verbo SER e o principal aparece no PARTICÍPIO. Ex.: Os crimes foram investigados pela polícia.

    • Por meio de um verbo acompanhado do pronome -SE, que, necessariamente, deve ser uma PARTÍCULA APASSIVADORA . EX.: Vendem-se roupas.

    Enquanto a passividade, que é uma característica semântica. Ocorre quando o sujeito recebe ou sofre a ação verbal. As orações na voz passiva possuem a passividade, mas a passividade não existe apenas em orações na voz passiva! Veja os exemplos.

    • O Brasil sofre com a corrupção.

    • O funcionário recebeu o salário na data correta.

    Nas duas construções, não há estrutura de voz passiva, mas os sujeitos (“O Brasil e “O funcionário”) são passivos em relação à ação verbal. É correto, por conseguinte, afirmar que há passividade em ambas, mesmo não ocorrendo voz passiva.

  • GABARITO D - AS INFORMAÇOES SOLICITADAS FORAM RECEBIDAS PELOS CANDIDATOS